Stock Car fala em seguir “caminho híbrido” no futuro, mas admite: “Ainda não é viável”

Em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, Fernando Julianelli, CEO da Stock Car, não descartou a possibilidade da tecnologia híbrida, e citou o uso do Push to Pass como forma de implementar a novidade na categoria

Em meio ao lançamento da nova geração de carros, prevista para chegar em 2025, a Stock Car falou sobre a adesão dos motores híbridos na categoria. Em entrevista coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, o CEO Fernando Julianelli afirmou que a propulsão ainda é muito cara e inviável para a realidade do certame. No entanto, não descartou a possibilidade de implementá-la em um futuro não muito distante.

Com o objetivo de atrair novos fãs e montadoras, a Stock Car está seguindo as tendências do mercado automotivo e confirmou que, a partir de 2025, terá um novo bólido, abandonando os antigos sedans e adotando o estilo dos SUVs.

A hibridização dos veículos, no entanto, também está em alta ao redor do mundo. Tanto que categorias como Fórmula 1 e Indy, por exemplo, já adotaram a ideia. Julianelli não descartou a chance de seguir pelo mesmo caminho, mas admitiu que, por enquanto, é financeiramente inviável.

“A Stock Car nasceu como um projeto da Chevrolet. Em 1979, quando não tinha rede social ou foto no celular, a Chevrolet falou ‘a gente vai criar uma plataforma de esporte a motor para ajudar a vender carro’. Tem a famosa frase ‘vença no domingo, venda na segunda’. Então é importante estar do lado deles [montadoras], porque não adianta querer fazer o que eventualmente acha mais legal. Tem de ser o que o consumidor acha legal, e isso é fundamental”, disse Julianelli.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Além de Chevrolet e Toyota, outras duas montadoras estarão na Stock Car em 2025 (Foto: Reprodução)

“Obviamente vamos para o caminho híbrido. Hoje a tecnologia híbrida ainda não é viável para nossa realidade. Mas sabemos a história do chip que a cada ano custa menos e tem um processamento melhor, e não vai ser diferente com o mercado de híbridos. Sem dúvida vamos ter um push to pass através de eletrificação, e o carro nasce preparado para isso”, finalizou o CEO da Stock Car.

Além de passar a contar com SUVs, a Stock Car garantiu a presença de mais montadoras no grid a partir de 2025. Os nomes, no entanto, ainda não foram divulgados.

Stock Car encerra a temporada 2023 neste fim de semana, com a final no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Gabriel Casagrande lidera o campeonato e pode confirmar o segundo título, mas Daniel Serra, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta aparecem com chances de levantar a taça.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.