Stock Car muda formato e anuncia corridas sprint aos sábados para 2024

A Stock Car gostou do exemplo da Fórmula 1 e optou por mudar o formato de seus fins de semana em 2024: aos sábados, uma corrida de 30 minutos com grid invertido. Nos domingos, a prova principal com 50 minutos de duração

A Stock Car anunciou no início da tarde desta quinta-feira (15) mudanças importantes no formato dos seus fins de semana para a temporada de 2024. Conforme antecipado pelo GRANDE PRÊMIO, a categoria terá agora uma corrida sprint sendo realizada aos sábados em cada uma das 12 etapas, com a corrida principal acontecendo no dia seguinte.

As provas sprint terão uma duração de 30 minutos, mesma duração das corridas do ano passado, com um pit-stop obrigatório para a troca de, no mínimo, um pneu. Já as provas principais no domingo serão mais longas, com 50 minutos de duração e obrigatoriedade de troca de dois pneus.

“No formato antigo, com as duas provas menores e disputadas ininterruptamente, tínhamos apenas um momento de competição, com menos tempo de pista”, explicou Fernando Julianelli, diretor-executivo da Vicar, que organiza a competição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stock Car vai correr em Belo Horizonte em 2024 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

“A partir de 2024, teremos a prova sprint no sábado com 30 minutos – mesma duração da prova principal do formato anterior – e a corrida do domingo com quase o dobro desse tempo, 50 minutos. Com dois dias diferentes de corrida, vamos oferecer a quem for ao autódromo, e ao telespectador, emoção e diversão em dobro”, afirmou Julianelli.

Até 2023, o formato do fim de semana da Stock Car era composto por duas corridas e uma classificação, lançando mão do grid invertido. Ambas as provas aconteciam em sequência, no domingo, e cada uma tinha 30 minutos de duração. Apesar do mesmo tempo, a distribuição de pontos era diferente. 

Outra alteração feita pela Stock Car para 2024 foi no treino classificatório. Os pilotos serão divididos inicialmente em dois grupos de 16 no Q1, com 10 avançando para o Q2. O número de participantes para o Q3 foi aumentado para 8 carros disputando a pole-position.

Para o grid de largada das provas sprint, os 12 primeiros colocados terão suas posições invertidas. O grid da corrida principal respeitará os resultados da classificação.

Stock Car vai encerrar 2024 em Interlagos novamente (Foto: Duda Bairros)

A Stock Car também fez alterações importantes no seu sistema de pontuação. Agora, os 30 primeiros colocados em ambas as provas receberam pontos, a fim de evitar abandonos precoces. A pontuação da corrida principal será 30% maior do que a da sprint. Além disso, o número de resultados descartados foi reduzido de quatro para apenas dois.

“A prova do domingo é a maior e por isso tem um peso equivalente. O importante nessas modificações é que cada detalhe que alteramos visa tornar a competição mais justa e, também, oferecer um custo-benefício melhor para pilotos, equipes, patrocinadores e fãs. Estamos confiantes de que essa vai ser mais uma grande temporada”, concluiu Fernando.

Por fim, a última mudança anunciada pela categoria é no fan push, que estará disponível nas duas provas, mas terá um tempo de acionamento menor do que o permitido nas últimas temporadas.

Stock Car volta a acelerar no dia 3 de março, em Goiânia. O campeonato da categoria vai contar com 12 etapas e encerramento novamente em Interlagos, no dia 15 de dezembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.