Stock Car se espelha na F1 e tem plano para adotar formato de corrida sprint em 2024

A Stock Car planeja mudar o formato dos fins de semana de corrida e mira realização de provas sprint aos sábados em 2024, soube o GRANDE PRÊMIO

Em movimento semelhante ao que aconteceu na Fórmula 1 e também na MotoGP, mais recentemente, a Stock Car vai mudar o formato de suas etapas na temporada 2024 com a adoção do sistema de corridas sprints, soube o GRANDE PRÊMIO.

Como nas categorias internacionais, a ideia é ter a prova curta aos sábados e a principal aos domingos. Entende-se que a sprint tenha 30 minutos de duração enquanto a corrida maior tenha 50 minutos.

Com esta mudança, a Stock também discute como funcionaria o sistema de grid invertido: ou mantém os 10 atuais ou pensa em aumentar para os 12 primeiros. Outra proposta que a Stock analisa é de aplicar pontos a todos os pilotos para evitar abandonos precoces, apurou o GRANDE PRÊMIO.

As duas corridas vão distribuir pontos entre os pilotos da Stock Car (Foto: Duda Bairros)

A Stock Car pretende ainda manter o sistema de classificação com a mesma divisão de fases atual, mas há possibilidade de aumentar o número de pilotos que passam ao Q3, dos atuais 6 para 8.

Consultada sobre a mudança de formato, a Stock Car confirmou ao GRANDE PRÊMIO que “o plano é esse”, mas que ainda “há detalhes a definir”.

Até 2023, o formato do fim de semana da Stock Car era composto por duas corridas e uma classificação, lançando mão do grid invertido. Ambas as provas aconteciam em sequência, no domingo, e cada uma tinha 30 minutos de duração. Apesar do mesmo tempo, a distribuição de pontos era diferente. 

Stock Car volta a acelerar no dia 3 de março, em Goiânia. O campeonato da categoria vai contar com 12 etapas e encerramento novamente em Interlagos, no dia 15 de dezembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.