Suzuki conquista primeira vitória da carreira em Londrina e mantém 100% da Toyota

Foram seis anos de espera, mas este domingo em Londrina trouxe a primeira vitória para Rafael Suzuki na Stock Car. Gabriel Casagrande e Thiago Camilo completaram o pódio

Nem o calor segurou: o domingo (13) em Londrina entregou a Rafael Suzuki sua primeira vitória na carreira na Stock Car. O piloto da Full Time, que havia comentado ao GRANDE PRÊMIO sobre as dificuldades das altas temperaturas na cidade paranaense, largou em terceiro, mas fez ótima estratégia de parada e levou o triunfo na corrida 1 da quarta etapa da temporada 2020.

Ele passou Gabriel Casagrande nos boxes, sendo cerca de 7s mais rápido que o rival na parada, e ainda abriu vantagem no final para vencer com tranquilidade – e manter os 100% de vitórias para a Toyota no ano.

Casagrande foi o segundo, e Thiago Camilo ficou em terceiro, completando o pódio após sair na pole, escapar da pista e precisar realizar prova e recuperação.

A corrida 2 em Londrina ocorre ainda neste domingo, às 13h, após alteração de horários por conta da programação do SporTV 2. O GP faz cobertura completa.

RAFAEL SUZUKI; STOCK CAR; LONDRINA;
Rafael Suzuki venceu pela primeira vez na Stock Car em Londrina (Foto: Bruno Terena)

Saiba como foi a corrida 1 em Londrina

Thiago Camilo largou bem e manteve a pole, mas a melhor saída foi de Gabriel Casagrande, que passou já na primeira volta tanto Rafael Suzuki, como Cesar Ramos. E a consequência foi a liderança: Camilo escapou no começo do segundo giro, no fim da reta oposta, e o piloto da R. Mattheis pulou para a frente.

Enquanto o líder aproveitava para abrir vantagem, uma cena se repetiu para a Full Time: se na abertura da temporada foi Suzuki quem perdeu o capô, desta vez foi Matías Rossi que viu a frente de seu carro voar pela pista (o argentino abandonou).

Camilo começou prova de recuperação: primeiro, passou Allam Khodair; depois, usou o ‘push’ para ultrapassar Rubens Barrichello no final da reta principal, chegando ao quinto posto. Poucos minutos depois, Camilo também ganhou a posição de Ricardo Maurício.

Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Assim que abriu a janela de boxes, Suzuki foi o primeiro a parar entre os que brigavam pelo pódio. Ramos fez a parada duas voltas depois, enquanto Casagrande esperou mais um giro, dando momentaneamente a liderança a Maurício.

Quem se deu bem na tática foi Suzuki, que fez parada 7s mais rápida que a de Casagrande e apareceu na liderança quando todos voltaram à pista. A vantagem, após uma volta completa, era de 2s708.

Outra ultrapassagem envolveu companheiros: Camilo seguiu se recuperando e passou Ramos para ocupar a terceira posição – lembrando que Ramos corre o final de semana com lastro de 25 kg.

Gabriel Casagrande (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Quando o cronômetro chegou a 4min faltantes, Suzuki abriu sua melhor vantagem até então ao usar o ‘push’: 3s810. No minuto final, a distância aumentou para mais de 4s.

Foi o suficiente para Suzuki conquistar sua primeira vitória na Stock Car na carreira, mantendo a Toyota com 100% dos triunfos na temporada. Casagrande foi o melhor Cruze, com o segundo posto, e Camilo conseguiu se recuperar a ponto de ir ao pódio em terceiro.

No top-10, ainda apareceram Ramos, Átila Abreu, Nelsinho Piquet, Barrichello, Khodair, Julio Campos e Maurício – este ficando com a pole para a corrida 2, de grid invertido.

Stock Car 2020, Londrina, corrida 1:

1R SUZUKIFULL TIME TOYOTA32:09.71924 voltas
2G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLET+6.043 
3T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+12.810 
4C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+13.698 
5A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET+15.218 
6N PIQUETFULL TIME TOYOTA+16.745 
7R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+17.828 
8A KHODAIRBLAU CHEVROLET+18.977 
9J CAMPOSCROWN CHEVROLET19.750 
10R MAURÍCIORC CHEVROLET+20.411 
11R ZONTARCM TOYOTA+20.807 
12D NUNESBLAU CHEVROLET+28.816 
13C BUENOCROWN CHEVROLET+37.531 
14D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+37.983 
15L FORESTIVOGEL CHEVROLET+1:21.492 
16D SERRARC CHEVROLET+1 volta 
17B BAPTISTARCM TOYOTA+1 volta 
18P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET+1 volta 
19T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
20G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET+1 volta 
21G DI MAUROVOGEL CHEVROLET+2 voltas 
22M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+5 voltas 
23G SALASKTF CHEVROLET+13 voltas 
24M ROSSIFULL TIME TOYOTA+15 voltas 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.