7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Stock Car

Zonta aposta em ‘fugir’ de batalha, poupa carro para vencer e crava: teve “estratégia perfeita” no Velo Città

Ricardo Zonta apostou suas fichas na corrida 2 do Velo Città - e se deu bem, com a vitória no encerramento da rodada dupla deste domingo (5). Para o piloto da Shell, o segredo foi evitar a briga na primeira corrida e chegar com o carro inteiro para a prova final

 

Três corridas, três vitoriosos diferentes: esse é o início da Stock Car em 2019. Na mais recenete delas, a segunda no Velo Città, neste domingo (5), deu Ricardo Zonta – que utilizou uma "estratégia perfeita" para triunfar.

Segundo o piloto da Shell, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o segredoi foi evitar brigar na corrida 1, 'segurar' o carro no forte calor de Mogi Guaçu e apostar na corrida 2. Deu certo.

"Na primeira (corrida) os carros da frente usaram muito o botão de ultrapassagem. Eu vi que que não valia a pena disputar com eles, eles estavam com um ritmo bastante forte. Se eu mantivesse o ritmo igual ao deles eu ia gastar meus pneus, ia gastar os pushs e não ia acabar entre os três primeiros, ia acabar talvez em quinto, sexto, sétimo , como acabei (ele foi 7° na prova vencida por Thiago Camilo)", explicou.

"E visando a segunda corrida, que tem uma pontuação muito importante, deu para economizar botão, deu para fazer tudo para na segunda corrida vencer com a estratégia perfeita", completou.

Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

A estratégia, aliás, não foi só chegar com os botões de push e com os pneus inteiros: também teve a boa ida aos boxe, quando ultrapassou Julio Campos e contou com problema na parada de rubens Barrichello para assumir a liderança.

Zonta ainda comentou a evolução da Shell, que na opinião do piloto começou já no final de 2018 e apresenta bons resultados na nova temporada: "A gente aprende com os erros. A equipe percebeu que a união entre piloto e equipe é precisa para acertar carro e evoluir."

"Ano passado, da metade para o final, a gente sentiu que o carro não estava positivo antes, e foi aí que a gente fez umas mudanças e começou a ganhar corridas. Nas quatro últimas etapas eu fiquei entre os primeiros nas primeiras corridas."

Ricardo Zonta e Thiago Camilo, os vencedores do Velo Città (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

"Então isso mostra o potencial da equipe, mostra que a equipe está me ouvindo bastante para a gente evoluir o carro. Então esse é o trabalho que temos que fazer no final de semana para marcar pontos", finalizou Zonta, que aparece em sétimo na classificação após a vitória

A próxima etapa da temporada 2019 da Stock Car acontece dentro de duas semanas no Autódromo Internacional de Goiânia. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com o repórter Felipe Noronha.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo 

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.