Desde a primeira corrida do fim de semana, a dupla já apresentou o esperado bom rendimento dos carros diante do asfalto abrasivo de Campo Grande e do forte calor, que ultrapassou a marca dos 30ºC de temperatura ambiente. Átila brigou entre os dez primeiros o tempo todo e cruzou a linha de chegada em sétimo, enquanto Zonta terminou em 12º. Até que veio a segunda prova do domingo, onde o #51 largou em quarto, enquanto o curitibano fechou a sexta fila.
Átila foi um dos protagonistas da segunda corrida ao lado de Rubens Barrichello depois que os dois pilotos conseguiram fazer a ultrapassagem sobre Vitor Genz, que havia largado em primeiro — por conta da regra do grid invertido. Mais atrás, Zonta provava mais uma vez o forte ritmo de corrida da Shell V-Power e estava em sétimo lugar.
Ricardo Zonta festeja a vitória na corrida 2 da Stock Car em Campo Grande (Foto: José Mário Dias/Shell)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Foi quando aconteceu o momento capital e mais polêmico da corrida. Assim que a janela obrigatória de pit-stops se abriu, o safety-car foi acionado por conta do carro de César Ramos, que ficou parado na área de escape. Barrichello, que estava à frente de Átila, chegou a entrar na pista de rolamento antes do pit-lane, mas optou por abortar a entrada nos boxes. Abreu seguiu na pista e assumiu a liderança, enquanto Zonta optou por aproveitar o período para fazer seu pit-stop, assim como Cacá Bueno, que vinha logo à sua frente, e outros tantos pilotos.
Em seguida, Átila entrou nos boxes para fazer o pit-stop obrigatório e voltou em sétimo, sendo o primeiro dentre os que optaram por parar depois. Em contrapartida, Zonta se viu em primeiro lugar e sustentou a liderança até o fim da corrida. Logo após a bandeirada, quatro pilotos foram desclassificados por procedimento irregular no pit-stop: Gabriel Casagrande, Thiago Camilo, Daniel Serra e Valdeno Brito. Assim, Átila foi confirmado ainda no domingo como terceiro colocado, ficando atrás de Cacá e do vencedor da corrida derradeira.
Zonta destacou o trabalho feito na segunda prova e também comemorou por ter sido um dos vencedores do Fan Push, citando o botão de ultrapassagem extra como um dos fatores que o ajudou a triunfar em Campo Grande.
“A corrida foi brilhante. É claro que houve alguns toques, consegui escapar e seguir. Meu carro estava espetacular. Na primeira corrida, se não tivéssemos demorado um pouquinho no pit, perdemos 2s, teríamos terminado entre os dez primeiros colocados. Mas a segunda corrida foi brilhante, tentei abrir o máximo possível. Meu carro realmente estava muito bom e sobrando pushes”, comentou.
Átila Abreu despontou com chances reais de vencer. Até que veio a confusão com o safety-car (Foto: José Mário Dias/Shell)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
“Agradeço aos que votaram em mim no Fan Push, ajudaram muito! O Fan Push faz diferença sempre, poder usar o push por três voltas seguidas ajuda muito. No fim eu consegui abrir. Estou feliz demais. Ganhar corrida é a melhor coisa que há”, vibrou o dono do carro #10.
Átila descreveu sua campanha no domingo com o foco claro em somar o maior número possível de pontos e até de vencer a corrida 2, o que quase aconteceu, não fosse a confusão com o safety-car.
“Tínhamos uma estratégia clara de terminar entre os dez primeiros na corrida inicial, com uma tática de combustível e de pneus para se posicionar bem para ganhar a segunda. Foi isso o que fizemos. Fiz uma largada muito boa na primeira corrida, passei quatro caras por fora na freada do grampo. Daí vim crescendo, avançando, e cheguei a estar em sexto, mas abasteci um pouco demais e perdi uma posição por causa disso, mas me coloquei como uma das melhores estratégias para a corrida 2”, pontuou.
“O Genz segurou muito bem na segunda prova, mas daí eu e o Rubinho conseguimos escapar, nós o surpreendemos e fizemos uma corrida à parte. Os carros estavam muito parecidos. Quando tem um carro parado, falei com a equipe e iríamos parar. Quando faltavam duas curvas, a equipe mandou que eu não parasse, e o Rubinho entrou. Logo que ele entra, dá o safety-car, e apensei que ele tinha ganho a corrida porque entrou no momento certo, mas ele abortou e uma galera entrou”, explicou.
“Depois do pit-stop, consigo voltar à rente, mas o Rubinho me pressionou até ter um problema. Daí, para minha surpresa, puniram uns e outros não, e eu cheguei em terceiro. Fiz meu trabalho e o que eu podia, fiz o que tínhamos programado. Vou continuar fazendo o meu trabalho para ganhar as corridas”, complementou Abreu,
que se mantém em nono lugar no campeonato, com 92 pontos. E Zonta, com a vitória lograda em Campo Grande, agora tem 95 e segue na sétima posição.
A próxima etapa da temporada 2018 da Stock Car acontece dentro de três semanas, no dia 9 de setembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, oeste do Paraná.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.