Zonta destaca vitória em “corrida brilhante” e Átila explica confusão com safety-car em Campo Grande

Em Campo Grande, Ricardo Zonta e Átila Abreu fizeram juntos a festa no pódio na corrida 2 e terminaram, na pista, em primeiro e terceiro, respectivamente. Foi a primeira vitória do curitibano na temporada. A dupla da Shell V-Power se manteve no top-10 do campeonato

A Shell V-Power conquistou seu melhor resultado ao longo da temporada 2018 da Stock Car neste fim de semana, na etapa de Campo Grande. Na corrida 2, marcada por uma grande confusão durante o acionamento do safety-car, Ricardo Zonta venceu pela primeira vez no ano e subiu no lugar mais alto do pódio, tendo ao seu lado Cacá Bueno e Átila Abreu, que completou a festa da equipe chefiada por Thiago Meneghel na capital sul-mato-grossense neste quente domingo (19).
 
Desde a primeira corrida do fim de semana, a dupla já apresentou o esperado bom rendimento dos carros diante do asfalto abrasivo de Campo Grande e do forte calor, que ultrapassou a marca dos 30ºC de temperatura ambiente. Átila brigou entre os dez primeiros o tempo todo e cruzou a linha de chegada em sétimo, enquanto Zonta terminou em 12º. Até que veio a segunda prova do domingo, onde o #51 largou em quarto, enquanto o curitibano fechou a sexta fila.
 
Átila foi um dos protagonistas da segunda corrida ao lado de Rubens Barrichello depois que os dois pilotos conseguiram fazer a ultrapassagem sobre Vitor Genz, que havia largado em primeiro — por conta da regra do grid invertido. Mais atrás, Zonta provava mais uma vez o forte ritmo de corrida da Shell V-Power e estava em sétimo lugar.
Ricardo Zonta festeja a vitória na corrida 2 da Stock Car em Campo Grande (Foto: José Mário Dias/Shell)

Foi quando aconteceu o momento capital e mais polêmico da corrida. Assim que a janela obrigatória de pit-stops se abriu, o safety-car foi acionado por conta do carro de César Ramos, que ficou parado na área de escape. Barrichello, que estava à frente de Átila, chegou a entrar na pista de rolamento antes do pit-lane, mas optou por abortar a entrada nos boxes. Abreu seguiu na pista e assumiu a liderança, enquanto Zonta optou por aproveitar o período para fazer seu pit-stop, assim como Cacá Bueno, que vinha logo à sua frente, e outros tantos pilotos.

 
Em seguida, Átila entrou nos boxes para fazer o pit-stop obrigatório e voltou em sétimo, sendo o primeiro dentre os que optaram por parar depois. Em contrapartida, Zonta se viu em primeiro lugar e sustentou a liderança até o fim da corrida. Logo após a bandeirada, quatro pilotos foram desclassificados por procedimento irregular no pit-stop: Gabriel Casagrande, Thiago Camilo, Daniel Serra e Valdeno Brito. Assim, Átila foi confirmado ainda no domingo como terceiro colocado, ficando atrás de Cacá e do vencedor da corrida derradeira.
 
Zonta destacou o trabalho feito na segunda prova e também comemorou por ter sido um dos vencedores do Fan Push, citando o botão de ultrapassagem extra como um dos fatores que o ajudou a triunfar em Campo Grande.
 
“A corrida foi brilhante. É claro que houve alguns toques, consegui escapar e seguir. Meu carro estava espetacular. Na primeira corrida, se não tivéssemos demorado um pouquinho no pit, perdemos 2s, teríamos terminado entre os dez primeiros colocados. Mas a segunda corrida foi brilhante, tentei abrir o máximo possível. Meu carro realmente estava muito bom e sobrando pushes”, comentou.
Átila Abreu despontou com chances reais de vencer. Até que veio a confusão com o safety-car (Foto: José Mário Dias/Shell)

“Agradeço aos que votaram em mim no Fan Push, ajudaram muito! O Fan Push faz diferença sempre, poder usar o push por três voltas seguidas ajuda muito. No fim eu consegui abrir. Estou feliz demais. Ganhar corrida é a melhor coisa que há”, vibrou o dono do carro #10.

 
Átila descreveu sua campanha no domingo com o foco claro em somar o maior número possível de pontos e até de vencer a corrida 2, o que quase aconteceu, não fosse a confusão com o safety-car.
 
“Tínhamos uma estratégia clara de terminar entre os dez primeiros na corrida inicial, com uma tática de combustível e de pneus para se posicionar bem para ganhar a segunda. Foi isso o que fizemos. Fiz uma largada muito boa na primeira corrida, passei quatro caras por fora na freada do grampo. Daí vim crescendo, avançando, e cheguei a estar em sexto, mas abasteci um pouco demais e perdi uma posição por causa disso, mas me coloquei como uma das melhores estratégias para a corrida 2”, pontuou.
 
“O Genz segurou muito bem na segunda prova, mas daí eu e o Rubinho conseguimos escapar, nós o surpreendemos e fizemos uma corrida à parte. Os carros estavam muito parecidos. Quando tem um carro parado, falei com a equipe e iríamos parar. Quando faltavam duas curvas, a equipe mandou que eu não parasse, e o Rubinho entrou. Logo que ele entra, dá o safety-car, e apensei que ele tinha ganho a corrida porque entrou no momento certo, mas ele abortou e uma galera entrou”, explicou.
 
“Depois do pit-stop, consigo voltar à rente, mas o Rubinho me pressionou até ter um problema. Daí, para minha surpresa, puniram uns e outros não, e eu cheguei em terceiro. Fiz meu trabalho e o que eu podia, fiz o que tínhamos programado. Vou continuar fazendo o meu trabalho para ganhar as corridas”, complementou Abreu, que se mantém em nono lugar no campeonato, com 92 pontos. E Zonta, com a vitória lograda em Campo Grande, agora tem 95 e segue na sétima posição.
 
A próxima etapa da temporada 2018 da Stock Car acontece dentro de três semanas, no dia 9 de setembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, oeste do Paraná.
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