Zonta se preocupa com avanço da Chevrolet na reta final da temporada: “Evoluiu bastante”

Das seis últimas corridas do campeonato, a Chevrolet venceu quatro vezes, contra duas da Toyota na Stock Car. Ricardo Zonta, vice-líder da temporada e um dos oito pilotos que guia pela marca japonesa, entende que o avanço da montadora da gravatinha pode ser ainda maior em Goiânia e Interlagos, palco da grande final de 2020 em 13 de dezembro

ANÁLISE: Imprevisível, Stock Car leva duelo Toyota x Chevrolet para juízo final em pistas repetidas

A temporada 2020 da Stock Car tem sido marcada pela adoção da nova geração de carros e também pela entrada no grid da Toyota, tornando novamente a principal categoria do automobilismo nacional multimarcas. A montadora japonesa, com seu Corolla, passou a medir forças com a Chevrolet, presente na Stock Car desde o ano da sua inauguração, em 1979, na era do lendário Opala, e rivaliza atualmente com a nova versão do Cruze. No começo do campeonato, o domínio foi todo da Toyota, com cinco vitórias seguidas nas seis primeiras provas do ano: Ricardo Zonta, duas vezes; Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Rafael Suzuki foram os vencedores, contra um triunfo de Ricardo Maurício, da marca americana. Agora, contudo, já na reta final da disputa deste ano, é a Chevrolet quem mostra mais força.

Nas últimas seis corridas, pilotos que aceleram os modelos Cruze venceram quatro provas: Daniel Serra em Cascavel, Júlio Campos e Diego Nunes no Velocitta e Gabriel Casagrande em Curitiba. O domínio só não foi mais amplo porque Thiago Camilo triunfou nas duas primeiras corridas da rodada tripla de Curitiba.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ricardo Zonta volta a Goiânia, onde venceu a primeira corrida da temporada (Foto: José Mario Dias/Shell)

Um dos fatores que contribuíram para que a Chevrolet pudesse recuperar força e estar ao mesmo nível da Toyota foi a liberação de dois pacotes de atualizações aerodinâmicas no Cruze, o que, de fato, equilibrou um pouco mais o cenário atual da atual temporada. Entretanto, os Corolla são ainda bem mais fortes em ritmo de classificação, e é possível medir isso pelas poles obtidas ao longo da temporada: dentre os treinos classificatórios já realizados no ano, somente uma vez a pole ficou com um Chevrolet, guiado por Diego Nunes, da Blau.

Na classificação do campeonato, ainda sem a aplicação da regra dos descartes dos três piores resultados da temporada, dentre os cinco primeiros três correm com Toyota Corolla — Camilo, Zonta e Barrichello — e Maurício e Serra, quarto e quinto colocados, respectivamente, com Chevrolet Cruze. Companheiro de equipe de Camilo, César Ramos, empatado em pontos com Serra, com 190, aparece em sexto.

Vencedor de duas importantes corridas na temporada, a prova de abertura do campeonato, ainda no mês de julho em Goiânia, e a Corrida do Milhão, em Interlagos, Zonta entende que toda aquela vantagem demonstrada pela Toyota não existe mais. O fato é que o crescimento da Chevrolet preocupa o piloto da Shell/RCM justamente porque tal evolução vem num momento crucial e de definição do título.

“Com certeza, a Chevrolet evoluiu bastante porque eles liberaram dois pacotes de atualização de performance para o carro, e as principais pistas que eu acredito que terão mais diferença são Goiânia e Interlagos, pois o carro é mais baixo que o Toyota, e isso faz com que ele ganhe muito de reta”, explicou o curitibano em entrevista ao GRANDE PRÊMIO.

“E também já deu para perceber que, na pista, na última corrida em Curitiba, o Chevrolet já era mais rápido de reta. Então, em Goiânia, é capaz de ser mais rápido ainda. Isso me preocupa, já que tem vários carros da Chevrolet que não carregam lastro de sucesso”, complementou o dono do Toyota Corolla #10.

Mesmo tendo enfrentado algumas jornadas complicadas ao longo do campeonato — em Londrina, por exemplo, Zonta ficou as duas corridas fora do top-10 —, o piloto conseguiu se manter sempre entre os protagonistas ao somar pontos importantes. Entretanto, o experiente piloto da Shell/RCM sabe que é preciso voltar a pontuar bem, e Goiânia, onde tem excelente retrospecto, é o palco ideal para ganhar o impulso necessário antes da grande final, em Interlagos, em 13 de dezembro.

Ricardo Zonta pode chegar pela primeira vez à decisão da Stock Car como candidato ao título (Foto: José Mário Dias/Shell)

“Tivemos três ou quatro etapas, Londrina, Cascavel, Velocitta e também Curitiba, que foram as pistas mais difíceis para o meu carro porque não conseguimos um ajuste adequado para as ondulações das pistas, principalmente Londrina, onde deixei de marcar vários pontos, mas a constância foi importante para eu me manter como vice-líder do campeonato”, disse.

“Agora voltando para Goiânia e Interlagos [as duas pistas onde Zonta venceu em 2020], acredito que esse é o momento que temos de trabalhar para buscarmos pontuações altas para nos mantermos entre os dois primeiros e chegarmos em Interlagos com grandes chances de título”, complementou.

Zonta está alerta para a evolução não somente da Chevrolet — que tem em Maurício e Serra dois postulantes ao título —, mas também está atento para o crescimento ao longo da temporada obtido por Camilo, único piloto acima de Zonta na classificação do campeonato.

“O carro dele também é Toyota, mas se for pensar que a evolução que eles tiveram nessas pistas em que tivemos problemas e eles estavam muito bem, principalmente o Thiago, e sempre andando leve. Só em Curitiba, na corrida de domingo, que ele teve o lastro no carro e, mesmo assim, conseguiu ter boa performance”, salientou.

“Agora temos de trabalhar para chegar na mesma velocidade que está o carro do Thiago Camilo. O César Ramos também continua na mesma velocidade. Sabemos que ele teve alguns problemas em Curitiba, mas a velocidade do carro dele também é muito boa”, complementou.

A Stock Car acelera neste fim de semana com a disputa da rodada tripla de Goiânia, que vai definir os postulantes ao título da Stock Car 2020 na Grande Final, em Interlagos. Tudo com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.