Fraga lamenta erro em Suzuka e avalia “caótica” corrida 1 da Super Fórmula
Igor Fraga cometeu erro em volta de alinhamento ao grid e precisou largar dos boxes após parar na caixa de brita
A estreia de Igor Fraga na Super Fórmula foi longe do esperado pelo piloto nipo-brasileiro. Na corrida 1 em Suzuka, o representante da Nakajima Racing parou na brita na volta de alinhamento ao grid e precisou largar dos boxes ao invés do oitavo posto conquistado na classificação. A vitória ficou com Kakunoshin Ohta, que superou Ayumu Iwasa por 0s2.
Fraga explicou em entrevista exclusiva à versão em espanhol do GRANDE PRÊMIO que queria sentir como estavam os pneus para a corrida, que teria largada minutos depois, mas acabou forçando o freios e parou na brita. Sem alinhar no grid, partiu dos boxes, o que condicionou o resultado: o brasileiro foi somente 18º.
“Colocamos pneus usados para treinar largadas e depois trocamos os compostos. Fui à pista para a volta de alinhamento de grid com os pneus para a corrida. Não queria fazer uma simulação, queria sentir os pneus como se estivesse durante a etapa. Provavelmente forcei os freios e não consegui parar o carro. Acabei na brita e larguei dos boxes”, disse Fraga ao GRANDE PRÊMIO.
“As condições da pista eram muito frias, o que faz demorar mais tempo para aquecer os pneus e deixá-lo na janela ideal de funcionamento. Especialmente quando se troca os compostos, o desafio é muito grande sob essas condições e manter o ritmo de corrida”, completou.

Saindo dos boxes, Fraga disse que teve uma prova bastante complicada ao tentar escalar o grid. Além de desviar de um acidente ao longo da corrida, não conseguiu andar de cara para o vento, o que prejudicou na obtenção de dados para a segunda prova do final de semana, que será realizada na noite deste sábado — já manhã de domingo no Japão.
“Era difícil saber qual era meu ritmo de prova, porque sempre pilotei com alguém à minha frente e não tive de cara para o vento para saber onde melhorar, como estava meu ritmo ou o qual pilotos me comparar. Tenho uma direção para amanhã e vou olhar a telemetria do meu companheiro [Ren Sato] para ver onde posso melhorar”, falou Fraga.
“Não sei o que dizer sobre minha corrida, pois foi muito caótica. Larguei dos boxes e estive envolvido em um acidente. A prova teve várias entradas de safety-car, então é complicado comentar algo”, encerrou.
A Super Fórmula volta à pista para a segunda etapa da temporada já neste domingo, novamente em Suzuka. Ohta lidera a classificação, com 21 pontos, seguido por Iwasa (17) e Sato (11). Com 12 rodadas, o campeonato segue até o dia 23 de novembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

