Iwasa elogia presença de pilotos estrangeiros na Super Fórmula e fala de testes em Suzuka

Os testes da Super Fórmula foram cancelados no segundo dia no circuito de Suzuka, mas isso não impediu que o GRANDE PRÊMIO conversasse pessoalmente com Ayumu Iwasa, que admitiu que conseguiu trabalhar com os novos pneus de chuva para este ano

Há duas semanas, os testes de pré-temporada da Super Fórmula foram realizados em um único dia devido à neve no circuito de Suzuka, local da primeira rodada dupla da temporada 2025, que está programada para começar nesta sexta-feira (7), com os primeiros treinos.

Após duas sessões, uma delas atrapalhada pelo clima adverso pela manhã, Ayumu Iwasa fechou a atividade vespertina na nona posição com o carro da Mugen, com o tempo de 1min36s612 — 0s496 atrás da melhor marca, que foi estabelecida por Tadasuke Makino, da Dandelion.

Após o fim dos trabalhos, o jovem do programa de talentos da Red Bull falou com o GRANDE PRÊMIO em uma entrevista exclusiva e abordou os testes de pré-temporada. “O teste foi muito bom e pudemos analisar várias coisas. Infelizmente, no começo do dia, a situação não era das melhores porque a pista estava molhada por causa da neve, e não conseguimos fazer simulações de corrida direito. Mas conseguimos extrair dados sobre o comportamento do pneu em condições molhadas, porque também é um composto novo para este ano”, começou.

“A sessão da tarde foi muito movimentada porque houve pouco tempo para voltas devido às condições da pista pela manhã, e pudemos verificar o funcionamento geral do carro”, acrescentou o ex-piloto da Fórmula 2. “[O asfalto] melhorou gradualmente, embora tenha sido difícil encontrar condições para sair, pilotar e aquecer os pneus. Tivemos de esperar um pouco até a água ser drenada, pois o asfalto também é novo, e não queríamos correr muitos riscos com a pista no estado em que estava. Então saímos quando as condições estavam melhores”, explicou.

Ayumu Iwasa falou sobre os testes da Super Fórmula (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Falando especificamente sobre o segundo dia, que foi suspenso, o japonês esperava mais neve, algo que aconteceu. Apesar das condições climáticas adversas que não permitiram o desenvolvimento normal dos programas previstos, Iwasa comentou que conseguiram testar tudo o que haviam planejado e esperava outras duas sessões majoritariamente com pista molhada.

Por último, o companheiro de Tomoki Nojiri apontou que é muito bom para a Super Fórmula ter mais pilotos estrangeiros, como Sacha Fenestraz ou Zak O’Sullivan. “Acho que será muito bom para o campeonato, pois ajudará a torná-lo cada vez maior. Também é muito bom para os pilotos e para as equipes em termos de divulgação internacional fora do Japão”, opinou.

“Além disso, para a Super Fórmula, é algo muito importante poder atrair cada vez mais fãs do exterior, e esta temporada demonstra um crescimento na quantidade de pilotos e de equipes”, encerrou Iwasa.

A Super Fórmula voltará à pista para a primeira etapa do campeonato entre os dias 7 e 9 de março, em Suzuka, que contará com duas corridas durante o fim de semana. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.