Alex Lowes quebra jejum e fatura 2 vitórias na conclusão da rodada do WSBK na Austrália

Depois de passar quatro anos sem vencer, Alex Lowes reinou no domingo (25) em Phillip Island e venceu a Superpole e a corrida 2 do Mundial de Superbike. Britânico sai da primeira etapa da temporada 2024 na liderança do campeonato

Alex Lowes aproveitou o domingo (25) para colocar fim a um jejum de vitórias que durou quatro anos. O titular da Kawasaki venceu a Superpole na Austrália e voltou ao topo do pódio na corrida 2, no complemento da rodada em Phillip Island.

Tal qual aconteceu na primeira corrida do fim de semana, foi Andrea Iannone quem roubou os holofotes na largada da Superpole e mergulhou primeiro para comandar a volta inicial da disputa na pista de Victoria. No giro seguinte, porém, Alex tomou a liderança na curva 1.

Andrea ainda tentou se manter como desafiante, mas, na volta seis, um problema mecânico tirou o #29 da briga, facilitando a escapada do mais experiente dos gêmeos Lowes no Mundial de Superbike. O #22 recebeu a bandeirada com 1s157 de margem para Andrea Locatelli, que fez da prova de dez voltas uma reação após cair para décimo.

Agora na BMW, Toprak Razgatlioglu bateu Álvaro Bautista por só 0s074 para ficar com o último posto do pódio. Nicolò Bulega acabou em quinto, com Remy Gardner. Dominique Aegerter, Sam Lowes, Michael Rinaldi e Jonathan Rea fechando o top-10.

Alex Lowes bateu Álvaro Bautista por pouco na corrida 2 (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O complemento da rodada, contudo, foi um tanto mais tumultuado, já que a corrida 2 teve de ser interrompida em bandeira vermelha por causa de uma queda de Rea na curva 11 no fim da volta 3. Johnny foi retirado da pista de maca, mas não sofreu nenhuma lesão mais séria.

A disputa, então, foi retomada para apenas 11 voltas, com o grid baseado na última volta completada por cada piloto na perna anterior, o que colocou Bautista na pole, diante de Locatelli e Iannone.

Álvaro manteve a liderança, com Rinaldi escalando o pelotão depois de cair para sexto. O ex-Ducati manteve uma curta margem para o espanhol, mas não conseguiu consolidar as tentativas de ultrapassagem que fez na curva 1.

No início da volta 8, Alex Lowes aproveitou a curva 1 para passar Michael, que perdeu mais uma posição, agora para Locatelli, na volta seguinte. Andrea passou a pressionar o piloto da Kawasaki, mas caiu na última volta, deixando o #22 livre para batalhar pela ponta.

Na Lukey Heights, Lowes foi por fora em uma manobra espetacular e tomou a ponta de Bautista, que tentou devolver, mas não conseguiu e recebeu a bandeirada em segundo, 0s048 atrás. Danilo Petrucci ficou com o terceiro posto.

Iannone acabou em quarto, a só 0s097 do pódio. Bulega ficou com o quinto lugar, seguido por Rinaldi, Sam Lowes, Garrett Gerloff, Michael van der Mark e Dominique Aegerter.

Com o resultado, Alex Lowes sai de Phillip Island na liderança do Mundial de Pilotos, com 50 pontos, nove a mais do que Bulega, o segundo colocado. Locatelli é o terceiro, com Iannone e Bautista fechando o top-5.

Na disputa das fábricas, a liderança é da Ducati, que soma 51 pontos, só um a mais do que Kawasaki. Yamaha, BMW e Honda aparecem na sequência. A equipe de fábrica da Ducati também comanda o Mundial de Equipes, com nove pontos a menos que a Kawasaki.

O Mundial de Superbike volta às pistas entre os dias 22 e 24 de março para a segunda etapa da temporada 2024, que acontece na Catalunha, na pista de Barcelona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.