Bautista domina e vence corrida 1 do WSBK na Catalunha marcada por queda de Granado

De contrato renovado, Álvaro Bautista foi dominante na corrida 1 em Barcelona e venceu com 8s864 de frente. Foi o nono triunfo do espanhol na temporada. Toprak Razgatlioglu superou Jonathan Rea no fim e ficou em 2º. Eric Granado foi diagnosticado com concussão e barrado para o restante do fim de semana

Álvaro Bautista alcançou neste sábado (6) a nona vitória na temporada 2023 — a quarta consecutiva — do Mundial de Superbike. De contrato renovado com a Ducati, o campeão vigente foi dominante em uma corrida 1 marcada por bandeira vermelha na Catalunha.

Dono da pole, o espanhol largou mal, mas aproveitou a velocidade da Ducati para manter a ponta no traçado catalão. A corrida, porém, foi paralisada em bandeira vermelha na volta 4, após uma queda de Eric Granado entre as curvas 11 e 12. O brasileiro foi levado ao centro médico, mas depois declarado inapto para seguir o fim de semana por causa de uma concussão. O piloto da MIE foi transferido para um hospital para passar por mais exames.

Álvaro Bautista já soma nove vitórias na temporada 2023 (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A relargada para 17 voltas foi dada com o grid formado pelas posições dos pilotos na volta 3, o que manteve Álvaro na pole, diante de Michael Ruben Rinaldi e Jonathan Rea. Mais uma vez, Bautista manteve a liderança, na frente do companheiro de Ducati e de Axel Bassani.

Na volta 2, Rinaldi e Bassani tiveram um toque na curva 3, com Axel colocado para fora da linha antes de um novo contato, agora na curva 10. Michael, desta vez, caiu, o que resultou em uma punição com volta longa a Axel.

Ao pagar a pena, Bassani foi parar atrás de Rea, Razgatlioglu e Andrea Locatelli, mas tentou reagir para voltar ao pódio. O #55 da Yamaha logo ficou pelo caminho, enquanto o líder da Bautista seguia em uma forma dominante, disparado na ponta.

Sem conseguir chegar em Johnny e Toprak, Axel foi superado por Locatelli com quatro voltas para o fim. Mais à frente, a corrida esquentou com a disputa pelo segundo posto.

Após seguir o rival da Kawasaki por toda a corrida, Razgatlioglu lançou um ataque no início da última volta e conseguiu sustentar a ponta no giro final para receber a bandeirada com 8s864 de atraso para Bautista. Rea ficou em terceiro, só 0s063 atrás de Toprak.

Locatelli assegurou o quarto posto, com Dominique Aegerter e Iker Lecuona também passando Bassani, que acabou em sétimo. Xavi Vierge foi oitavo, com Garrett Gerloff e Danilo Petrucci fechando o top-10.

Com o resultado, Bautista chegou aos 199 pontos e agora lidera o Mundial com 61 de frente para Razgatlioglu. Locatelli é o terceiro, com Rea e Bassani fechando o top-5. A Ducati lidera o Mundial de Construtores com 204 pontos, 50 a mais que a Yamaha, a segunda colocada.

Chegou? “KTM é surpresa agradabilíssima neste início de MotoGP 2023”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.