Bautista repete domínio, vence corrida 2 e varre abertura do WSBK em Phillip Island

Atual campeão do Mundial de Superbike, Álvaro Bautista começou a temporada 2023 com o pé direito e venceu todas as corridas na etapa de abertura em Phillip Island. Na corrida 2, Michael Rinaldi e Andrea Locatelli completaram o pódio, enquanto Toprak Razgatlıoğlu caiu

Álvaro Bautista teve o início de campanha dos sonhos na temporada em que defende o título do Mundial de Superbike. Após superar Jonathan Rea e Toprak Razgatlıoğlu e vencer a primeira corrida da rodada de Phillip Island, realizada no último sábado (25), o espanhol também dominou a superpole e venceu a corrida dois na Austrália, já neste domingo (26).

Partindo da pole, o atual campeão da categoria tracionou bem e sustentou a ponta, seguido do companheiro de equipe Michael Rinaldi, que chegou a oferecer perigo na curva 1. No entanto, Bautista levou a melhor e, a partir aí, fez uma corrida tranquila e liderou a dobradinha da Ducati com 6s de vantagem sobre Rinaldi. Quem também teve um início de corrida forte foi Andrea Locatelli, que logo na partida ganhou duas posições e passou a ocupar o terceiro lugar, terminando por ali mesmo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Se a corrida dos três líderes foi relativamente tranquila, o mesmo não pode ser dito para o pelotão intermediário. Jonathan Rea – que terminou em oitavo – e Toprak Razgatlıoğlu – que abandonou a prova -, buscavam voltar à disputa pelo pódio quando ultrapassaram Axel Bassani durante o sexto giro. Na sequência, quando Razgatlıoğlu preparava para dar o bote em Rea na curva um, acabou sendo ultrapassado por Alex Lowes.

Álvaro Bautista venceu a corrida 2 do WSBK (Foto: WSBK)

Na volta 8 Iker Lecuona e Bassani se chocaram pela primeira vez na curva 4, com o toque voltando a acontecer na passagem seguinte. O incidente fez ambos perderem tempo e Philipp Öttl aproveitou a oportunidade para realizar uma ultrapassagem dupla. No mesmo instante, Lowes superou Rea e assumiu o quinto posto. O britânico da Kawasaki não deixou barato e deu o troco logo em seguida. Na sequência, passou a ser pressionado por Razgatlıoğlu, que levou a melhor sobre o rival na curva um.

A briga pelo quinto posto chegou em seu clímax quando Bassani superou Rea e passou a liderar o pelotão. Lowes acabou perdendo a frente de sua moto na curva quatro e foi ao chão. O incidente acabou atrapalhando Toprak, que vinha logo atrás e não pode reagir. Com isso, os dois acabaram fora da corrida.

Com a trapalhada dos pilotos da Kawasaki e da Yamaha, Rea acabou herdando a sexta colocação. O britânico, no entanto, não conseguiu se sustentar e foi superado por Lecuona e Dominique Aegerter, fechando a etapa apenas em oitavo.

Ao fim da etapa em Phillip Island os dez mais bem colocados foram: Bautista, Rinaldi, Locatelli, Bassani, Öttl, Lecuona, Aegerter, Rea, Danilo Petrucci e Remy Gardner. Bautista sai da primeira etapa do Mundial de Superbike com 62 pontos, 28 a mais em relação ao segundo colocado, Locatelli, que soma 34.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.