Marc VDS expande e disputa Mundial de Superbike em 2024 com Lowes e Ducati

A Marc VDS vai estrear no Mundial de Superbike na temporada 2024. O time de Marc VDS vai usar uma Panigale V4 R da Ducati e seguir contando com Sam Lowes, atual piloto da equipe no Mundial de Moto2

Sam Lowes já tem destino certo na temporada 2024. Oitavo colocado no Mundial de Moto2, o britânico vai seguir com a Marc VDS, mas em um paddock diferente: no Mundial de Superbike.

A equipe de Marc Van Der Straten anunciou nesta quinta-feira (13) que vai debutar na série das motos de produção no próximo ano. Além disso, o time belga confirmou uma aliança com a Ducati, que vai fornecer a Panigale V4 R.

Sam Lowes vai disputar o Mundial de Superbike em 2024 com a Marc VDS (Foto: Marc VDS)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estou encantado em iniciar esta nova aventura no Mundial de Superbike”, disse Van Der Straten. “E me dá ainda mais prazer fazer isso com o nosso grande piloto, Sam Lowes. Também estou muito orgulhoso por iniciar essa nova aventura com a Ducati, que, sem dúvidas, é a moto para estar no WSBK”, seguiu.

“Essa oportunidade de expansão chega em um momento perfeito. Depois de 14 anos na MotoGP, onde a Marc VDS mostrou grande potencial, estamos prontos para encarar um novo desafio. Nós competimos em Moto3, Moto2, MotoGP e MotoE e conquistamos três títulos. Nosso comprometimento com a Moto2 segue tão forte quanto sempre foi e estou ansioso para ter ainda mais sucesso na classe onde nossa aventura em duas rodas começou”, destacou. “A Moto2 foi a plataforma para ganharmos uma experiência sadia para continuarmos crescendo e replicando nossas conquistas em outro campeonato de nível mundial como é o WSBK. Como se trata de um projeto de longo prazo, vamos mirar nos adaptar o mais rápido possível para que possamos chegar ao pelotão da frente o mais rápido possível. É também uma fonte de orgulho das esse salto com Sam Lowes, um ótimo piloto que mostrou do que é capaz na Moto2, e que compartilha dos valores e conhecimento da nossa equipe. Por fim, contar com a experiência e sucesso da Ducati completa um pacote que tem tudo para ser perfeito e empolgante! Espero que toda a família Marc VDS fique tão feliz quanto eu estou e que, como sempre, possamos contar com o apoio deles!”, encerrou.

Diretor-esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti celebrou a aliança com a Marc VDS e apostou em sucesso também no Mundial de Superbike, já que a equipe é uma das mais fortes da Moto2.

“Estamos muito satisfeitos em receber a Marc VDS na família Ducati para o Mundial de Superbike 2024”, disse Ciabatti. “A Marc VDS é uma das estruturas mais profissionais e bem sucedidas no Mundial de Moto2, com três títulos conquistados, e a participação deles no WSBK no próximo ano com a altamente competitiva Panigale V4 R com certeza vai dar ainda mais valor ao campeonato”, avaliou.

“Gostaria de agradecer pessoalmente, em nome da Ducati Corse, a Marc Van Der Straten pela confiança e comprometimento dele com este empolgante novo projeto junto com a Ducati”, completou.

Para Lowes, é um retorno ao paddock do Mundial de Superbike. O piloto de 32 anos venceu o Mundial de Supersport em 2013, antes de mudar para a motovelocidade, onde passou dez temporadas. Com a Marc VDS, o britânico soma sete vitórias, 15 pódios e 12 poles.

“Sempre tive a meta de correr no Mundial de Superbike e, depois de conquistar o título do Mundial de Supersport, em 2013, esse era um passo normal. Mas escolhi tentar o paddock da motovelocidade”, recordou Sam. “Estou feliz e orgulhoso por ter uma carreira tão boa nos GPs. Curti muito. Mas sinto que agora é um ótimo momento para ir para o WSBK tentar uma máquina diferente e aprender como pilotar uma superbike. Também acredito em mim e sei que posso alcançar boas coisas”, frisou.

“Tenho de aprender a nova categoria, incluindo a moto, os pneus e algumas novas pistas. Mas estou muito motivado e empolgado com essa oportunidade”, declarou. “Estou com a mente muito aberta e pronto para me adaptar e aprender o que preciso para ser competitivo no WSBK”, assegurou.

Questionado sobre como é iniciar uma nova aventura com a mesma equipe, Lowes respondeu: “É um privilégio pilotar pela Marc VDS e dar esse passo juntos é ótimo, já que tenho certeza que pode ser uma equipe forte e de ponta também no WSBK. Sou muito grato a Marc Van Der Straten por confiar em mim para começar este novo projeto. Nós temos uma ótima relação, conquistamos boas coisas juntos e miramos em muito mais”.

O gêmeo de Alex, que vai seguir com a Kawasaki na temporada 2024 do Mundial de Superbike, celebrou a aliança com a Ducati e destacou o passado de sucesso dos pilotos britânicos com as motos de Borgo Panigale.

“A Ducati está tendo uma performance muito boa em muitas categorias e estão fazendo um trabalho incrível”, elogiou. “Poder usar a moto deles será ótimo e, se olharmos para a história no WSBK, muitos pilotos britânicos tiveram resultados incríveis com a Ducati, então já é uma grande motivação para mim”, acrescentou.

Por fim, Lowes deixou claro que ainda tem alguns objetivos para as últimas corridas da carreira na Moto2, incluindo o top-3 do Mundial de Pilotos.

“Ainda temos 12 corridas pela frente e estou um pouco triste por ter só essas nesta categoria incrível. Nós mostramos boa velocidade este ano, mas não tivemos resultados tão bons no fim de cada fim de semana. Tenho algumas metas que quero alcançar e estatísticas em que quero colocar o meu nome”, avisou. “Estou completamente motivado para terminar da melhor maneira possível. Estamos liderando o Mundial de Equipes e quero lutar pelo top-3 do Mundial de Pilotos, além de ajudar a vencer o Mundial de Equipes. Isso seria ótimo para encerrar a minha carreira nos GPs”, concluiu.

Yamaha tem equipe mais equilibrada da MotoGP 2023. VR46 a menos
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.