Razgatlioglu bate Bassani e vence corrida 2 do WSBK em Ímola. Bautista cai

Depois de vencer a prova Superpole na manhã deste domingo (16), Toprak Razgatlioglu aproveitou uma queda de Álvaro Bautista para bater Axel Bassani e triunfar na corrida 2

Toprak Razgatlioglu teve um domingo (16) dos sonhos em Ímola. O piloto da Yamaha conquistou as duas vitórias do dia na sétima etapa da temporada 2023 e ainda aproveitou para descontar 28 pontos de Álvaro Bautista na classificação do Mundial de Pilotos.

Na parte da manhã, Toprak perdeu a liderança da corrida Superpole para Andrea Locatelli ainda na largada. Enquanto o turco resistia à pressão de Bautista, o companheiro de Yamaha chegou a abrir 0s7, mas a diferença durou pouco, já que Toprak passou a imprimir um ritmo forte a partir da segunda volta.

Toprak Razgatlioglu, Axel Bassani e Jonathan Rea formaram o pódio da corrida 2 (Foto: Pirelli)

Relacionadas


▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em seguida, Bautista foi ligeiro e conseguiu passar os dois pilotos do time dos três diapasões: Razgatlioglu perdeu o segundo lugar na última chicane, enquanto Locatelli se despediu da ponta na curva 1. O pupilo de Kenan Sofuoglu ainda foi segurado pelo companheiro de equipe em algumas curvas, mas passou no fim da volta 6 e iniciou a caçada a Álvaro.

Forçando o ritmo, Razgatlioglu chegou em Bautista e aproveitou um erro do espanhol para tomar a liderança. O titular da Ducati ainda tentou pressionar no giro final, mas Toprak venceu com 0s244 de margem. Locatelli fechou o pódio, diante de Jonathan Rea, Michael Rinaldi, Axel Bassani, Alex Lowes, Danilo Petrucci, Scott Redding e Loris Baz.

Na parte da tarde, a corrida 2, que foi reduzida para 15 voltas por causa do forte calor na Itália, começou com surpresa. Razgatlioglu foi superado na largada por Bautista e Locatelli, com o espanhol tomando a frente. Ainda na curva 3, porém, o piloto da Ducati perdeu a frente da Panigale V4 R e caiu, abandonando a disputa.

Andrea precisou desviar do espanhol e acabou perdendo a posição para Razgatlioglu, que se instalou na liderança. Bassani, porém, surgiu forte, saltando de quarto para segundo na Tamburello.

Na volta 8, Axel tomou a liderança de Razgatlioglu na Tosa, depois de ter uma primeira tentativa anulada na Villeneuve. A reação do #1 veio quatro voltas mais tarde, quando passou na Rivazza 1.

Em busca da primeira vitória na corrida longa de domingo no ano, Toprak forçou o ritmo e tratou de abrir vantagem para alcançar o 36º triunfo da carreira no Mundial de Superbike com 1s966 de margem para Bassani. Rea ficou em terceiro, diante de Locatelli, Rinaldi, Bradley Ray, Baz, Redding, Petrucci e Iker Lecuona.

Com os resultados deste domingo, Bautista chegou a 391 pontos, 70 a mais do que Razgatlioglu. Locatelli é o terceiro na classificação, com Rea e Bassani fechando o top-5.

A próxima etapa do Mundial de Superbike acontece entre os dias 28 e 30 de julho no circuito de Most, na República Tcheca.

Yamaha tem equipe mais equilibrada da MotoGP 2023. VR46 a menos
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.