Razgatlioglu vence corrida 1 de Portugal e mantém vivas chances de bi no WSBK

Buscando se aproximar de Álvaro Bautista, líder da temporada 2022 no WSBK, Toprak Razgatlioglu superou Jonathan Rea para conquistar a vitória na corrida 1 de Portugal e manter chances de título

Atual campeão do Mundial de Superbike, o turco Toprak Razgatlioglu manteve a chama acesa na busca pelo bicampeonato da categoria e venceu a nona etapa da temporada 2022, disputada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, no último fim de semana. O triunfo foi de suma importância para o piloto da Yamaha, que interrompeu a série de quatro vitórias seguidas de Álvaro Bautista, da Ducati, e se manteve na briga pelo caneco. A realização da corrida chegou a estar em dúvida depois que um forte acidente ocorreu na disputa do Mundial de Supersport 300, deixando o neerlandês Victor Steeman em estado crítico.

O espanhol, por sua vez, segue na liderança da competição após conquistar o segundo lugar na prova portuguesa, enquanto o hexacampeão Jonathan Rea fechou o pódio. O britânico chegou a largar na pole e manteve a liderança nas primeiras voltas da corrida, mas perdeu a ponta para o atual campeão no quinto giro e não conseguiu recuperar o primeiro lugar até a última das 14 voltas da prova.

O hexacampeão conseguiu se segurar no segundo lugar da corrida até as últimas voltas, mas perdeu a posição no penúltimo giro para Bautista — que se recuperou após uma largada ruim — e viu o espanhol comemorar no fim, 0s6 atrás do vencedor Razgatlioglu.

LEIA MAIS
Gardner deixa MotoGP e acerta com GRT Yamaha para disputar WSBK em 2023

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Razgatlioglu comemora vitória em Portugal e segue com chances vivas de erguer o caneco (Foto: WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Axel Bassani [Ducati] foi o quarto, enquanto Alex Lowes [Kawasaki], Andrea Locatelli [Yamaha], Michael Rinaldi [Ducati], Xavi Vierge [HRC], Loris Baz [BMW] e Garrett Gerloff [Yamaha] completaram o top-10.

Bautista segue na liderança com 414 pontos conquistados, enquanto Razgatlioglu diminuiu a diferença, mas segue consideravelmente atrás, com 360 tentos. Jonathan Rea fecha o top-3, com 343 pontos nas nove etapas disputadas. Até o fim da temporada 2022, o Mundial de Superbike ainda vai passar por Argentina e Indonésia, antes de encerrar o campeonato entre os dias 19 e 20 de novembro na Austrália.

O número reduzido de voltas se deu pelo adiamento em uma hora da largada, devido ao acidente sofrido por Steeman na disputa da Supersport 300. O piloto da Kawasaki caiu de sua moto na última reta do circuito, que antecede a reta para os boxes, e não conseguiu escapar do contato com a moto de Perez González, que vinha logo atrás.

O acidente imediatamente ativou uma bandeira vermelha que paralisou a corrida, e um helicóptero levou Steeman diretamente para um hospital em Faro. De acordo com atualização divulgada pela Dorna, detentora dos direitos do Mundial de Superbike, o piloto foi atingido na cabeça, sofreu politraumatismo e continua em estado crítico.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.