Razgatlioglu vence Superpole, mas cai na prova 2 e vê triunfo de Bautista no WSBK em Most

Toprak Razgatlioglu venceu a corrida Superpole na manhã deste domingo (30) em Most, mas acabou caindo enquanto liderava a corrida 2 e abriu caminho para mais uma vitória de Álvaro Bautista. Espanhol da Ducati agora lidera o campeonato com 74 pontos de vantagem para o turco da Yamaha

Toprak Razgatlioglu viveu um domingo (30) de altos e baixos na Tchéquia. O turco começou o dia com uma vitória na Superpole do Mundial de Superbike, mas caiu na corrida 2, assistiu dos boxes à mais um trinfo de Álvaro Bautista e deixou Most com 74 pontos de atraso para o espanhol, que lidera o Mundial de Pilotos.

Na corrida de dez voltas da manhã, foi Axel Bassani quem levou a melhor na largada. O piloto da Motocorsa saiu de quarto para líder no apagar das luzes, mas não segurou por muito tempo a fúria não só de Toprak, mas também de Jonathan Rea, vencedor da disputa de sábado.

Álvaro Bautista venceu a corrida 2 com folga em Most (Foto: Divulgação/WSBK)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Disputando a vitória, Razgatlioglu e Rea isolaram na ponta. Na volta 6, Johnny assumiu a liderança na curva 20 aproveitando um erro do rival da Yamaha na 13, que aproximou os dois. Toprak, porém, reagiu metros depois, voltando ao comando na curva 3.

Razgatlioglu, então, abriu para receber a bandeirada com 1s203 de margem para o multicampeão do WSBK e conquistar a 37ª vitória na categoria — a quinta em 2023. A briga pelo terceiro lugar, todavia, foi concluída apenas na penúltima curva, quando Bautista, que tinha largada em 14º, tomou a última vaga no pódio das mãos de Bassani.

Michael Ruben Rinaldi ficou com o quinto posto, diante de Remy Gardner, que teve um fim de semana forte em Most. Alex Lowes aparece em sétimo, diante e Danilo Petrucci, que perdeu posições na prova depois de escapar da pista na curva 1 logo na primeira volta. Garrett Gerloff ficou em nono, com Iker Lecuona fechando o top-10. Eric Granado ficou em 17º.

No complemento da rodada, o cenário foi diferente para Razgatlioglu. Bautista sequer fez uma boa largada, mas conseguiu tomar a liderança ainda na curva 1. O #1, contudo, não conseguiu abrir vantagem para escapar do pelotão.

Depois de disputarem a vitória na prova da manhã, Razgatlioglu e Rea se enfrentaram mais uma vez no início da corrida 2, desta vez pelo segundo lugar. O norte-irlandês conseguiu passar o rival na volta 4, mas a resposta foi imediata. Com o segundo posto consolidado, Toprak passou a cortar a vantagem de Bautista.

Na volta 7, o turco aproveitou a curva 13 para tomar a liderança. Álvaro tentou devolver na 1, mas o piloto da Yamaha respondeu na freada da chicane. Na volta 12, o espanhol tentou por dentro na 20, mas levou o troco mais uma vez na curva seguinte.

Cinco voltas depois, todavia, Razgatlioglu caiu na curva 3, entregando a vitória nas mãos de Bautista, que chegou ao 18º triunfo do ano com 4s652 de frente.

A disputa pelo segundo posto, porém, foi até a linha de chegada, com Petrucci superando Rea nos metros finais por só 0s073. Bassani também tentou dar o bote no piloto da Kawasaki, mas acabou em quarto, 0s061 atrás.

Rinaldi acabou em quinto, diante de Gardner, Andrea Locatelli, Scott Redding, Xavi Vierge e Loris Baz. Granado caiu e não completou a corrida.

Com o resultado de mais uma rodada tripla, Bautista lidera o campeonato com 427 pontos, 74 a mais do que Razgatlioglu. Rea é o terceiro, já com 176 de diferença para o líder. Locatelli e Bassani fecham o top-5. Na briga das fábricas, a Ducati comanda com 464 pontos, 85 a mais do que a Yamaha. Kawasaki, Honda e BMW completam a classificação. A Yamaha, por sua vez, puxa a fila do Mundial de Equipes, com seis pontos a mais do que a Ducati.

O Mundial de Superbike agora entra em férias e volta à ativa apenas em setembro, com a etapa da França, em Magny-Cours.

Em crise, Honda pode perder Rins para Yamaha já em 2024
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.