Razgatlioglu vence tumultuada Superpole. Bautista leva melhor na corrida 2 na Indonésia

Toprak Razgatlioglu conquistou o primeiro triunfo do ano na corrida Superpole em Mandalika, enquanto Álvaro Bautista derrotou o companheiro de Ducati para triunfar na corrida 2

O domingo (5) concluiu a rodada tripla do Mundial de Superbike na Indonésia com vitórias de Toprak Razgatlioglu e Álvaro Bautista. O titular da Yamaha levou a melhor em uma bagunçada corrida Superpole, enquanto o titular da Ducati triunfou na corrida 2.

A prova curta desta manhã foi ainda mais reduzida, já que precisou ser interrompida em bandeira vermelha. Ainda na primeira volta, Alex Lowes, Loris Baz e Danilo Petrucci caíram na curva 2, mas a corrida seguiu adiante até que, na volta seguinte, Jonathan Rea caísse no mesmo ponto. Foi só aí que os fiscais sacaram a bandeira para verificar as condições do asfalto.

Toprak Razgatlioglu e Andrea Locatelli fizeram 1-2 da Yamaha na corrida Superpole (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Johnny conseguiu voltar os boxes para relargar, assim como Petrucci e Lowes, mas Baz não pôde seguir.

Quando a prova foi reiniciada, Razgatlioglu e Bautista disputaram a ponta no primeiro giro, mas o piloto da Yamaha conseguiu escapar na ponta para buscar o primeiro triunfo no ano. Rea, então, apareceu para pressionar Álvaro.

Na volta 4, o titular da Kawasaki passou na curva 12, mas levou um susto e conseguiu salvar a queda. O espanhol, por outro lado, não teve a mesma sorte: caiu e abandonou a prova, encerrando a sequência de triunfos de 2023.

Andrea Locatelli surgiu para assumir o segundo posto e formar uma dobradinha da Yamaha, com Lowes aproveitando para ser o terceiro. Rea acabou em quarto, diante de Axel Bassani, Xavi Vierge e Michael Rinaldi. Michael van der Mark, Scott Redding e Danilo Petrucci completaram o top-10. Eric Granado ficou com o 19ª colocação.

No complemento da rodada, Bautista deixou o tombo para trás, superou mais uma prova interrompida e derrotou Rinaldi para garantir o quinto triunfo do ano.

A prova original teve de ser interrompida na volta 8 por conta de um acidente na curva 11 com Van der Mark e Philipp Oettl. A disputa foi reiniciada, então, para 14 voltas, com Rinaldi na pole. O italiano saiu bem e aproveitou a disputa entre Bautista e Razgatlioglu pelo segundo lugar para abrir um pouco de vantagem.

Na volta 4, Álvaro passou Toprak na curva 15 e começou a mirar o companheiro de equipe, que tinha mais de 1s de frente. O espanhol chegou a perder mais tempo depois de uma errada na curva 1, mas cortou a diferença mais uma vez até poder lançar um ataque na curva 10 da volta 13.

O espanhol, que tinha trocado de pneus durante a paralisação em bandeira vermelha, assumiu a liderança e ainda viu o companheiro de equipe escapar da pista na curva 10 na volta final, perdendo posições para Razgatlioglu e Vierge, que conseguiu o primeiro pódio no Mundial de Superbike.

Álvaro Bautista venceu pela quinta vez no ano (Foto: Divulgação/WSBK)

Rinaldi ficou com o quarto posto, 4s068 atrás de Bautista. Locatelli vem em quinto, seguido por Petrucci, Remy Gardner, Axel Bassani, Iker Lecuona e Scott Redding.

Com o resultado da rodada da Indonésia, Bautista lidera o Mundial com 112 pontos, 37 a mais do que Razgatlioglu. Locatelli é o terceiro na classificação, diante de Bassani, Rinaldi, Rea, Vierge, Petrucci, Lecuona e Dominique Aegerter.

No Mundial de Construtores, a Ducati lidera com 117 pontos, 26 a mais do que a Yamaha. A Kawasaki é a terceira na classificação, diante de Honda e BMW.

Morbidelli precisa começar 2023 voando para seguir na MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.