Por que classificação da Copa Truck foi cancelada em Interlagos

Classificação para a terceira etapa da temporada 2022 da Copa Truck, em Interlagos, foi anulada pela CBA depois que foram constatadas "falhas nos procedimentos de avaliação quanto à emissão de poluentes"

ZHOU COMETE PRIMEIRO ERRO DE NOVATO NA F1 2022: TENDÊNCIA OU EXCEÇÃO?

A classificação realizada no último sábado (30), em Interlagos, para a terceira etapa da Copa Truck 2022 foi cancelada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e realizada novamente neste domingo. A entidade divulgou, já na noite de ontem, que foram encontradas “falhas nos procedimentos de avaliação quanto à emissão de poluentes”. Houve um grande número de caminhões fora da regra, o que motivou a federação a excluir o resultado da classificação.

Assim, um novo treino classificatório foi realizado neste domingo (1º), com tempo total de 20 minutos e todos os caminhões participando. Desta vez, Felipe Giaffone garantiu a pole-position para a Iveco, com um tempo de 2min10s844. Beto Monteiro larga em segundo, com Danilo Dirani na terceira colocação. Wellington Cirino, que havia conquistado o melhor tempo no sábado, será o quinto no grid de largada. Paulo Salustiano, em quarto, Jaidson Zini, Fábio Fogaça, Roberval Andrade, Raphael Abbate e P.P. Fernandes completam o top-10. Confira o comunicado:

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Cirino assegurou pole de Interlagos, mas viu treino ser anulado pela CBA (Foto: Duda Bairros)

“Nova sessão classificatória será realizada neste domingo, 1º de maio, entre 8:15 e 8:35.

Após ouvir o presidente do CTDN Fábio Greco, os Comissários Desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anularam a Classificação da Copa Truck, realizada neste sábado, 30, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos. O motivo foi técnico.

“Constatamos que os procedimentos para avaliação das emissões de poluentes dos caminhões continham falhas, inclusive fases não previstas no regulamento desportivo da categoria”, explicou Greco. “O bom senso imperou e a anulação foi necessária para atualização dos procedimentos e readequação dos caminhões”, completou, não sem antes reiterar que a avaliação não se afastará um milímetro sequer do previsto no Artigo 15.1 – III, do regulamento da categoria.

Informações obtidas pelo GRANDE PRÊMIO confirmaram que havia uma tolerância por parte da CBA em relação à emissão de fumaça na primeira volta da classificação, pois os pilotos reclamaram que pelos caminhões ainda estarem frios, seria difícil controlar a quantidade emitida pelo veículo.

No entanto, a aferição constatou que alguns competidores estavam utilizando essa tolerância para registrarem suas primeiras voltas com emissão máxima, o que dá mais potência ao caminhão. Como diversas punições precisariam ser dadas aos competidores, a entidade optou por cancelar o treino e encerrar a tolerância.

Wellington Cirino recebe a bandeirada na abertura da Copa Truck 2022 (Foto: Rafa Catelan)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, a programação passou a prever um aquecimento de 25 minutos, a partir das 7h30 (horário de Brasília) de domingo, além da classificação em si a partir das 8h15.

No treino classificatório de sábado, Wellington Cirino havia conquistado a pole-position, com o tempo de 2min07s091. Felipe Giaffone largaria em segundo, com Roberval Andrade completando os três primeiros. A etapa de Interlagos é a terceira da temporada, que já teve duas jornadas duplas em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

Wellington Cirino já venceu duas corridas pela ASG com seu caminhão Mercedes, enquanto o companheiro de equipe Roberval Andrade possui uma vitória e Paulo Salustiano triunfou na outra com a R9, pilotando um modelo da Volkswagen. Ainda assim, Beto Monteiro segue empatado na primeira posição do campeonato com Cirino, ambos com 67 pontos somados.

LEIA MAIS
Cirino toma ponta na largada e vence corrida 2 da Copa Truck em Santa Cruz do Sul

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.