RETA FINAL

RETA FINAL

DA F1 2024

A Fórmula 1 vive uma incomum pausa antes da reta final da temporada 2024.

Após o hiato de quase um mês, a categoria vai retomar as atividades nos EUA entre os dias 18 e 20 de outubro

Restando seis corridas, esse promete ser o melhor momento desde a introdução do atual regulamento.

Afinal, a disputa entre McLaren e Red Bull promete pegar fogo.

E a Ferrari, que ainda tem muito a entregar, pode surpreender e assumir o papel de protagonista em algumas etapas.

A temporada 2024 começou com Max Verstappen enfileirando vitórias e pódios e caminhava de forma tranquila para o quarto título.

A Red Bull, no entanto, perdeu terreno para a McLaren, e Lando Norris conseguiu se colocar na briga pelo campeonato.

Embora tenha o melhor equipamento, o time papaia insiste em cometer erros e perder oportunidades.

E é justamente por isso que Verstappen ainda consegue se sustentar no topo da tabela — ainda que a Red Bull não lidere entre os construtores.

O jogo começou a virar a partir do GP de Miami, quando a McLaren trouxe um eficiente pacote de atualizações.

Na mesma época, a Red Bull perdeu o projetista Adrian Newey e viu a queda de rendimento do RB20.

A queda foi tão grande, que Max Verstappen e Red Bull amargam um jejum de oito corridas sem vencer.

Isso deu margem para Norris crescer na disputa e se colocar como um postulante ao título.

Porém, a falta de ímpeto do britânico, somado aos erros de operação da McLaren, fazem Verstappen aparecer no topo da tabela com 52 pontos de vantagem.

Mesmo após as duras derrotas em Zandvoort e em Singapura, Verstappen parece quase inabalável.

Afinal, o neerlandês e a Red Bull sabem como aproveitar as oportunidades para vencer um campeonato.

O problema, no entanto, é que não é mais possível confiar na competitividade do RB20.

Em meio ao período de seca, Verstappen segue na liderança porque tirou proveito dos erros dos rivais.

Afinal, a McLaren demorou a perceber que tinha o melhor equipamento e podia fazer frente à Red Bull no Mundial de Pilotos e Construtores.

A McLaren, inclusive, voltou das férias de verão com boas performances, mas o resultado final teve um gosto meio amargo.

Embora tenha vencido três das últimas quatro corridas e assumido a liderança entre os construtores, o saldo poderia ser melhor.

Afinal, era possível Norris ter descontado mais pontos em relação a Verstappen.

Com 52 pontos de diferença e faltando seis corridas para o fim, Verstappen sequer precisa vencer para assegurar o título. Basta chegar em segundo nas etapas restantes.

Porém, Ferrari e Mercedes podem complicar um pouco a vida do tricampeão.

Após vencer na Itália e passar perto do triunfo no Azerbaijão, a Ferrari vive boa fase e tem grandes ambições para o futuro.

No Mundial de Construtores, os italianos estão apenas 34 pontos atrás dos taurinos e podem roubar pontos importantes de Verstappen na briga pelo título.

A Mercedes, por sua vez, não conseguiu se encontrar após as férias de verão.

Porém, não dá para descartar um lampejo de brilho em etapas como Austin, Catar e Interlagos, onde as Flechas de Prata costumam se destacar.

Então, é diante desse cenário incerto que a F1 vai retomar as atividades nos Estados Unidos.

É certo que a McLaren tem potencial para vencer tudo daqui até Abu Dhabi e, quem sabe, bater esse até agora implacável Verstappen.

Só tem um problema: a história da temporada 2024 está longe de obedecer qualquer lógica. Portanto, os próximos capítulos prometem.