Conheça os pilotos da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart: Alexandre Fernandes

Alexandre é de Tietê (SP), tem 23 anos e é um dos participantes da primeira etapa da Copa GP de Kart. Seu objetivo na estreia da competição? A vitória, inspirado em Rocky Balboa

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O GRANDE PRÊMIO começa, nesta terça-feira (25), a apresentar os pilotos que correrão a primeira etapa da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart, que acontecerá no dia 5 de agosto, em São Paulo.

Aquela que vai se tornar a maior competição entre kartistas amadores do país terá cinco etapas neste ano (as inscrições seguem abertas até 29 de julho para a etapa inicial) – uma por mês – e consiste de um sistema simples, em que os kartistas vão ser divididos em três categorias conforme seu peso, sendo que os três melhores colocados das quatro primeiras etapas vão disputar a final, além dos oito melhores da pontuação acumulada neste período, em 2 de dezembro. 
 
O primeiro piloto amador que o GRANDE PRÊMIO apresenta é Alexandre Fernandes, programador paulista que correrá na categoria Leves, que promete lutar pela vitória, mesmo sendo esta sua primeira competição de kart – porém ele tem uma suposta vantagem: já testou os karts do Speedland (além de sua inspiração: Rocky Balboa).

Por que resolveu participar da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart?
Sonho de criança. Sempre quis participar de algum campeonato de kart e não podia perder essa oportunidade. Ainda mais agora que moro e trabalho em São Paulo (desde fev/2016). Inclusive já fui andar nos karts do Speedland algumas vezes e retorno sempre que sobra algum tempo.

Qual seu objetivo na Copa?
Quero vencer, com certeza!. Mas também quero me divertir. Pilotar para mim serve quase como uma terapia.

Fez alguma preparação para disputar a Copa?
Sim. Eu sempre pratiquei esportes (inclusive participei de corridas de 5 km e 10 km durante a época da faculdade), mas nos últimos meses estive um tanto sedentário e sei como é cansativo e desgastante pilotar um kart, ainda mais de forma competitiva. Estou aproveitando esse mês de julho pra ganhar resistência física, então estou acordando bem cedo e indo correr nesse frio ao som de 'Eye of the Tiger' para ver se baixa o espírito Rocky Balboa.

Já disputou campeonatos amadores de kart?
Nunca. Este será o meu primeiro.

Quais são seu pilotos preferidos/referências no automobilismo?
Rubens Barrichello, sem dúvida. Cresci e virei fã de F1 vendo o Rubinho. Tinha 6 anos naquele GP da Alemanha de 2000, o suficiente para acompanhar e me lembrar. Já vi essa corrida inúmeras vezes, até decorei a narração do Galvão Bueno das últimas curvas! Fiquei bem chateado quando ele saiu do grid da F1 ao final da temporada de 2011.

Qual sua categoria preferida no automobilismo?
Sou muito fã de F1, daqueles que faz de tudo para assistir qualquer que seja o horário. Gosto também da Indy e da Stock Car.

Pilota desde que idade?
Minha primeira experiência em um kart foi aos 12 anos, no kartódromo San Marino, quando ele ainda ficava no estacionamento do shopping Parque Dom Pedro (em Campinas). Depois disso passei a cutucar os meus pais de tempos em tempos pra voltar e correr de novo.

Se for campeão, como vai comemorar?
Além de imitar aquela sambadinha do Rubinho, acho que mandar o hino (popular) do XV de Piracicaba, daí a escolha do número (ele será o n° 15). 

GRANDE FORMA DE BOTTAS NA F1 MOSTRA QUE PREVISÕES ESTAVAM ERRADAS: "NEM A PRÓPRIA MERCEDES ACREDITAVA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.