Bird faz volta mais rápida do dia e lidera segundo treino livre da F-E em Buenos Aires. Di Grassi bate, mas é terceiro

Sam Bird foi quem se saiu melhor num segundo treino livre extremamente problemático que a F-E teve no final da manhã deste sábado (18) no circuito de rua de Puerto Madero, em Buenos Aires. Lucas Di Grassi bateu, sendo apenas um dos que sofreram, mas Loïc Duval foi quem se deu pior, vendo uma roda de seu carro soltar sozinha

 
Uma segunda sessão extremamente confusa foi vista no final da manhã deste sábado (18), no circuito de rua de Puerto Madero. O treino livre derradeiro teve rodadas, batidas e até uma roda com vida própria enquanto os pilotos buscavam atalhos da pista que possam usar com ritmo de classificação e corrida. Lucas Di Grassi foi quem liderou por mais tempo, mas terminou o treino no muro enquanto Sam Bird cravou o tempo mais rápido do dia e liderou.
O piloto da Audi ABT começou na frente, abrindo um caminho de pilotos andando para descobrir os atalhos dos quais podem se aproveitar numa pista já bem conhecida para a maioria do grid. E assim, os problemas foram se acumulando. Oliver Turvey foi o primeiro, triscando o muro e atropelando um cone. Mas Bird e Mitch Evans rodaram logo na sequência.
 
Os problemas ficaram graves quando Loïc Duval entrava na curva dois e sentiu o parafuso que prendia a roda dianteira esquerda soltar do carro. Na sequência, a roda inteira foi-se embora e obrigou uma bandeira vermelha. O treino ganhou uma adição de cinco minutos pela paralisação.
Sam Bird com o carro da DS Virgin (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Felix Rosenqvist chegou a passar Di Grassi pela liderança, então, mas não tardou até que Bird batesse a carteira com um 1min08s792. E Lucas não conseguiu fazer a curva cinco, terminou enchendo a frente do carro no muro. 
"Foi um erro de pilotagem. Confio no meu pessoal e sei que eles vão consertar o carro de novo, mas o importante é que perdemos alguma quilometragem importante", falou Di Grassi após o treino, admitindo o erro.

No final, o treino foi bem parelho. Teria que descer a classificação até o 14º colocado, Stéphane Sarrazin, para achar alguém que ficou mais de 0s2 atrás do carro imediatamente à frente. 

 
A classificação acontece às 13h (de Brasília).
 

Saiba como foi o segundo treino livre do eP de Buenos Aires da F-E

Uma hora de meia depois, os carros voltaram à pista de Puerto Madero para mais voltas sob as nuvens chuvosas da capital argentina. E numa sessão de apenas 30 minutos, rapidamente todo mundo estava na pista andando com tempos bem altos.
 
Demorou cinco minutos para que as voltas começassem a se aproximar de fato do que foi visto no treino da manhã. Lucas Di Grassi se lançou à ponta marcando 1min09s054, mas com todo o pelotão bem próximo. Sébastien Buemi, claro, vinha logo atrás. Nelsinho Piquet era o terceiro – e dos dez primeiros estavam no mesmo secundo.
 
Enquanto Piquet vinha bem, Oliver Turvey teve problemas. Na realidade, o inglês também era rápido, para ser justo, mas acabou triscando o muro a 24 minutos do final e não conseguindo passar pela chicane seguinte sem destruir o cone colocado na curva. Foi o primeiro incidente da sessão.
Nelsinho Piquet (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Dois outros seguiriam, ampliando o leque de bandeiras amarelas: Mitch Evans deu uma meio rodada com a Jaguar, enquanto Sam Bird rodou completamente com a DS Virgin. Ambos estavam sozinhos, mas tentando testar os limites de uma pista que ainda acreditam ter de onde tirar depois de dois anos.

Não apenas estes que testavam os limites da pista. Daniel Abt teve de travar os pneus na curva seis para não sair da pista. Afinal, com o novo funcionamento do modo de gerenciamento de energia, tirar o máximo da pista com menos uso de energia será fundamental para o ritmo de corrida – exatamente o que os pilotos faziam na pista.
 
Faltando 14 minutos para o fim, a bandeira vermelha teve de ser flamulada quando Loïc Duval contornou a curva dois e viu sua roda simplesmente se separar do carro da Dragon e tomar uma outra direção – isso momentos após o parafuso ter se soltado. Algo que provavelmente resultará, inclusive, numa punição a ser sinalizada após a sessão para Dragon.
Mas entre a roda voadora e a bandeira vermelha, deu tempo de Felix Rosenqvist baixar o melhor tempo para 1min08s957, deixando Di Grassi para trás com a Mahindra. 
 
Assim que os boxes abriram, já com a notícia de que o treino ganharia cinco minutos adicionais, 18 dos 20 pilotos entraram imediatamente. Apenas Adam Carroll e o acidentado Duval ficaram fora. Não demorou sequer 1min30s até que mais uma rodada fosse registrada: de Maro Engel.
 
Neste momento, a quatro minutos do final, Buemi via com tempo mais rápido, mas se deparou com uma bandeira amarela em seu caminho. Exatamente por causa de Di Grassi, que parecia certo a fazer a curva cinco, mas no final das contas não conseguiu e encheu o bico do carro na barreira de proteção. Quem aproveitou foi Bird, que buscou 1min08s792 e a nova liderança.

O top-10 acabou com Bird, Rosenqvist, Di Grassi, Buemi, Robin Frijns, Piquet, Turvey, Jean-Éric Vergne, Nicolas Prost e Engel.

F-E, eP de Buenos Aires, Puerto Madero, treino livre 2: 

1 SAM BIRD ING VIRGIN 1:08.792   17
2 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:08.957 +0.165 15
3 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:09.054 +0.262 15
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:09.127 +0.335 15
5 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:09.166 +0.374 16
6 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 1:09.213 +0.421 17
7 OLIVER TURVEY ING CHINA 1:09.265 +0.473 18
8 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:09.314 +0.522 14
9 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:09.472 +0.680 13
10 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:09.596 +0.804 18
11 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:09.613 +0.821 20
12 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:09.742 +0.950 14
13 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:09.846 +1.054 12
14 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:10.140 +1.348 18
15 MA QING HUA CHN TECHEETAH 1:10.320 +1.528 17
16 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:10.480 +1.688 18
17 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:10.884 +2.092 17
18 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN 1:11.030 +2.238 17
19 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:11.486 +2.694 7
20 ADAM CARROLL IRN JAGUAR 1:11.792 +3.000 18

PADDOCK GP #65 RECEBE PIPO DERANI E FAZ PRÉVIA DO eP DA ARGENTINA DE F-E

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