Com recorde, Vettel derrota Mercedes e Red Bull e conquista pole do GP do Canadá. Líder da F1, Hamilton sai em quarto
Sebastian Vettel recolocou a Ferrari na ponta do grid e com direito a recorde de pista. O alemão voou na parte final da classificação para cravar a quarta pole-position da temporada 2018 em Montreal, palco de tradicional domínio de Lewis Hamilton
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
E Sebastian Vettel conseguiu – e com direito a recorde de pista. Depois de uma sexta-feira discreta e de ser batido por Max Verstappen no último treino livre, o ferrarista resgatou forças para cravar o melhor tempo da fase final da classificação e ficar com a pole-position do GP do Canadá. É a quarta vez em 2018 que o #5 vai sair da posição de honra e a 54ª da carreira na F1. O vice-líder do Mundial precisou andar forte para bater Mercedes e Red Bull.
Quem mais se aproximou do tetracampeão ferrarista foi Valtteri Bottas. Melhor representante da equipe prateada, o finlandês ficou a apenas 0s093 do alemão para garantir presença na primeira fila do grid. Verstappen, que liderou todos os treinos livres, acabou mesmo em quarto e vai dividir a fila 2 com Lewis Hamilton. Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo completaram os seis primeiros em uma sessão que deixou nítido um grande equilíbrio entre as três principais equipes do grid. A diferença entre Vettel, o primeiro, e Ricciardo, o sexto, ficou em 0s352.
A F1 volta neste domingo, a partir das 15h10 (de Brasília), para o GP do Canadá, a sétima etapa da temporada 2018. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL, às 14h45.
Confira a classificação do GP do Canadá
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
E a definição do grid começou nebulosa neste sábado (9). Ao menos para Romain Grosjean. Assim que o francês deixou os boxes da Haas, o motor Ferrari estourou, puxando uma nuvem de fumaça branca pelo pit-lane. O piloto sequer teve chance e logo teve o carro recolhido, colocando um ponto final às suas ambições no grid. O Q1, portanto, começava quente.
Nos minutos finais, Stroll errou na freada da última curva e não teve como tentar entrar no Q2, sendo limado imediatamente. Sirotkin também não melhor sorte. Quem também saiu foi Gasly. Ericsson e Grosjean ficaram com a última fila.
O TOP-3 EM ESTRATÉGIAS DIFERENTES
Neste cenário, Verstappen se pôs mais veloz novamente. O holandês veio em uma volta limpa para estabelecer 1min11s472. Bottas foi quem mais se aproximou nesta fase, apenas 0s042 mais lento. Vettel foi 0s052 pior e Räikkönen, 0s148 de diferença. Quem ficou mais longe foi Hamilton – 0s268 mais lento. Uma vez mais, ficou nítido o enorme equilíbrio entre as três ponteiras, apesar da distinta escolha de pneus.
A parte final do Q2 ainda viu Vettel, Räikkönen, Bottas e Hamilton saírem com os compostos hipermacios, mas ninguém melhorou suas marcas. Quem deu um passo à frente mesmo foi Ricciardo, que saltou de sexto para primeiro, com 1min11s434.
Hülkenberg também conseguiu uma boa volta no fim para se colocar em sétimo. Sainz, Ocon e Pérez também foram capazes de assegurar a classificação para o Q3. Enquanto isso, Magnussen, Hartley, Leclerc, Alonso e Vandoorne acabaram limados.
QUEM TEM MAIS GARRAFA VAZIA
A terceira e última fase da classificação viu as Mercedes abrirem a contagem. Com três parciais perfeitas, Bottas se colocou na ponta, com 1min10s857 – o melhor tempo do fim de semana até aquele momento. Räikkönen se colocou em segundo, seguido de Hamilton. Mas aí Vettel passou ainda melhor: 1min10s776.
Aí a Red Bull mandou seus dois pilotos, mas a velocidade das duas primeiras fases da classificação não apareceu. Ricciardo fez apenas o sexto tempo, enquanto Verstappen foi quarto. Dessa forma, a ordem após as primeiras tentativas era: Vettel, Bottas, Räikkönen, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Hülkenberg, Sainz, Ocon e Pérez.
Com menos de um minuto para o fim, todo mundo abriu a derradeira volta rápida em Montreal. Räikkönen já errou de cara e teve de tirar o pé. Hamilton ainda passou em terceiro, mas acabou perdendo a posição para Verstappen. Enquanto isso, Vettel acertou um belo giro para a assegurar a posição de honra do grid. Bottas passou pertinho, a 0s093, garantindo a primeira fila.
#GALERIA(8433)
F1 2018, GP do Canadá, Montreal, Grid de largada:
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:10.764 | 18 | |||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:10.857 | +0.093 | 20 | ||
3 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:10.937 | +0.173 | 16 | ||
4 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:10.996 | +0.232 | 21 | ||
5 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:11.095 | +0.331 | 20 | ||
6 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:11.116 | +0.352 | 18 | ||
7 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:11.973 | +1.209 | 15 | ||
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:12.084 | +1.320 | 14 | ||
9 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:12.168 | +1.404 | 15 | ||
10 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:12.671 | +1.907 | 13 | ||
11 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:12.606 | +1.842 | 22 | ||
12 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:12.635 | +1.871 | 17 | ||
13 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:12.661 | +1.897 | 22 | ||
14 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:12.856 | +2.092 | 14 | ||
15 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:12.865 | +2.101 | 14 | ||
16 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:13.047 | +2.283 | 8 | ||
17 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:13.590 | +2.826 | 8 | ||
18 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:13.643 | +2.879 | 10 | ||
19 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:14.593 | +3.829 | 6 | ||
20 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 0 | ||||
Tempo 107% | 1:15.717 | +4.953 |