F1
10/03/2016 16:25

Equipes da F1 aprovam nova classificação por unanimidade e consolidam mudança para sistema de ‘dança das cadeiras’

Apesar de uma resistência inicial da Ferrari, o novo treino classificatório – que precisa receber apoio unânime das equipes da F1 – foi aprovado. O sistema, que prevê eliminações a cada 90s, será aplicado já na GP da Austrália
Warm Up
Redação GP, de Porto Alegre
O novo formato de treino classificatório da F1, revelado anteriormente e marcado pelas eliminações a cada 90s, foi oficializado nesta quinta-feira (10). As equipes aprovaram a proposta da FIA por unanimidade, consolidando sua introdução já no GP da Austrália.
 
O novo sistema só pôde ser oficializado agora por causa de uma resistência da Ferrari. Se a aprovação não fosse unânime, o novo sistema seria postergado por tempo indeterminado. A escuderia de Maranello, todavia, acabou recuando e aceitou a medida da FIA.
Nova classificação será introduzida em Melbourne (Foto: Getty Images)
O radical formato estabelece que a primeira parte da classificação seja cumprida em 16 minutos. Após os primeiros sete minutos, o piloto mais lento será eliminado. Na sequência, a cada minuto e meio, o último colocado na tabela de tempos deixa a disputa, fazendo com que 15 restantes sigam para o Q2.
 
O Q2 terá 15 minutos, seguindo praticamente o mesmo mecanismo do Q1. Agora, porém, serão seis minutos até que a primeira eliminação aconteça. Depois, o tempo de 90 segundos para a próxima eliminação é mantido. Com mais sete pilotos ficando pelo caminho, os oito mais velozes chegam ao Q3.
 
Na parte derradeira da definição do grid, o tempo para a primeira eliminação cai para cinco minutos. Na sequência, o mecanismo dos 90 segundos entra em ação, até que restem os dois mais rápidos no minuto e meio final de disputa, onde será decidido o pole-position.
 
A temporada 2016 da F1 começa já no próximo dia 20, com a realização do GP da Austrália no circuito de Albert Park, em Melbourne.
 
VEJA A EDIÇÃO #19 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA STOCK CAR, F1, INDY E F-E




Últimas Notícias
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Indy
Indy
Copa Truck
Copa Truck
Endurance
Copa Truck
F1
Indy
Copa Truck
F2
Indy
Copa Truck
Indy
Indy
Copa Truck
Galerias de Imagens
Facebook