Hamilton se recupera e aproveita erro de Rosberg para vencer na Itália. Massa conquista primeiro pódio na Williams
Lewis Hamilton não fez a melhor das largadas, mas tinha o melhor carro da pista. E quando vinha para o ataque decisivo, contou com uma escapada de Nico Rosberg na variante da reta principal em Monza para superá-lo e caminhar para a vitória no GP da Itália. E Felipe Massa enfim subiu ao pódio: ficou em terceiro numa prova sem sustos
Lewis Hamilton fez as pazes – com a vitória. Não foi de ponta a ponta e nem teve uma briga propriamente dita com o companheiro e desafeto, mas foi dominante a partir do momento que o primeiro lugar do GP da Itália deste domingo (7) voltou a lhe cair no colo. Para tal, o então líder Nico Rosberg precisou entregar a paçoca na freada da curva 1, onde escapou e perdeu tempo ao pegar o atalho cheio de desvios para voltar à pista. Nem houve briga, portanto, e assim ficou até a bandeirada.
É que na largada, Hamilton despencou para a quarta colocação, sendo superado por um ousado Kevin Magnussen e um prudente Felipe Massa. Aos poucos, o inglês superou seus dois adversários para ir à caça de Rosberg. Que logo no começo da prova já tinha cometido o mesmo erro que lhe fez perder a corrida. Depois da parada, Lewis foi aconselhado a conservar os pneus e manter uma diferença de 2s5 para o companheiro. Mas nem ligou: foi para uma sequência de giros rápidos e estava quase partindo para a briga. Daí a volta 29 mudou tudo.
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Quanto a Massa, finalmente o primeiro pódio. Não havia como acompanhar as Mercedes, então o negócio foi fazer uma prova absolutamente tranquila para levar o carro da Williams ao terceiro posto. A calma também se deveu ao fato de que seu principal adversário à meta, Valtteri Bottas, conseguiu uma partida pior que a de Hamilton, caindo para décimo. O finlandês foi passando um a um antes e depois de seu pit, e ainda chegou num excelente quarto lugar.
Confira como foi o GP da Itália de F1 neste domingo
Ainda no lugar do pole um pequeno drama, Lewis Hamilton precisou trocar a asa dianteira, por conta de um pequeno dano na volta de instalação. A Mercedes trabalhou rápido, e o inglês não teve nenhum problema – teria mais à frente com o ERS. E assim lá foram os 22 pilotos para o giro de apresentação pelos 5.793 metros do icônico e veloz circuito da Lombardia.
Quando as luzes finalmente se apagaram na reta principal, Nico Rosberg saiu como um foguete da segunda colocação e, ajudado por uma má saída do colega e pole Hamilton, tratou de assegurar a ponta da corrida. E contornou com folga e tranquilidade a tão ameaçadora primeira chicane de Monza.
Já Lewis precisou lidar com as investidas das duas Williams e também de um danado Kevin Magnussen, que se colocou no meio dos quatro primeiros. Aí que, feito a primeira chicane, a ordem atrás de Rosberg era: Magnussen, Massa, Hamilton, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Hülkenberg e Kimi Räikkönen. Na confusão da largada, Bottas caiu para 11º. Também, Daniel Ricciardo e Gutiérrez não conseguiram contornar a curva 2.
Enquanto isso, Rosberg tentava abrir vantagem na ponta — 3s8 era diferença do líder com três completadas. Massa, por sua vez, superava Magnussen na quarta passagem. O dinamarquês também nada pôde fazer quando Hamilton encostou na traseira de sua McLaren #20.
Um pouco mais atrás, Vettel tentava alcançar o jovem piloto da equipe de Woking, enquanto Alonso se viu em uma dura briga com Pérez pelo sétimo posto. O espanhol ainda trabalhava ao mesmo tempo para chegar em Button. Mais atrás, Bottas tirava de Hülkenberg o décimo posto. Já Max Chilton dava adeus à prova ao escapar sozinho na segunda chicane.
Ainda no bloco dos dez primeiros, Bottas vinha escalando o pelotão. E já era o nono, depois de superar o compatriota da Ferrari. Ao mesmo tempo, Gutiérrez era chamado pela Sauber para a primeira troca de pneus da corrida. O mexicano mudou do pneu duro para o médio. Na pista, Magnussen lidava com a pressão de Vettel, que vinha em quinto. Enquanto isso, Jules Bianchi e Romain Grosjean também protagonizavam uma bela disputa no fundo do grid, ganha momentaneamente pelo francês da Marussia.
Se Hamilton já tirava diferença para Rosberg lá na frente, outro cara também abria caminho mais atrás. Bottas passou Pérez na volta 14 e Alonso na seguinte. Não teve qualquer dificuldade para superar ambos. O próximo alvo do finlandês passou a ser Button, o sexto.
Na ponta, a diferença entre Rosberg e Hamilton era de apenas 1s2. E caindo. Já Massa fazia uma corrida solitária em terceiro. A desvantagem para as impressionantes Mercedes era acima de nove segundos. Um pouco mais atrás, Bottas já era quarto.
Nesse meio tempo, os pits viram as paradas de Perez, Hülkenberg, Räikkönen, Grosjean e Alonso, todos entre as voltas de 19 e 23. Massa veio no fim da 24. E Rosberg um giro mais tarde. Hamilton e Bottas permaneceram mais uma passagem.
Lewis, líder com o pit-stop de Nico, foi aos boxes na volta 26 e optou pelos compostos duros, assim como Rosberg fizera. Bottas veio um giro antes e voltou bem no meio do bloco intermediário, que tinha Pérez e Magnussen lutando pelo sexto posto.
Mas essa ordem mudaria em duas voltas. Na passagem 29, Rosberg novamente errou a freada e passou reto na chicane. Só que aí Hamilton estava perto demais e assumiu a ponta com tranquilidade. Pouco tempo depois, para tristeza dos tifosi, Alonso surgiu lento na curva 1, parando a F14T #14. A suspeita do abandono era por uma falha de câmbio. O espanhol veio caminhando pelos pits logo depois e agradeceu no pit-wall o apoio dos ferraristas em Monza, arrancando muitos aplausos.
Voltando à briga pela ponta, líder de novo, Hamilton foi abrindo caminho à frente e, em quatro giros, já tinha 4s de vantagem para Rosberg. A Mercedes, por sua vez, pedia aos dois para cuidarem dos pneus.
Enquanto Hamilton andava forte na ponta, tentando escapar de Rosberg, Massa vinha novamente em um solitário terceiro posto. Vettel, três segundos atrás do brasileiro, ocupava o quarto lugar. O batalhador Bottas era o quinto, depois de trabalhar uma dura luta contra Magnussen, que incluiu uma passagem por dentro na primeira chicane para evitar o contato — a manobra do dinamarquês foi parar na sala dos comissários. E FIA não poupou o piloto da McLaren, aplicando um stop & go de cinco segundos.
A briga no pelotão intermediário, entretanto, continuava tensa. Depois da parada, Ricciardo também vinha forte, subindo de posições. Bottas também queria mais e já pressionava Vettel. A ultrapassagem não demorou. E Valtteri assumiu o quarto lugar na volta 40. Junto e misturado, Button também lidava com as investidas de Pérez pelo oitavo posto.
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Ricciardo passou Vettel na volta 47 depois da primeira chicane, tomando a quinta colocação. Assim, na parte final da corrida, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas, Ricciardo, Vettel, Magnussen, Pérez, Button e Raikkonen. E assim foi até o fim. Mas não sem um susto final. Na penúltima volta, Kvyat, que vinha em 11º, escapou na aproximação da primeira curva. O russo controlou bem o carro e evitou uma batida mais séria.
Punido com 5s, Magnussen não cumpriu a passagem pelos boxes, tendo optado junto à equipe por receber o acréscimo em seu tempo final de corrida. Assim, o danês caiu para o décimo lugar.
No fim, Hamilton veio balançando o carro pela reta para celebrar a sexta vitória em 2014, a primeira desde o GP da Inglaterra. Nico Rosberg foi o segundo. Felipe Massa cruzou em terceiro, conquistando o primeiro pódio do ano.
A próxima etapa da F1 aconteceu em duas semanas no GP de Cingapura.
As imagens da F1 em Monza na galeria exclusiva do GRANDE PRÊMIO
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F1, GP da Itália, Monza, final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:24:36.556 | 53 voltas | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +3.175 | ||
3 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +25.026 | ||
4 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +40.786 | ||
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +50.309 | ||
6 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +59.965 | ||
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1:02.518 | ||
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +1:03.063 | ||
9 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +1:03.535 | ||
10 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +1:06.171 | P +5s | |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +1:11.184 | ||
12 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1:12.606 | ||
13 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1.13:093 | ||
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
15 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
16 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
17 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +1 volta | ||
18 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +1 volta | ||
19 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +2 voltas | ||
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | +2 voltas | ||
14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +25 voltas | NC | ||
4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +48 voltas | NC | ||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:28.004 | volta 29 | ||
RECORDE | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:20.089 | 11/09/2004 | ||
MELHOR VOLTA | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:21.046 | 12/09/2004 |