Hamilton se recupera e aproveita erro de Rosberg para vencer na Itália. Massa conquista primeiro pódio na Williams

Lewis Hamilton não fez a melhor das largadas, mas tinha o melhor carro da pista. E quando vinha para o ataque decisivo, contou com uma escapada de Nico Rosberg na variante da reta principal em Monza para superá-lo e caminhar para a vitória no GP da Itália. E Felipe Massa enfim subiu ao pódio: ficou em terceiro numa prova sem sustos

Lewis Hamilton fez as pazes – com a vitória. Não foi de ponta a ponta e nem teve uma briga propriamente dita com o companheiro e desafeto, mas foi dominante a partir do momento que o primeiro lugar do GP da Itália deste domingo (7) voltou a lhe cair no colo. Para tal, o então líder Nico Rosberg precisou entregar a paçoca na freada da curva 1, onde escapou e perdeu tempo ao pegar o atalho cheio de desvios para voltar à pista. Nem houve briga, portanto, e assim ficou até a bandeirada.

  GRANDE PRÊMIO 'in loco' em Monza
   
   PASSO A PASSO
Confira como aconteceu neste domingo o GP da Itália de F1 em Monza
   
   NADA MUDA
Williams confirma permanência de Massa e Bottas para temporada 2015
   
   O CAMPEONATO EM NÚMEROS
Confira a classificação do Mundial de Pilotos e Construtores após o GP da Itália
   

É que na largada, Hamilton despencou para a quarta colocação, sendo superado por um ousado Kevin Magnussen e um prudente Felipe Massa. Aos poucos, o inglês superou seus dois adversários para ir à caça de Rosberg. Que logo no começo da prova já tinha cometido o mesmo erro que lhe fez perder a corrida. Depois da parada, Lewis foi aconselhado a conservar os pneus e manter uma diferença de 2s5 para o companheiro. Mas nem ligou: foi para uma sequência de giros rápidos e estava quase partindo para a briga. Daí a volta 29 mudou tudo.

Quanto a Massa, finalmente o primeiro pódio. Não havia como acompanhar as Mercedes, então o negócio foi fazer uma prova absolutamente tranquila para levar o carro da Williams ao terceiro posto. A calma também se deveu ao fato de que seu principal adversário à meta, Valtteri Bottas, conseguiu uma partida pior que a de Hamilton, caindo para décimo. O finlandês foi passando um a um antes e depois de seu pit, e ainda chegou num excelente quarto lugar.

Trio do pódio brinda com as garrafas de champanhe (Foto: Getty Images)

Confira como foi o GP da Itália de F1 neste domingo

O grid para o GP da Itália deste domingo (7) alinhou com Daniil Kvyat, Nico Hülkenberg, Adrian Sutil, Esteban Gutiérrez, Romain Grosjean e Marcus Ericsson optando pelos pneus duros, enquanto o restante do bloco intermediário foi de médios novos. Os dez primeiros, como de costume, com a versão mais macia usada. A temperatura no momento da largada era de 25ºC ambiente, enquanto na pista os termômetros registravam 55ºC. O céu azul indicava pista seca para a etapa italiana da F1. 

Ainda no lugar do pole um pequeno drama, Lewis Hamilton precisou trocar a asa dianteira, por conta de um pequeno dano na volta de instalação. A Mercedes trabalhou rápido, e o inglês não teve nenhum problema – teria mais à frente com o ERS. E assim lá foram os 22 pilotos para o giro de apresentação pelos 5.793 metros do icônico e veloz circuito da Lombardia.

Momento do início da prova em Monza (Foto: Getty Images)

Quando as luzes finalmente se apagaram na reta principal, Nico Rosberg saiu como um foguete da segunda colocação e, ajudado por uma má saída do colega e pole Hamilton, tratou de assegurar a ponta da corrida. E contornou com folga e tranquilidade a tão ameaçadora primeira chicane de Monza.

Já Lewis precisou lidar com as investidas das duas Williams e também de um danado Kevin Magnussen, que se colocou no meio dos quatro primeiros. Aí que, feito a primeira chicane, a ordem atrás de Rosberg era: Magnussen, Massa, Hamilton, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Hülkenberg e Kimi Räikkönen. Na confusão da largada, Bottas caiu para 11º. Também, Daniel Ricciardo e Gutiérrez não conseguiram contornar a curva 2.

Enquanto isso, Rosberg tentava abrir vantagem na ponta — 3s8 era diferença do líder com três completadas. Massa, por sua vez, superava Magnussen na quarta passagem. O dinamarquês também nada pôde fazer quando Hamilton encostou na traseira de sua McLaren #20. 

Um pouco mais atrás, Vettel tentava alcançar o jovem piloto da equipe de Woking, enquanto Alonso se viu em uma dura briga com Pérez pelo sétimo posto. O espanhol ainda trabalhava ao mesmo tempo para chegar em Button. Mais atrás, Bottas tirava de Hülkenberg o décimo posto. Já Max Chilton dava adeus à prova ao escapar sozinho na segunda chicane. 

Hamilton supera Massa para tentar alcançar Rosberg (Foto: Getty Images)
Na liderança, Rosberg começou a cravar volta rápida em cima de volta rápida, mas Hamilton, ainda em terceiro, dava o troco, andando no mesmo ritmo. Entre eles, apenas Massa. Não demoraria para o cenário mudar. Na oitava volta, o líder do campeonato errou a freada e passou reto na primeira chicane, perdendo parte da vantagem construída nos giros anteriores. Uma passagem depois, Lewis chegou em Felipe. A bonita ultrapassagem veio na primeira perda da chicane do fim da reta. Felipe não deu vendeu barato, mas o inglês conseguiu tomar o segundo lugar.

Ainda no bloco dos dez primeiros, Bottas vinha escalando o pelotão. E já era o nono, depois de superar o compatriota da Ferrari. Ao mesmo tempo, Gutiérrez era chamado pela Sauber para a primeira troca de pneus da corrida. O mexicano mudou do pneu duro para o médio. Na pista, Magnussen lidava com a pressão de Vettel, que vinha em quinto. Enquanto isso, Jules Bianchi e Romain Grosjean também protagonizavam uma bela disputa no fundo do grid, ganha momentaneamente pelo francês da Marussia.

Se Hamilton já tirava diferença para Rosberg lá na frente, outro cara também abria caminho mais atrás. Bottas passou Pérez na volta 14 e Alonso na seguinte. Não teve qualquer dificuldade para superar ambos. O próximo alvo do finlandês passou a ser Button, o sexto.

 
Os boxes, então, ficaram movimentados a partir da volta 19. Vettel foi o primeiro entre os ponteiros a parar. O alemão voltou à pista com os pneus duros e na 15ª posição. Quase ao mesmo tempo, Valtteri tomava o lugar do britânico Button e assumia a sexta colocação da corrida.

Na ponta, a diferença entre Rosberg e Hamilton era de apenas 1s2. E caindo. Já Massa fazia uma corrida solitária em terceiro. A desvantagem para as impressionantes Mercedes era acima de nove segundos. Um pouco mais atrás, Bottas já era quarto.

Nesse meio tempo, os pits viram as paradas de Perez, Hülkenberg, Räikkönen, Grosjean e Alonso, todos entre as voltas de 19 e 23. Massa veio no fim da 24. E Rosberg um giro mais tarde. Hamilton e Bottas permaneceram mais uma passagem.

Lewis, líder com o pit-stop de Nico, foi aos boxes na volta 26 e optou pelos compostos duros, assim como Rosberg fizera. Bottas veio um giro antes e voltou bem no meio do bloco intermediário, que tinha Pérez e Magnussen lutando pelo sexto posto. 

 
Depois das paradas dos ponteiros, a ordem era: Rosberg, Hamilton, Massa, Kvyat (ainda sem pit-stop), Vettel, Magnussen, Pérez, Bottas, Button e Alonso.

Mas essa ordem mudaria em duas voltas. Na passagem 29, Rosberg novamente errou a freada e passou reto na chicane. Só que aí Hamilton estava perto demais e assumiu a ponta com tranquilidade. Pouco tempo depois, para tristeza dos tifosi, Alonso surgiu lento na curva 1, parando a F14T #14. A suspeita do abandono era por uma falha de câmbio. O espanhol veio caminhando pelos pits logo depois e agradeceu no pit-wall o apoio dos ferraristas em Monza, arrancando muitos aplausos. 

Alonso abandonou pela primeira vez na temporada (Foto: Getty Images)

Voltando à briga pela ponta, líder de novo, Hamilton foi abrindo caminho à frente e, em quatro giros, já tinha 4s de vantagem para Rosberg. A Mercedes, por sua vez, pedia aos dois para cuidarem dos pneus.

Enquanto Hamilton andava forte na ponta, tentando escapar de Rosberg, Massa vinha novamente em um solitário terceiro posto. Vettel, três segundos atrás do brasileiro, ocupava o quarto lugar. O batalhador Bottas era o quinto, depois de trabalhar uma dura luta contra Magnussen, que incluiu uma passagem por dentro na primeira chicane para evitar o contato — a manobra do dinamarquês foi parar na sala dos comissários. E FIA não poupou o piloto da McLaren, aplicando um stop & go de cinco segundos.

A briga no pelotão intermediário, entretanto, continuava tensa. Depois da parada, Ricciardo também vinha forte, subindo de posições. Bottas também queria mais e já pressionava Vettel. A ultrapassagem não demorou. E Valtteri assumiu o quarto lugar na volta 40. Junto e misturado, Button também lidava com as investidas de Pérez pelo oitavo posto.
 

E, de tanto tentar, o mexicano conseguiu passar o inglês na segunda chicane. Mas ainda havia tempo para mais. Pouco antes, os dois, entretanto, foram superados por Ricciardo, mas em momentos diferentes da briga final da corrida — aliás, uma das mais bonitas ultrapassagens da prova foi feita pelo piloto da Red Bull. O australiano ainda tinha mais a mostrar em encostou rapidamente no colega de equipe.

Ricciardo passou Vettel na volta 47 depois da primeira chicane, tomando a quinta colocação. Assim, na parte final da corrida, a ordem era: Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas, Ricciardo, Vettel, Magnussen, Pérez, Button e Raikkonen. E assim foi até o fim. Mas não sem um susto final. Na penúltima volta, Kvyat, que vinha em 11º, escapou na aproximação da primeira curva. O russo controlou bem o carro e evitou uma batida mais séria.

Punido com 5s, Magnussen não cumpriu a passagem pelos boxes, tendo optado junto à equipe por receber o acréscimo em seu tempo final de corrida. Assim, o danês caiu para o décimo lugar.

No fim, Hamilton veio balançando o carro pela reta para celebrar a sexta vitória em 2014, a primeira desde o GP da Inglaterra. Nico Rosberg foi o segundo. Felipe Massa cruzou em terceiro, conquistando o primeiro pódio do ano.

A próxima etapa da F1 aconteceu em duas semanas no GP de Cingapura. 

 

As imagens da F1 em Monza na galeria exclusiva do GRANDE PRÊMIO


 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

F1, GP da Itália, Monza, final:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24:36.556 53 voltas
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +3.175  
3 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +25.026  
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +40.786  
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT +50.309  
6 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT +59.965  
7 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1:02.518  
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES +1:03.063  
9 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +1:03.535  
10 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES +1:06.171 P +5s
11 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT +1:11.184  
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1:12.606  
13 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT +1.13:093  
14 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT +1 volta  
15 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI +1 volta  
16 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT +1 volta  
17 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT +1 volta  
18 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI +1 volta  
19 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI +2 voltas  
20 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT +2 voltas  
  14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI +25 voltas NC
  4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI +48 voltas NC
               
MELHOR VOLTA LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:28.004 volta 29
               
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:20.089 11/09/2004
MELHOR VOLTA RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:21.046 12/09/2004

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.