Massa avalia falha de Hamilton na largada do GP do Japão: “Hoje é muito mais fácil cometer erros”

A largada do GP do Japão praticamente decidiu os rumos da corrida, com Lewis Hamilton falhando no momento crucial, deixando o caminho livre para Nico Rosberg chegar à vitória em Suzuka. Felipe Massa entende que, nos dias de hoje na F1, é muito mais fácil cometer erros como o de Hamilton no último domingo

Felipe Massa analisou o quão difícil a F1 se tornou nos últimos tempo em relação às largadas. Muitas vezes, como no último GP do Japão, é justamente a largada quem decide os rumos dos GPs. Em Suzuka, Nico Rosberg largou na pole e manteve bem a liderança, enquanto Lewis Hamilton não conseguiu tracionar bem e despencou de segundo para oitavo, praticamente deixando o caminho livre para um novo triunfo do rival, que abriu 33 pontos na liderança do Mundial de Pilotos.
 
“Uma área que segue sendo muito decisiva é o começo da corrida, e vimos o quão isso é importante na luta pelo título de campeão entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Hoje em dia, é muito mais fácil cometer erros porque, no passado, tínhamos duas borboletas de embreagem no volante e podíamos fazer ajustes na volta de apresentação”, comentou Massa em coluna escrita ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.

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Massa entende que é muito mais fácil hoje que os pilotos cometam erros nas largadas da F1 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Hoje em dia, os pilotos contam com pouco auxílio externo por parte das equipes em razão das restrições nas comunicações via rádio. “Os engenheiros estavam lendo o valor da tração em tempo real depois dos nossos treinos de largada. Depois disso, eles nos diziam pelo rádio que configurações precisávamos fazer”, salientou.
 
“Desde que os regulamentos técnicos mudaram para este ano, o processo se tornou mais delicado, porque é o piloto que precisa entender como precisa ajustar as definições para si. Em Monza, por exemplo, fiz o clássico burnout [técnica que consiste em deixar o carro acelerado de uma forma a esquentar os pneus traseiros antes da largada para tracionar melhor] antes de alinhar para largar e sabia que havia muito pouca aderência julgando pela grande quantidade de fumaça que meus pneus traseiros geraram”, explicou.
 
“Por isso, decidi ser muito cauteloso ao liberar a embreagem, e quando as luzes se apagaram, tudo funcionou bem. Vi vários dos meus adversários patinando. É por isso que os pilotos ainda cometem erros, e acho que neste ano todos os pilotos já erraram nisso pelo menos uma vez. Rosberg tem feito um bom trabalho. Existem pilotos que podem gerenciar e entender melhor os níveis de aderência no asfalto”, complementou o brasileiro.
 
“Como o GP do Japão mostrou, a largada é um elemento do fim de semana de corrida que pode fazer toda a diferença”, concluiu.
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