Na Garagem: Massa é 3º no GP da Europa e vai ao pódio pela 1ª vez na carreira na F1

Faz dez anos que Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez no Mundial de F1. O brasileiro levou o troféu de terceiro lugar no GP da Europa de 2006, em Nürburgring

A ida de Felipe Massa para o lugar de Rubens Barrichello na Ferrari gerou empolgação a respeito do que o então jovem brasileiro poderia fazer. Depois de um ano de estreia difícil em 2002, ele voltou à Sauber em 2004 e então teve duas boas temporadas para se firmar na F1. O desempenho lhe rendeu a oportunidade em Maranello.
 
Para que o primeiro pódio viesse, entretanto, foi preciso esperar cinco corridas. Massa estreou até que bem, conseguindo um lugar na primeira fila do grid logo na primeira corrida, no Bahrein, mas terminou fora dos pontos na abertura. As duas corridas seguintes foram mais complicadas, na Austrália e na Malásia, e a recuperação veio em San Marino, largando e chegando em quarto.
 
E então a F1 desembarcou na Alemanha para o GP da Europa, em Nürburgring. A briga pelo título já ia se desenhando entre Fernando Alonso e Michael Schumacher, e o espanhol fez a pole.
O primeiro pódio de Massa na F1, na companhia de Schumacher, Alonso e Ross Brawn (Foto: Ferrari)
Na corrida, Schumacher ganhou a dianteira na segunda rodada de pit-stops. Massa, por sua vez, foi se mantendo em terceiro e sem dar chances para a aproximação de Kimi Räikkönen na McLaren.
 
Na linha de chegada, Schumacher venceu com 3s7 de vantagem para Alonso. Massa ficou só 0s7 atrás da Renault, e só 0s4 à frente de Kimi. A ocasião coincidiu com o primeiro fim de semana em que Massa trabalhou com o engenheiro Rob Smedley em uma corrida. O italiano Gabriele delli Colli havia começado o ano na função, mas ele e o piloto não se deram bem, e Felipe pediu a Ross Brawn para que pudesse trabalhar junto com o inglês que havia sido responsável por seu carro nos testes de inverno.
 
O troféu foi o primeiro de seis que Massa levou para casa em 2006, seu primeiro ano de Ferrari, e de um total de 41 na carreira. O mais recente deles foi no GP da Itália de 2015.
 
Entre os pilotos brasileiros, apenas Ayrton Senna (80), Rubens Barrichello (68) e Nelson Piquet (60) tiveram mais pódios que Massa ao longo da carreira.
O primeiro pódio de Massa na F1 foi conquistado em Nürburgring (Foto: Ferrari)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.