Ricciardo dá volta lançada no fim da manhã para assumir liderança em Barcelona. Massa fica com sexto lugar
Com pneus macios e carro aparentemente sem combustível, Daniel Ricciardo cravou a melhor volta do período da manhã em Barcelona nesta sexta-feira (20): 1min24s574
Daniel Ricciardo foi o piloto mais rápido de uma pacata, gelada e sonolenta manhã de testes no Circuito da Catalunha nesta sexta-feira (20).
O australiano deu uma volta lançada usando pneus macios já na última hora antes da pausa para o almoço para assumir a liderança da sessão. O tempo: 1min24s574, apenas 0s010 inferior ao de Kimi Räikkönen, que também usou pneus macios. Sergio Pérez foi o terceiro com a Force India, fazendo uso de compostos supermacios no VJM07, ainda o modelo do ano passado.
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Ricciardo provocou a única interrupção do dia, tão breve que nem afetou a vida de ninguém. Um minuto de bandeira vermelha após a Red Bull parar no fim do pit-lane e ser empurrada de volta aos boxes pelos mecânicos. Depois disso, o australiano passou mais de uma hora apenas entrando e saindo dos boxes para prática de pit-stops. Foram dezenas de repetições, algumas delas incluindo trocas do aerofólio dianteiro.
Este foi um dia que começou bastante frio em Barcelona. A temperatura era inferior a 3ºC quando a bandeira verde autorizou o início dos trabalhos. E o pico, pouco após as 12h, beirou os 11ºC.
Isso pareceu esfriar um pouco as coisas. Todos os nove carros presentes ao circuito andaram de acordo com suas necessidades.
Quem menos deixou os boxes foi o espanhol Fernando Alonso, com a McLaren. O motor Honda ainda necessita de uma peça que só chegará para os trabalhos de amanhã, portanto, com uma precaução extra. E, nisso, o espanhol deu 28 voltas pela manhã, incluindo um long-run.
Na ponta de cima da tabela de km percorridos, destaque para Daniel Ricciardo e suas seis dezenas de giros com a Red Bull. A equipe, junto da Renault, enfim vai conseguindo se manter livre de falhas mecânicas. Mas claro que a Mercedes de Nico Rosberg se saiu muito bem neste quesito — o alemão foi o primeiro a completar 60 voltas.
Massa seguiu a rotina normal da Williams, sem abusar das voltas, e terminou com um melhor tempo de 1min26s927, registrado com pneus duros.
O único reserva que participa dos trabalhos é o inglês Jolyon Palmer, campeão da GP2 em 2014, pela Lotus. Está em oitavo lugar, sem andar muito em termos de quantidade.
Os treinos terão sequência até as 15h (de Brasília) nesta sexta-feira. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.
F1, Treinos coletivos, Barcelona, dia 2, manhã:
1 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:24.574 | 63 | |
2 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:24.584 | +0.010 | 46 |
3 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:24.702 | +0.128 | 44 |
4 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:25.556 | +0.982 | 65 |
5 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:26.387 | +1.813 | 28 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:27.204 | +2.630 | 47 |
7 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:27.334 | +2.760 | 58 |
8 | 34 | JOLYON PALMER | ING | LOTUS MERCEDES | 1:28.128 | +3.554 | 31 |
9 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:28.945 | +4.371 | 41 |
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A derrota para Lewis Hamilton no campeonato de 2014 fez Nico Rosberg se mexer para encontrar formas de voltar mais forte em 2015 para conquistar o tão sonhado título da F1. E a preparação vai além de aspectos técnicos da pilotagem e dos carros: até a respiração foi alvo de treinamento por parte do alemão durante o inverno europeu. “Eu tentei melhorar já ao final do GP de Abu Dhabi, que foi porque eu realmente quis participar dos testes depois daquela corrida”, diz Nico ao ser perguntado pelo GRANDE PRÊMIO.
Com a nova filosofia do carro de F1 ‘size-zero’ e procurando uma forma de alcançar a Mercedes em busca de vitórias, a McLaren optou por arriscar no projeto do MP4-30. Até aqui, vem garantindo que está tudo bem. Mas falta andar pra valer, e é preciso mostrar evolução nos testes em Barcelona.
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