Rosberg acha volta perfeita para bater Hamilton e larga na pole no GP do Japão. Massa sai em quarto

Nico Rosberg é o pole (e provável vencedor) do GP do Japão. O alemão impôs-se sobre Lewis Hamilton na classificação deste sábado e pode herdar a vitória caso a previsão do tempo acerte em relação ao forte tufão que está chegando no país. Felipe Massa larga atrás do parceiro Valtteri Bottas em quarto

Os treinos livres indicavam claramente que, na classificação deste sábado (4) em Suzuka, só um tufão empurrando os demais carros como um turbo seria capaz de tirar da primeira fila a dupla da Mercedes. Naquela briga de sempre, décimo para lá e para cá, os dois se revezaram na liderança nas duas primeiras partes da classificação, sem apontar um favorito claro à pole. Mas na hora decisiva, Nico Rosberg soube encaixar a volta perfeita – isto é, com os três melhores setores da pista – para se impor diante de Lewis Hamilton, quase 0s2, e largar na frente no GP do Japão.

E com a previsão da hecatombe, com o agora supertufão, a pole pode significar de cara a vitória na corrida deste domingo. Se Nico completar duas voltas, atrás do safety-car, consegue 12,5 pontos e torna a passar o parceiro na classificação geral por 0.5 ponto.
 
Dentre os carros deste planeta, a briga da Williams voltou a ser forte, mas desta vez com Valtteri Bottas melhor que Felipe Massa. Quase 0s4 separaram os dois, que dividem a segunda fila em Suzuka. Fernando Alonso e Daniel Ricciardo vêm logo atrás.
Nico Rosberg durante a classificação em Suzuka (Foto: Getty Images)

Confira como foi a classificação deste sábado do GP do Japão de F1

 
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A primeira fase da classificação em Suzuka começou com o herói local Kamui Kobayashi puxando o pelotão, que tinha também Daniil Kvyat, Jean-Éric Vergne, Nico Hülkenberg e Sergio Pérez. Pouco tempo depois, Nico Rosberg veio também, trazendo Lewis Hamilton e as Williams. Lotus e Marussia também se juntaram ao grupo.

Nessa agitação aí, Vergne foi o primeiro a conseguir tempo cronometrado. O francês se colocou na ponta com 1min35s729. Hülk, Kvyat, Gutiérrez, Maldonado, Pérez, Grosjean, Bianchi, Kobayashi e Chilton. A maioria ainda com os pneus duros nesses primeiros minutos. Apenas a Caterham, a Marussia e Adrian Sutil optaram por já lançar mãos dos compostos médios.

Enquanto a Red Bull ainda se mantinha nos boxes, assim como Ericsson, Hamilton e Rosberg se colocaram na ponta. O inglês virou 1min33s611, superando em 0s060 o colega de equipe. Bottas também surgiu forte, com 1min34s301, marca que o colocou em terceiro, um décimo melhor que Felipe Massa.

Fernando Alonso registrou o quinto tempo e foi seguido por Kevin Magnussen e Jenson Button. Aí finalmente os atuais campeões mandaram seus dois pilotos à pista. E Sebastian Vettel saltou para oitavo, uma posição melhor que o companheiro Daniel Ricciardo. Vergne era o décimo, à frente de Kimi Räikkönen, Hülk, Kvyat, Gutiérrez, Sutil, Maldonado e Grosjean. Na linha do desespero, Pérez vinha em 18º, à frente de Marcus Ericsson, Kobayashi, Bianchi e Chilton.

Aí o mexicano da Force India e pilotos da Toro Rosso logo optaram pelos médios, como última cartada para escapar da zona de eliminação. Romain Grosjean seguiu os rivais, assim como Kimi Räikkönen, que precisou trocar o motor, e a dupla da Sauber.

E o que aconteceu foi o seguinte: Pérez aproveitou bem os compostos de risca branca e pulou para décimo, mas acabou caindo para 12º, devido à ascensão de Raikkonen (sétimo) e Hulkenberg (oitavo), que entraram no top-10.

No fim, Maldonado, que vai perder cinco posições por ter trocado o quinto motor, Grosjean, Ericsson, Bianchi, Kobayashi e Chilton foram limados. Adrian Sutil conseguiu se salvar com 1min35s736 no instante final.

Lá na frente, Hamilton (1min33s611), Rosberg, Bottas, Massa, Alonso, Magnussen, Räikkönen, Hülkenberg, Button, Vergne, Kvyat, Gutiérrez, Pérez, Vettel, Ricciardo e Sutil se classificaram para o Q2.

O Q2

Quando a luz verde autorizou o início da segunda fase da classificação, Sergio Pérez, Adrian Sutil e Valtteri Bottas foram os primeiros a deixar os pits. Felipe Massa veio na sequência, seguido pelos dois carros da Mercedes, Kimi Räikkönen, Fernando Alonso e Nico Hülkenberg. E todo mundo já devidamente calçado com pneus médios.

E o primeiro tempo cronometrado foi feito por Sutil, com 1min36s656. Mas aí Bottas surgiu com um ótimo 1min33s801, trazendo Massa em segundo. Só que nada disso adiantou muito quando Rosberg e Hamilton viraram suas primeiras voltas rápidas. Preciso, o alemão pulou para a frente, com 1min32s950 — até esse momento, a melhor marca do fim de semana.

Hamilton, por sua vez, cravou 1min32s982, para se colocar na cola do rival. Bottas, Alonso, Massa, Räikkönen, Button, Pérez, Vettel e Ricciardo completavam os dez primeiros. Mas isso mudou rapidinho. Isso porque Kvyat pulou para décimo, tirando Vettel da zona de classificação.

Aí, depois de uma breve pausa, quase todo mundo voltou para os giros finais e decisivos do Q2. Bottas de novo foi um dos primeiros a deixar as garagens, logo à frente de Vettel, que já estava na linha da eliminação. Enquanto isso, os dois pilotos da Mercedes preferiram acompanhar dos boxes os instantes finais — foram os únicos que não saíram, aliás.

A parte final ainda viu Massa assegurar o quarto posto, atrás de Rosberg, Hamilton e Bottas. Alonso ficou mesmo em quinto, com Magnussen pulando para sexto. Ricciardo ainda assegurou o sétimo lugar, à frente de Button e Räikkönen. Vettel se segurou em décimo, completando os classificados para a disputa da pole. Assim sendo, Vergne ficou com o 11º posto do grid, à frente de Pérez, Kvyat, Hülk, Sutil e Gutiérrez.

Felipe Massa durante a classificação em Suzuka neste sábado (Foto: Getty Images)

O Q3

Uma vez mais, Valtteri Bottas se recusou a perder tempo e tratou de ser o primeiro a ir à pista assim que o Q3 começou em Suzuka. Aí Fernando Alonso, Felipe Massa, Nico Rosberg, Lewis Hamilton vieram na sequência. Um pouco mais tarde, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Jenson Button se juntaram ao grupo. Kimi Räikkönen foi o único que não saiu nessa primeira parte.

Enquanto isso, Bottas já tirava todo o proveito da pista limpa à sua frente, virando parciais expressivas. Massa vinha um pouco mais atrás. Aí o finlandês cravou 1min33s329. E Felipe surgia com 1min33s527. 1-2 para a Williams, portanto. Só que não durou.

Muito veloz, Rosberg assinalou 1min32s629, saltando para a ponta, evidentemente. Hamilton bem que tentou, mas acabou seu primeiro giro a 0s3 do colega, na segunda posição. Bottas e Massa vinham logo atrás. Destaque aqui para a enorme diferença da Mercedes para Felipe: 0s8. Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Vettel completavam a lista.

Os três minutos finais do Q3 viram Vettel, Bottas, Alonso e Rosberg saíram quase juntos, com o alemão na dianteira. Hamilton esperou um pouco mais para deixar as garagens da Mercedes.

Coadjuvante, Seb alcançou apenas sexta posição, com 1min34s432, sendo superado logo em seguida por Ricciardo, que, pulou para sexto. O tetracampeão ainda perderia posições para Magnussen e Button, ficando apenas em nono, à frente de Räikkönen.

Bottas melhorou lá na frente, mas não pôde fazer frente às duas Mercedes. Massa assegurou a segunda fila, com o quarto posto, enquanto Alonso foi o quinto.


A briga da pole, claro, ficou restrita aos pilotos prateados. Rosberg veio muito forte, baixou sua própria marca em 0s123, para virar o tempo que lhe deu a posição de honra do grid: 1min32s506. Hamilton ficou a 0s197 do colega. Mais uma vez, os dois protagonistas vão dividir a primeira fila do grid. A largada está marcada para as 3h (de Brasília) deste domingo.

Depois do treino, Jean-Éric Vergne teve seu motor trocado, o que lhe faz despencar dez posições no grid e largar em 21º.

 

F1, GP do Japão, Suzuka, grid de largada:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:32.506   13
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:32.703 +0.197 13
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:33.128 +0.622 16
4 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:33.527 +1.021 16
5 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:33.740 +1.234 16
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT   1:34.075 +1.569 17
7 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES   1:34.242 +1.736 16
8 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:34.432 +1.926 17
9 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:34.548 +2.042 17
10 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:34.900 +2.394 16
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:35.089 +2.583 13
12 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:35.092 +2.586 13
13 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:35.099 +2.593 14
14 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:35.364 +2.858 14
15 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:35.681 +3.175 14
16 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT   1:35.984 +3.478 10
17 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT   1:36.813 +4.307 6
18 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI   1:36.943 +4.437 8
19 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:37.015 +4.509 9
20 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI   1:37.481 +4.975 8
21 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT P +10 1:34.984 +2.478 13
22 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT P +10 1:35.917 +3.411 9
    TEMPO 107% Q1     1:40.163 +7.657  
                 
RECORDE FELIPE MASSA BRA FERRARI 248 F1   1:29.599 07/10/2006  
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MP4-20   1:31.540 09/10/2009  

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