Sirotkin voa no final, supera Giovinazzi por apenas 0s006 e garante pole-position da GP2 na Áustria

Sergey Sirotkin fez um belo tempo e, na sequência, contou com a sorte em duas ocasiões. Primeiro quando Antonio Giovinazzi não o superou por 0s006; e depois quando Pierre Gasly foi bloqueado por Alex Lynn durante sua volta rápida

Sergey Sirotkin ainda não venceu em 2016 com o ótimo equipamento da ART, mas terá outra oportunidade de ouro neste fim de semana. O russo voou no treino classificatório da GP2, nesta sexta-feira (1º), levando a pole-position por apenas 0s006. Esta foi a margem que separou Sirotkin de Antionio Giovanazzi, que tanto tentou, mas não foi capaz de roubar a primeira colocação no grid.
 
A dupla claramente tinha velocidade para brigar pela pole, mas também é verdade que se beneficiou pelos problemas de Pierre Gasly. O francês sofreu com tráfego em sua duas voltas rápidas, não melhorou o tempo registrado ainda no começo da classificação, e vai largar em terceiro.
 
Luca Ghiotto se superou e levou a quarta colocação no grid, sua melhor posição de largada na GP2. Artem Markelov e Raffaele Marciello preenchem a terceira fila.
Sergey Sirotkin (Foto: GP2 Media)
A ordem do treino classificatório, todavia, não será a mesma ordem da largada. Três pilotos foram punidos por atitudes inadequadas: o malaio Nabil Jeffri perde três posições por ignorar bandeiras amarelas; Sergio Canamasas e Nicholas Latifi perdem três cada por bloquear pilotos em voltas rápidas.
 
A largada da corrida 1 da GP2 está marcada para este sábado (2).
 
Saiba como foi o treino classificatório da GP2
 
O treino classificatório da GP2 seria realizado com uma pista majoritariamente seca, mas ainda perigosa. Após o temporal que marcou o TL2 da F1, as zebras do Red Bull Ring acumularam água e a aderência do asfalto se perdeu.
 
O primeiro ciclo e voltas rápidas, todavia, foi bastante competitivo. Norman Nato foi o primeiro líder da sessão, registrando 1min15s131. O tempo logo foi superado por Sergey Sirotkin, já com 1min14s111.
 
Estava ficando claro que, por causa do processo de aquecimento dos pneus, a segunda volta rápida era muito melhor do que a primeira. Isso foi percebido em Pierre Gasly, que superou Sirotkin ao marcar 1min13s975.
Antonio Giovinazzi (Foto: GP2 Media)
Com 20 minutos de treino restando, o top-5 também contava com Sirotkin, Antonio Giovinazzi, Raffaele Marciello e Oliver Rowland. Tal ordem ainda deveria mudar muito em questão de minutos.
 
Mas seriam apenas os últimos minutos. Todos os pilotos optaram por passar 10 minutos parados nos boxes, reservando o melhor set de pneus para os momentos decisivos da classificação.
 
Com 4 minutos para o fim, Sirotkin começou a voar. O russo baixou o tempo da pole para 1min13s663. Giovinazzi, em grande fase, ficou atrás do rival por apenas 0s006 e levou a segunda colocação temporariamente. Gasly, por sua vez, sofria com o tráfego e não era capaz de melhorar seu tempo, ficando estacionado em terceiro.
 
1 SERGEY SIROTKIN RUS ART   1:13,663
2 ANTONIO GIOVINAZZI ITA PREMA   1:13,669
3 PIERRE GASLY FRA PREMA   1:13,809
4 LUCA GHIOTTO ITA TRIDENT   1:14,091
5 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME   1:14,099
6 RAFFAELE MARCIELLO ITA RUSSIAN TIME   1:14,184
7 OLIVER ROWLAND ING MP   1:14,316
8 ALEX LYNN ING DAMS   1:14,387
9 NORMAN NATO FRA RACING ENGINEERING   1:14,456
10 MITCH EVANS NZL PERTAMINA CAMPOS   1:14,576
11 MARVIN KIRCHHÖFER ALE CARLIN   1:14,647
12 ARTHUR PIC FRA RAPAX   1:14,668
13 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING   1:14,815
14 NABIL JEFFRI MAL ARDEN P+3 1:14,626
15 RENÉ BINDER AUT ART   1:14,886
16 GUSTAV MALJA SUE RAPAX   1:15,020
17 SERGIO CANAMASAS ESP CARLIN P+3 1:14,832
18 SEAN GELAEL INA PERTAMINA CAMPOS   1:15,112
19 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS P+3 1:14,958
20 DANIËL DE JONG HOL MP   1:15,307
21 JIMMY ERICSSON SUE ARDEN   1:15,531
22 PHILO PAZ ARMAND INA TRIDENT   1:15,675
23 RICHIE STANAWAY JAP STATUS   1:15,853
24 MARLON STÖKINGER SUI STATUS   1:16,159
 
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.