Sergey Sirotkin ainda não venceu em 2016 com o ótimo equipamento da ART, mas terá outra oportunidade de ouro neste fim de semana. O russo voou no treino classificatório da GP2, nesta sexta-feira (1º), levando a pole-position por apenas 0s006. Esta foi a margem que separou Sirotkin de Antionio Giovanazzi, que tanto tentou, mas não foi capaz de roubar a primeira colocação no grid.
A dupla claramente tinha velocidade para brigar pela pole, mas também é verdade que se beneficiou pelos problemas de Pierre Gasly. O francês sofreu com tráfego em sua duas voltas rápidas, não melhorou o tempo registrado ainda no começo da classificação, e vai largar em terceiro.
Luca Ghiotto se superou e levou a quarta colocação no grid, sua melhor posição de largada na GP2. Artem Markelov e Raffaele Marciello preenchem a terceira fila.
Sergey Sirotkin (Foto: GP2 Media)
A ordem do treino classificatório, todavia, não será a mesma ordem da largada. Três pilotos foram punidos por atitudes inadequadas: o malaio Nabil Jeffri perde três posições por ignorar bandeiras amarelas; Sergio Canamasas e Nicholas Latifi perdem três cada por bloquear pilotos em voltas rápidas.
A largada da corrida 1 da GP2 está marcada para este sábado (2).
Saiba como foi o treino classificatório da GP2
O treino classificatório da GP2 seria realizado com uma pista majoritariamente seca, mas ainda perigosa. Após o temporal que marcou o TL2 da F1, as zebras do Red Bull Ring acumularam água e a aderência do asfalto se perdeu.
O primeiro ciclo e voltas rápidas, todavia, foi bastante competitivo. Norman Nato foi o primeiro líder da sessão, registrando 1min15s131. O tempo logo foi superado por Sergey Sirotkin, já com 1min14s111.
Estava ficando claro que, por causa do processo de aquecimento dos pneus, a segunda volta rápida era muito melhor do que a primeira. Isso foi percebido em Pierre Gasly, que superou Sirotkin ao marcar 1min13s975.
Antonio Giovinazzi (Foto: GP2 Media)
Com 20 minutos de treino restando, o top-5 também contava com Sirotkin, Antonio Giovinazzi, Raffaele Marciello e Oliver Rowland. Tal ordem ainda deveria mudar muito em questão de minutos.
Mas seriam apenas os últimos minutos. Todos os pilotos optaram por passar 10 minutos parados nos boxes, reservando o melhor set de pneus para os momentos decisivos da classificação.
Com 4 minutos para o fim, Sirotkin começou a voar. O russo baixou o tempo da pole para 1min13s663. Giovinazzi, em grande fase, ficou atrás do rival por apenas 0s006 e levou a segunda colocação temporariamente. Gasly, por sua vez, sofria com o tráfego e não era capaz de melhorar seu tempo, ficando estacionado em terceiro.
1 |
SERGEY SIROTKIN |
RUS |
ART |
|
1:13,663 |
2 |
ANTONIO GIOVINAZZI |
ITA |
PREMA |
|
1:13,669 |
3 |
PIERRE GASLY |
FRA |
PREMA |
|
1:13,809 |
4 |
LUCA GHIOTTO |
ITA |
TRIDENT |
|
1:14,091 |
5 |
ARTEM MARKELOV |
RUS |
RUSSIAN TIME |
|
1:14,099 |
6 |
RAFFAELE MARCIELLO |
ITA |
RUSSIAN TIME |
|
1:14,184 |
7 |
OLIVER ROWLAND |
ING |
MP |
|
1:14,316 |
8 |
ALEX LYNN |
ING |
DAMS |
|
1:14,387 |
9 |
NORMAN NATO |
FRA |
RACING ENGINEERING |
|
1:14,456 |
10 |
MITCH EVANS |
NZL |
PERTAMINA CAMPOS |
|
1:14,576 |
11 |
MARVIN KIRCHHÖFER |
ALE |
CARLIN |
|
1:14,647 |
12 |
ARTHUR PIC |
FRA |
RAPAX |
|
1:14,668 |
13 |
JORDAN KING |
ING |
RACING ENGINEERING |
|
1:14,815 |
14 |
NABIL JEFFRI |
MAL |
ARDEN |
P+3 |
1:14,626 |
15 |
RENÉ BINDER |
AUT |
ART |
|
1:14,886 |
16 |
GUSTAV MALJA |
SUE |
RAPAX |
|
1:15,020 |
17 |
SERGIO CANAMASAS |
ESP |
CARLIN |
P+3 |
1:14,832 |
18 |
SEAN GELAEL |
INA |
PERTAMINA CAMPOS |
|
1:15,112 |
19 |
NICHOLAS LATIFI |
CAN |
DAMS |
P+3 |
1:14,958 |
20 |
DANIËL DE JONG |
HOL |
MP |
|
1:15,307 |
21 |
JIMMY ERICSSON |
SUE |
ARDEN |
|
1:15,531 |
22 |
PHILO PAZ ARMAND |
INA |
TRIDENT |
|
1:15,675 |
23 |
RICHIE STANAWAY |
JAP |
STATUS |
|
1:15,853 |
24 |
MARLON STÖKINGER |
SUI |
STATUS |
|
1:16,159 |
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.