Dixon se vale de estratégia diferente, sai do fim do grid e vence pela quinta vez em Mid-Ohio. Castroneves é 19º

Saindo do 22º lugar, Scott Dixon aproveitou safety-car, fez estratégia diferente e conseguiu levar vantagem para os que largaram nas primeiras posições. Foi a quinta vitória de Dixon em Lexington. Will Power retoma a liderança da temporada das mãos de Helio Castroneves

Scott Dixon é o rei de Mid-Ohio. A estratégia traçada foi de quem conhece a pista e a prova como ninguém, algo condizente com o piloto quem ganhou cinco das últimas oito provas no traçado de Lexington. O neozolandês classificou rigorosamente no último lugar, após a chuva do sábado. Mas, neste domingo (3), impôs um caminho diferente que deu certo e permitiu que o #9 recebesse a quadriculada à frente de todos os outros.
 
O 'pulo do gato' foi quando Takuma Sato rodou e fez necessário que o safety-car, na pista desde que Ryan Hunter-Reay rodara minutos antes, permanecesse e desse a oportunidade de todos irem aos boxes. Dixon já havia parado no início da prova, não foi e passou a ser líder. 
 
Depois, foi pressionado por Josef Newgarden. Mas, quando liderava o #67 teve problemas em sua parada nos boxes e ainda sofreu uma punição por excesso de velocidade. Aí, então, não teve para mais ninguém. Dixon abriu e não deu chances para Sébastien Bourdais alcançá-lo.
 
Bourdais se manteve nas primeiras posições em todo o tempo, sendo de fato ultrapassado apenas por Newgarden. Mas, após os problemas no pit-stop da volta 66, a corrida do americano terminou de forma melancólica, na 12ª posição. 
 
Completando o pódio veio James Hinchcliffe, que também largou lá atrás, em 17º, mas pulou na frente logo no começo quando Tony Kanaan e Michael Andretti se tocaram. O #27 aproveitou e buscou dez posições enquanto os carros desviavam no acidente da primeira volta.
Scott Dixon na ponta em Mid-Ohio: o neozolandês se manteve assim até o final (Foto: GettyImages)
Carlos Muñoz, Graham Rahal e Will Power completaram o top-6, com o piloto da Penske indo a 548 pontos e tomando a liderança do campeonato de Helio Castroneves, que chegou a 544 com os pontos marcados com o 19º lugar e mais um tento extra pela melhor volta da corrida, feita na volta 86. 
 
Castroneves praticamente nem participou da corrida, pois um problema eletrônico fez com que ele fosse aos boxes ainda na bandeira amarela. A demora no ajuste da Penske fez com que o #3 começasse sua prova com cinco voltas de defasagem para o resto. 
 
A Indy volta em duas semanas, dia 17 de agosto, em Milwaukee, no estado americano de Wisconsin.

Confira como foi a corrida em Mid-Ohio:

O final de semana de Helio Castroneves estava bem complicado desde sexta-feira, mas o 15º lugar na classificação iria piorar ainda antes que a bandeira verde fosse assinalada. Um problema com o acelerador eletrônico e o líder do campeonato foi para os boxes ainda na bandeira amarela.
 
E a largada não foi para menos. Tony Kanaan tentou ganhar a segunda colocação de Josef Newgarden, mas faltou espaço para os dois e o #10 acabou à deriva na pista. Vindo de trás, Marco Andretti não teve como desviar. O carro de Andretti ainda tocou Takuma Sato, que passou apesar do problema. Fim de corrida para Kanaan e Andretti.
 
Bandeira amarela, e Juan Pablo Montoya, Scott Dixon e Charlie Kimball, que acabaram tocados por parte dos carros batidos, foram aos boxes, onde permanecia Castroneves, com a sua prova totalmente arruinada. Primeira volta e os dois pilotos brasileiros já tinham visto suas chances de brigar na frente encerrarem.
 
Antes que a bandeira verde fosse dada, Kimball foi de novo aos boxes. Na quinta volta, enfim, bandeira verde. E Castroneves atrás do pelotão, quatro voltas atrás.
Batida entre Andretti e Kanaan logo no inicio da prova (Foto: AP)
A confusão da batida causou mudanças no pelotão. Sébastien Bourdais e Josef Newgarden seguiam na frente, seguidos por Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal e Carlos Hurtas. Carlos Muñoz, que caíra para sétimo lugar, fez as honras com a primeira ultrapassagem, sobre James Hinchcliffe, que se aproveitou do acidente para ganhar dez posições. Linda passada por fora, aliás.
 
Mike Conway precisou fugir do carro descontrolado de Kanaan na largada, caindo para a 15ª colocação. Mas rapidamente o piloto da Carpenter passou Dixon, Wilson e colou em Ryan Briscoe cheio de más intenções.
 
Wilson e Dixon logo foram aos pits, o segundo do neozolandês. Dessa vez, em nome da estratégia, com ambos voltando atrás, em 17º e 18º, respectivamente. Atrás deles, só Jack Hawksworth, que já parara e Castroneves, que disputava uma corrida particular.
 
Os carros foram começando a parar nos boxes, até premeturamente se levar em consideração que quase todos já haviam parado nos boxes após 15 voltas numa prova que tem 90 de duração.
 
A KV mostrou claramente sua estratégia de  manter os carros na pista. Não só Bourdais resistia na frente, como Sebastián Saavedra já era o quarto. Na volta 22, os dois da KV, mais Hunter-Reay, Huertas e Conway seguiam bravamente.
 
No entanto, quando Saavedra parou, no giro 26, voltou em décimo, mas logo teve de retornar aos boxes. Um problema na pressão de óleo obrigou o novato colombiano a abandonar a prova.
 
O que começou, então, foi a caça de Hunter-Reay. O piloto da Andretti tirou mais de 1s de diferença para Bourdais, forçando o francês a ir aos boxes na 27, uma volta depois de Saavedra e Conway. Hunter-Reay seguiu e parou junto com Huertas, na 28. 
 
Quando todos voltaram à pista, Bourdais e Newgarden colaram num #28 de pneus frios e recuperaram as duas posições dianteiras. Para piorar, Hunter-Reay foi punido por excesso de velocidade nos boxes e teve de passar pelo pit na volta seguinte.
 
Na volta 30, após todos pararem, a classificação era: Bourdais, Newgarden, Muñoz, Rahal, Hinchcliffe, Huertas, Pagenaud, Power, Hunter-Reay e Montoya.
 
Buscando Power, Hunter-Reay acabou perdendo o controle no carrossel e saiu da pista, obrigando a bandeira amarela. Mas o americano pediu para ser apenas empurrado, dessa forma, voltou para o pelotão, mas no fim, no 18º lugar.

Sato erra durante bandeira amarela e dá espaço para virada de Dixon começar
 
Antes que o safety-car pudesse voltar aos boxes, Sato saiu da pista e aí não teve jeito: reboque e prova comprometido do japonês.
 
Então, aproveitando a extensão da participação do safety-car, quase todos os carros na pista foram aos boxes. Dixon não parou e passou a liderar, Bourdais voltou em segundo, mas Newgarden perdeu posições. Muñoz ficou na terceira colocação, com o #67 no quarto lugar, Rahal no quinto lugar e Hinchcliffe no sexto posto.
 
A relargada aconteceu na volta 43, com Dixon se mantendo na ponta e nenhuma mudança no top-8. No nono lugar, Kimball passou Pagenaud. Lá trás, Hunter-Reay deixou Aleshin, Hawksworth e Conway para trás e se estabeleceu no 14º posto.
 
Power se aproveitou de seu push-to-pass para colocar por fora e tomar a sexta colocação para Hinchcliffe, com Newgarden acelerando e passando Muñoz e Bourdais no giro 46, voltando ao lugar onde largou, o segundo, mas dessa vez atrás apenas de Dixon, que precisaria parar em pouco tempo. Mas o #67 não estava no clima de se conter e decidiu ir para cima.
Dixon ao lado de Hawksworth (Foto: IndyCar)
Na volta 48, duas brigas de roda com roda. Pelo décimo posto, Pagenaud e Briscoe dividiram, com o francês levando a melhor. Mais à frente, Montoya e Kimball brigaram pelo oitavo lugar. E após relarem os pneus, Kimball manteve a frente.
 
Enquanto isso, Newgarden chegava em Dixon, obrigando o piloto da Ganassi a gastar o combustível que já não tinha em excesso devido ao tempo de que já estava na pista.
 
A caça controlada de Newgarden durava algumas voltas, e a ação acontecia mais atrás. De repente, Huertas apareceu na 17ª colocação. Fruto de um drive-through recebido pelo colombiano por bloquear Wilson. Aleshin recebera punição semelhante um pouco antes por excesso de velocidade nos boxes, mas já se recuperara e passara Hawksworth pela 15ª posição.
 
Wilson parou nos boxes e, então, Briscoe que estava exatamente à sua frente, começou a buscar posições. Logo, passou por Pagenaud e Montoya, grudando e atacando Kimball, que segurou a posição.
 
E Dixon foi fazer sua parada na volta 63, deixando a ponta nas mãos de Newgarden.  Agora, com tudo em seu lugar, o #67 tinha 4s de dianteira para Bourdais. Além de tudo, fazendo melhor volta da prova, 1min07s149.
 
Hunter-Reay parou e voltou logo na frente de Wilson, que mais uma vez se colocou nem vantagem para o campeão de 2012. Ultrapassagem sem maiores problemas.

Fim de festa para Newgarden e início para Dixon

 
Quem teve maiores problemas foi Newgarden, que parou na volta 66 e teve um azar capital, com uma confusão entre mecânicos e cabos, que acabou fazendo com que o piloto perdesse muito tempo e voltasse na oitava colocação. A saída na pressa ainda rendeu uma punição pela velocidade nos boxes e o adeus às chances de vencer a corrida em Lexington.
 
Algum palpite de quem tomou a ponta após a nova rodada de pit-stops? Dixon, claro. O #9 passou por Hinchcliffe, que ficara na frente, e abriu. Atrás dele, Bourdais também passou o #27 e foi ele quem seguiu na caça do experiente quatro vezes campeão. Só que a vantagem de Dixon passou a ser de 6s2.
 
Na volta 70, a classificação tinha Dixon, Bourdais, Hinchcliffe, Muñoz, Rahal, Power, Kimball, Briscoe, Pagenaud e Montoya formando o top-10.
 
Na briga pela liderança do campeonato, Will Power passou Charlie Kimball pelo sexto lugar e dois pontos importantes, pois no giro 86 Castroneves anotou 1min06s839, a melhor volta da corrida. Mais que isso: a única volta abaixo de 1min07. Dessa forma, o brasileiro da Penske fez mais um ponto, além dos que o 19º posto já assegurariam. 
 
No fim das contas, Power vai para Wisconsin com 548 pontos contra 544 de Castroneves na briga entre os dois.
 
Antes que a corrida terminasse, porém, uma mudança no top-10: Hunter-Reay passou Montoya e terminou no décimo posto, relegando o colombiano ao 11º lugar.
 
Aí, sim, fim de corrida. Bandeira quadriculada para Dixon, que largou na 22ª posição, também conhecida como última. O quinto triunfo de Dixon em Lexington, o rei da prova de Mid-Ohio.

Indy, Mid-Ohio, Domingo:

1 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET 1:12.304 90 voltas
2 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +5.386  
3 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +7.333  
4 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +9.355  
5 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +11.850  
6 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +15.976  
7 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +16.853  
8 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +17.502  
9 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +18.616  
10 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +20.076  
11 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +21.736  
12 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +22.098  
13 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET +23.835  
14 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +29.806  
15 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +44.641  
16 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +58.721  
17 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +1:02.584  
18 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +1 volta  
19 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +4 voltas  
20 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +66 voltas NC
21 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +90 voltas NC
22 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +90 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.