Com exibição de gala do top-3 em Silverstone, Rabat caça Kallio e garante 6º triunfo de 2014 na última volta da Moto2

Tito Rabat teve uma atuação impecável em Silverstone e garantiu seu sexto triunfo no ano ao superar Mika Kallio na última volta. Igualmente brilhante, Maverick Viñales completa o pódio

A cobertura completa do GP da Grã-Bretanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Silverstone

Assim como a Mercedes, a Marc VDS autorizou seus pilotos a brigarem entre si durante as provas da Moto2. Ao contrário do que aconteceu na F1, entretanto, o time de Marc van der Straten não precisará de uma reunião para acalmar os ânimos.
 
Em uma briga limpa, Tito Rabat superou Mika Kallio no último giro em Silverstone e garantiu neste domingo (31) seu sexto triunfo na temporada 2014 da Moto2.
Tito Rabat teve uma atuação impecável neste domingo (Foto: Marc VDS)
A classificação do Mundial de Moto2 após o GP da Grã-Bretanha

Depois de uma largada ruim, Rabat parecia carta fora do baralho. Enquanto isso, Kallio superou um intenso duelo com Johann Zarco e tomou a frente. Beneficiado pela disputa pelo segundo posto, o finlandês foi escapando e sua vantagem chegou quase a 2s.

 
Líder do Mundial, Rabat tratou de imprimir seu ritmo e foi se livrando dos rivais um a um. Com cerca de cinco giros para o fim, a vantagem de Kallio começou a cair e o duelo entre Mika e Tito se tornou inevitável.
 
Na penúltima volta, Rabat se colocou à frente, mas levou o troco pouco depois. O espanhol conseguiu passar mais uma vez e, mesmo pressionado por Kallio o tempo todo, se manteve na frente até receber a bandeirada com 0s063 de vantagem.
 
Igualmente brilhante, Maverick Viñales também teve uma ótima atuação em Silverstone e garantiu a diversão do público em boa parte da corrida. O piloto da Pons chegou a escapar do traçado, mas reagiu rapidamente e até tentou se intrometer na briga pela vitória. 
 
Apesar do esforço, Maverick ficou com o terceiro posto, 0s140 atrás de Kallio. Johann Zarco também teve uma atuação excelente, mas não teve sua performance premiada com um pódio. O francês recebeu a bandeirada na quarta colocação. 
 
Thomas Lüthi, por sua vez, ficou com o quinto posto, à frente de Franco Morbidelli. Correndo em casa, Sam Lowes capitalizou de sua melhor posição de largada no ano e completou a prova com o sétimo posto.
Mika Kallio não escondeu a decepção com a derrota (Foto: Marc VDS)
Destaque também para a atuação de Hafizh Syahrin. Largando em 21, o malaio fez uma boa prova de recuperação e foi o oitavo a cruzar a linha de chegada. Mattia Pasini aparece na sequência, com Axel Pons completando o top-10.
Com o resultado, Rabat chegou aos 233 pontos, abrindo 17 de vantagem para Kallio. Viñales aparece em terceiro, à frente de Dominique Aegerter, Simone Corsi, Thomas Lüthi, Johann Zarco, Anthony West, Luis Salom e Sandro Cortese.
 
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto2:
 
Depois de dois dias de céu nublado, a região de Northamptonshire brindou o Mundial de Motovelocidade com um belo dia de sol. Apesar da mudança, as temperaturas não subiram tanto assim, chegando apenas aos 17°C. No asfalto, os termômetros mediam 26°C. Assim como aconteceu nos demais dias, o vento soprava um pouco mais forte, com a velocidade na casa dos 21 km/h.
 
Pela primeira vez, Johann Zarco conquistou a pole-position. Além do feito pessoal, o resultado do treino classificatório também marca a estreia do equipamento Caterham Suter na posição de honra do grid da categoria intermediária. Mika Kallio e Simone Corsi aparece logo atrás, completando a primeira fila. Fora da primeira fila pela segunda vez no ano, Tito Rabat abre a segunda linha, seguido por Jonas Folger e Tom Lüthi. Sam Lowes, Maverick Viñales e Sandro Cortese vinham na faixa de trás, com Franco Morbidelli completando o top-10 do grid.
 
As novidades do grid, entretanto, ficaram por conta de Dakota Mamola e Jeremy McWilliams. O filho de Randy, que vai largar em 33º, apareceu para substituir Jonas Folger na Aspar. O espanhol está fazendo uma bateria de exames para identificar a causa de uma recorrente fadiga muscular.
Maverick Viñales teve uma atuação excelente em Silverstone (Foto: Pons)
McWilliams, por sua vez, volta ao Mundial aos 50 anos. O experiente piloto vai vestir as cores da Brough Superior. Apesar de duas quedas nos treinos, McWilliams foi liberado para participar da prova e vai sair em 34º.
 
Tetsuga Nagashima, por outro lado, é a baixa na prova. O nipônico sofreu uma queda nos treinos de sábado e precisou passar por uma cirurgia para reparar as fraturas sofridas no ombro direito e a perna direita.
 
Quando as luzes se apagaram no grid de Silverstone, Zarco manteve a ponta, com Kallio mantendo o segundo posto, à frente de Corsi, Folger e Rabat. Ainda nos primeiros metros, Sandro Cortese cometeu um erro e cortou a área de escape entre as curvas Maggotts e Beckets.
 
Também na primeira volta, Dominique Aegerter, que largou na 19ª colocação, sofreu uma queda após um toque com Viñales. O suíço voltou para a pista, mas já sem qualquer chance de um bom resultado.
 
Na abertura do segundo giro, Kallio aproveitou a freada da curva um para tomar a ponta de Zarco. Corsi vinha em terceiro, agora seguido por Rabat, Folger, Lowes, Viñales, Morbidelli, Lüthi e Pons.
 
Apesar do incidente na volta de abertura do GP da Grã-Bretanha, Maverick Viñales seguia na prova e imprimindo um ritmo forte, inclusive registrando a melhor volta.
 
Enquanto isso, Dakota Mamola foi para os boxes da Aspar depois de escapar da pista. O time valenciano trabalhava na moto para tentar devolver o piloto à pista.
Johann Zarco começou bem, mas não conseguiu um pódio (Foto: Divulgação/MotoGP)
Ainda na segunda volta, Rabat atacou Corsi e assumiu o terceiro posto. Mais na frente, Zarco conseguiu tomar a liderança de Kallio, mas o finlandês deu o troco imediatamente.
 
Insistente, Zarco atacou Mika mais uma vez e tomou a fronte, abrindo uma ligeira vantagem para o finlandês.
 
Mais atrás, Folger atacou Corsi, que defendeu. Poucos metros depois, o germânico lançou um novo ataque e atingiu o alvo.
 
Na abertura da quarta volta, Zarco liderava com 0s077 de vantagem para Kallio. Rabat vinha em terceiro, mas logo foi atacado por Folger e caiu para quarto. Corsi vinha na sequência, seguido por Viñales, Lüthi, Morbidelli, Lowes e Pasini.
 
Abrindo o quinto giro, Kallio conseguiu recuperar a ponta, deixando Zarco para se defender de Folger. O germânico tentou atacar, mas o francês manteve a posição. Mais atrás, Viñales pressionava Corsi pelo quinto posto. 
 
Apesar da grande ondulação na primeira curva de Silverstone, Viñales tratou de ultrapassar Corsi, subindo para quinto. Próximo alvo, Rabat vinha 0s129 à frente.
 
Na frente, Folger aproveitou seu ritmo melhor para tirar Zarco da segunda colocação. O piloto da Argiñano & Ginés atacou Kallio na sequência, mas o titular da Marc VDS defendeu a posição. Johann, por sua vez, retomou a frente, mas perdeu mais uma vez na abertura da volta sete.
 
Também em bom ritmo, Viñales passou Rabat na reta bretã, se instalando em quarto. Sem demora, o representante da Pons partiu para cima de Folger e tomou o terceiro posto. 0s472 à frente, Zarco era o próximo alvo.
 
Com a briga entre Zarco e Folger pelo segundo posto, Kallio conseguiu abrir uma pequena vantagem. No sétimo giro, Mika tinha 0s682 de folga em relação ao segundo colocado.
 
Rabat, Corsi e Folger se envolveram em um duelo triplo e foi o piloto germânico quem levou a pior, caindo para sétimo. Morbidelli, por outro lado, se deu bem e subiu para sétimo. Rabat foi pata a quarta colocação, à frente de Corsi.
 
Viñales continuou sua grande prova e passou Zarco para assumir o segundo posto. Johann ensaiou uma reação, mas o espanhol manteve a frente.
 
Nesse meio tempo, Kallio tratava de se afastar mais e mais. Na abertura da nona volta, a diferença entre ele e Viñales era de 1s196.
 
A situação, entretanto, não se acalmou. Zarco atacou Maverick e subiu para segundo. Na sequência, o piloto da Marc VDS também deixou o espanhol para trás. Lutando pela posição, Viñales escapou da pista e foi parar no traçado na F1. O campeão de 2013 da Moto3 logo conseguiu voltar, mas teve de defender as posições para Zarco e Rabat.
 
Rabat conseguiu assumir o segundo posto. Em seguida, Maverick passou Zarco, mas levou o troco pouco depois.
 
Alheio à batalha pelo segundo posto, Kallio seguiu em seu ritmo, abrindo mais e mais.
 
Na 11ª volta, Viñales passou Rabat e Zarco ao mesmo tempo ao atrasar a freada na Stowe. Tito conseguiu responder pouco depois e retomou a frente, mas Maverick seguia perto, pressionando.
Sandro Cortese não conseguiu um bom resultado neste fim de semana (Foto: IntactGP)
No giro seguinte, Viñales atacou mais uma vez, e tomou a posição de Rabat. Zarco vinha logo atrás, seguido por Corsi, Folger, Morbidelli.
 
Folger vinha buscando uma recuperação e partiu para cima de Corsi. O germânico caiu na entrada da Loop e acabou coletando Simone. Enquanto Jonas corria para tentar voltar à prova, o italiano ficou no chão com dores, com o fiscal sinalizando para pedir a entrada dos médicos. Não parecia uma lesão grave, e o italiano levantou pouco depois.
 
Na pista, Rabat atacou e passou Viñales, se instalando na segunda colocação. Com quatro voltas e meia para o fim, aliás, a vantagem de Kallio vinha diminuindo e estava na casa de 1s359.
 
Zarco também atacou Viñales, que caiu para a quarta colocação. Lüthi vinha em quinto, à frente de Morbidelli, Lowes, Hafiq Syahrin, Pasini e Pons.
 
Vendo que se aproximava de Kallio, Rabat subiu o ritmo e foi diminuindo a diferença, que baixou se 1s e continuava diminuindo. Mais atrás, Viñales passou Zarco e assumiu o terceiro posto, 0s834 atrás de Rabat.
 
Ciente da aproximação do rival, Kallio reagiu e voltou a aumentar ligeiramente a diferença. Tito não deixou por menos e se aproximou mais um pouco. Em terceiro, Maverick vinha tentando chegar para brincar com a dupla da Marc VDS.
 
Faltando duas voltas para o fim, Kallio tinha apenas 0s249 de vantagem para Rabat. Viñales, por sua vez, tinha 0s822 de atraso em relação à Tito.
 
Rabat chegou definitivamente e não demorou para tirar Kallio da ponta passando o companheiro de equipe por dentro na Village. Mika não desistiu e retomou a ponta.
 
Com a disputa na frente, Maverick chegou na briga e ensaiou uma ultrapassagem em cima de Rabat, mas o líder do Mundial manteve a frente.
 
Na última volta, Rabat passou mais uma vez e retomou a ponta. Mika tentou por dentro na Loop, mas o espanhol fechou a porta. O finlandês pressionou Tito até o fim, mas recebeu a bandeirada com 0s063 de vantagem. Viñales completa o pódio.
 
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos

Moto2, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Final:

 
1
53
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
38:29.795
18 voltas
2
36
MIKA KALLIO
FIN
MARC VDS Kalex
+0.063
 
3
40
MAVERICK VIÑALES
ESP
PONS Kalex
+0.203
 
4
5
JOHANN ZARCO
FRA
CATERHAM Suter
+2.774
 
5
12
THOMAS LÜTHI
SUI
INTERWETTEN Suter
+8.029
 
6
21
FRANCO MORBIDELLI
ITA
ITALTRANS Kalex
+10.529
 
7
22
SAM LOWES
ING
SPEED UP
+10.564
 
8
55
HAFIZH SYAHRIN
MAS
RACELINE Kalex
+17.713
 
9
54
MATTIA PASINI
ITA
FORWARD Klx
+17.802
 
10
49
AXEL PONS
ESP
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
+18.035
 
11
81
JORDI TORRES
ESP
ASPAR Suter
+18.098
 
12
60
JULIÁN SIMÓN
ESP
ITALTRANS Kalex
+18.290
 
13
4
RANDY KRUMMENACHER
SUI
IODA Suter
+18.820
 
14
23
MARCEL SCHROTTER
ALE
TECH3 Mistral 610
+19.551
 
15
30
TAKAAKI NAKAGAMI
JAP
TEAM TADY Kalex
+20.870
 
16
88
RICKY CARDÚS
ESP
TECH3 Mistral 610
+21.320
 
17
96
LOUIS ROSSI
FRA
SAG Kalex
+22.697
 
18
11
SANDRO CORTESE
ALE
INTACT Kalex
+29.842
 
19
39
LUIS SALOM
ESP
PONS Kalex
+33.487
 
20
8
GINO REA
ING
AGT REA Suter
+33.792
 
21
77
DOMINIQUE AEGERTER
SUI
TECHNOMAG Suter
+47.561
 
22
95
ANTHONY WEST
AUS
QMMF Speed Up
+47.660
 
23
85
RICCARDO RUSSO
ITA
TASCA Suter
+47.866
 
24
2
JOSH HERRIN
EUA
CATERHAM Suter
+47.982
 
25
25
AZLAN SHAH
MAL
TEAM TADY Kalex
+48.207
 
26
10
ROMÁN RAMOS
ESP
QMMF Speed Up
+48.515
 
27
70
ROBIN MULHAUSER
SUI
TECHNOMAG Suter
+49.699
 
28
10
THITIPONG WAROKORN
TAI
SAG Kalex
+1:07.489
 
29
9
JEREMY MCWILLIAMS
ING
BROUGH SUPERIOR Taylor Made
+1 volta
 
30
80
DAKOTA MAMOLA
BEL
ASPAR Suter
+3 voltas
 
 
7
LORENZO BALDASSARRI
ITA
GRESINI Suter
NC
 
 
94
JONAS FOLGER
ALE
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
NC
 
 
97
SIMONE CORSI
ITA
FORWARD Klx
NC
 
 
19
XAVIER SIMÉON
BEL
GRESINI Suter
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
JOHANN ZARCO
FRA
CATERHAM Suter
2:07.094
167.1 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
2:07.253
166.9 km/h
RECORDE
 
ESTEVE RABAT
ESP
MARC VDS Kalex
2:07.186
166.9 km/h
MELHOR VOLTA
 
TAKAAKI NAKAGAMI
JAP
ITALTRANS Kalex
2:07.039
167.1 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 16ºC | pista: 26ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.