Viñales vence por 3ª montadora diferente e alcança feito inédito na ‘Era MotoGP’

Maverick Viñales conquistou o GP das Américas de 2024 e alcançou um feito inédito desde 2002: vencer por três fábricas diferentes na classe rainha do Mundial

A vitória de Maverick Viñales no agitado GP das Américas não apenas completou o fim de semana perfeito do espanhol, mas também o colocou em uma lista ao lado de grandes nomes da história do Mundial de Motovelocidade e que não tinha sido atualizada desde o início da ‘Era MotoGP‘, em 2002: vencer por três montadoras diferentes.

O triunfo deste fim de semana fez com que Viñales acumulasse conquistas por Suzuki, Yamaha e Aprilia. O feito, no entanto, demorou para se concretizar porque o espanhol tinha levado duas corridas sprint em 2024, mas elas não entram nos livros de estatísticas da MotoGP.

Na temporada 2022, quando Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, e FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciaram que a MotoGP passaria a contar com corridas sprint em todas as etapas a partir do ano seguinte, nasceu junto uma polêmica: o impacto dessas corridas curtas no livro dos recordes.

Na prática, o temor era que o volume muito maior de corridas em relação ao que era feito antes acabasse por desvalorizar os feitos dos pilotos do passado. Por exemplo, um competidor poderia levar muito menos tempo para chegar ao recorde de 68 vitórias de Giacomo Agostini, ainda hoje o segundo mais vitorioso da classe rainha do Mundial, atrás apenas de Valentino Rossi.

Maverick Viñales não vencia na MotoGP desde 2021 (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Viñales estreou na MotoGP em 2015, pela Suzuki. Ainda na montadora japonesa, no ano seguinte, venceu o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. Em 2017, foi contratado pela Yamaha, onde venceu mais oito vezes, sendo a última no GP do Catar de 2021.

A relação com a Yamaha azedou durante a temporada 2021, após a equipe acusar Viñales de destruir propositalmente o motor durante o GP da Estíria. Demitido, ganhou chance na Aprilia ainda no mesmo ano, mas a montadora italiana vivia momento de reformulação dentro do campeonato.

Apesar de alguns pódios entre 2022 e 2023, Viñales não tinha vencido. No GP de Portugal deste ano, levou a corrida sprint, feito que repetiu neste fim de semana, em Austin. Neste domingo (14), porém, o feito inédito foi finalmente colocado nas estatísticas da classe rainha do Mundial.

No grid atual da MotoGP, outros dois pilotos podem alcançar o mesmo feito: Álex Rins, atualmente na Yamaha, que venceu por Suzuki e Honda; e Jack Miller, que está na KTM, mas já foi o vencedor por Honda e Ducati.

MotoGP volta a acelerar entre 26 e 28 de abril, com o GP da Espanha, em Jerez, para a quarta etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.