Márquez espanta derrota, supera impecável Lorenzo em Silverstone e repete Rossi com 11 triunfos em 2014 na MotoGP

Depois de um duelo eletrizante em Silverstone, Marc Márquez derrotou Jorge Lorenzo e chegou ao 11ª triunfo na temporada 2014 da MotoGP. Valentino Rossi segurou Dani Pedrosa e completa o pódio

A cobertura completa do GP da Grã-Bretanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Silverstone

Sob o sol de Silverstone, os 67.500 torcedores que compareceram ao circuito de Northamptonshire foram brindados com um espetáculo de primeira grandeza pelos pilotos da MotoGP. Disputado do início ao fim, o GP da Grã-Bretanha teve seu vencedor definido nas voltas finais.
 
Impecável no circuito de Silverstone, Jorge Lorenzo liderou a maior parte da disputa, mas viu Marc Márquez entrar definitivamente na briga nas voltas finais. Com uma manobra dura, mas justa, na The Loop, o piloto da Honda se colocou à frente e foi se afastando até receber a bandeirada com 0s732 de vantagem.
Marc Márquez terminou a prova em Silverstone dançando (Foto: Honda)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da Grã-Bretanha

Como tradicionalmente acontece, Márquez não fez uma boa largada e viu Lorenzo se instalar na ponta já na primeira curva. Marc logo subiu para segundo e a distância entre os dois foi bastante controlada nas dez primeiras voltas da corrida.

 
Na segunda metade da disputa, Márquez se tornou mais incisivo, mas o primeiro ataque veio só na volta 13, quando o piloto da Honda tomou a frente na Stowe. Com cinco giros para o fim, Jorge encontrou espaço para reagir e passou, mas, duas voltas depois, perdeu a posição para Marc na The Loop e não teve mais chance.
 
Mais atrás, Valentino Rossi teve de trabalhar duro para manter sua sequência de pódios. O italiano duelou com Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso durante quase toda a corrida e conseguiu se defender do ataque final do piloto da Honda para receber a bandeirada em terceiro. 
 
Pedrosa ficou, então, com o terceiro posto, à frente de Dovizioso. Isolado na corrida, Pol Espargaró recebeu a bandeirada me sexto, à frente de Stefan Bradl. Andrea Iannone ficou com o oitavo lugar. 
Aleix Espargaró voltou a ser o melhor entre os que seguem o regulamento Aberto (Foto: Mirco Lazzari/Forward)
Largando na primeira fila, Aleix Espargaró pouco conseguiu fazer e terminou a disputa no nono posto. Melhor piloto com a RCV1000R, Scott Redding recebeu a bandeirada em décimo.
Com o resultado, Márquez chegou aos 288 pontos, 89 a mais que Dani Pedrosa. Rossi, por sua vez, reduziu o atraso em relação a Pedrosa para dez pontos. Lorenzo tem o quarto posto, com 157 pontos.
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de MotoGP:
 
Depois de dois dias nublados, o sol decidiu brilhar em Silverstone neste domingo (31), presenteando os pilotos com condições ideais de pista. Pouco antes da largada, os termômetros marcavam 17ºC, com o asfalto atingindo os 30°C. Os ventos seguiam moderados, com média de 18 km/h.
 
Sob o olhar atendo de Mark Webber, ex-piloto de F1 e atual titular da Porsche no Mundial de Endurance, os pilotos da MotoGP alinharam no grid. Pela décima vez no ano, Marc Márquez tinha a pole, à frente de Andrea Dovizioso, que sai na primeira fila pela terceira corrida seguida. Jorge Lorenzo era o terceiro. 
 
Aleix Espargaró, Dani Pedrosa e Valentino Rossi formavam a segunda linha da grelha, à frente de Bradley Smith, Pol Espargaró e Stefan Bradl. Andrea Iannone abria a quarta fila, à frente de Scott Redding e Álvaro Bautista.
 
Em termos de pneus, os médios se mostravam os mais populares no grid. No top-6, todos optaram pelos compostos médios, identificados pela preta, com exceção de Aleix Espargaró, que optou pelos macios, que têm uma faixa branca na lateral.
 
Sob o olhar 67.500 fãs, Lorenzo tomou a ponta assim que as luzes se apagaram, pulando à frente de Dovizioso e Márquez. Pouco depois, o líder do Mundial subiu para segundo, seguido por Dovizioso, Aleix, Rossi, Pedrosa e Smith.
 
Aleix não demorou a deixar Dovi para trás, que agora era pressionado por Rossi, Smith aparecia à frente de Pedrosa, Iannone, Pol e Bradl.
 
Imprimindo um ritmo forte, Lorenzo foi tentando escapar, mas Márquez ia se aproximando. Mais atrás, Rossi tentou aproveitar a disputa entre Aleix e Dovizioso, mas ficou para trás.
Jorge Lorenzo foi verdadeiramente brilhante em Silverstone (Foto: Yamaha)
Valentino insistiu e, depois de algumas trocas de posição, subiu para quarto, com Dovizioso como novo alvo. Na ponta, Márquez seguia pertinho de Lorenzo. 
 
Pouco depois, Pedrosa agiu e passou Aleix Espargaró, assumindo a quinta colocação, atrás de Rossi. 
 
Com Márquez perseguindo Lorenzo, Dovizioso foi reduzindo a diferença para o líder do Mundial e levando Rossi junto. De olho na ponta, Andrea virava a melhor marca da corrida até então: 2min02s006. A marca era 0s3 mais rápida que a de Márquez e Lorenzo. 
 
Na abertura da terceira volta, Lorenzo tinha 0s322 de vantagem para Márquez. Dovizioso vinha em terceiro, seguido por Rossi, Pedrosa, Aleix, Smith, Pol, Bautista, Hernández, Redding e Bradl.
 
Impecável nessas primeiras voltas, Lorenzo voltou a aumentar ligeiramente a vantagem para Márquez. Mais atrás, Rossi passou Dovizioso, mas levou o troco pouco depois, na Copse. 
 
Seguindo o mesmo balé, Márquez voltou a reduzir a vantagem de Lorenzo, mas sem lançar um ataque mais definitivo. Um pouco mais para trás, Pedrosa vinha em bom ritmo para entrar na briga pela terceira posição.
 
Na quinta volta, o multicampeão da Yamaha atrasou a freada na entrada da Village e passou Dovizoso, subindo para terceiro. Nesse ponto, Rossi já tinha 1s105 de atraso para Márquez.
 
Com Rossi se afastando ligeiramente, Dovizioso se tornou alvo de Pedrosa, que continuava com um ritmo bastante forte. 5s147 atrás do piloto da moto#26, Smith vinha em sexto, seguido por Iannone, Aleix e Pol Espargaró.
 
Pouco depois, Rossi errou e escapou da trajetória, permitindo uma aproximação de Andrea. Mesmo assim, o #46 se manteve na frente. 
 
Na ponta, Lorenzo seguia firme e forte, voltando a aumentar sua vantagem me relação a Márquez. Rossi por sua vez, mantinha o atraso em 1s0, mas ia se afastando, ainda que discretamente de Dovizioso.
Valentino Rossi conseguiu manter sua sequência de pódios (Foto: Yamaha)
Mais atrás, Smith se defendia do ataque de Iannone, mas o piloto da Pramac acabou levando a melhor. Aleix vinha atrás, à frente de Pol e Bautista.
 
Depois de ver a diferença subir para 0s4, Márquez voltou a reduzir, chegando a 0s2 e depois subindo para 0s3. Atrás, Pedrosa se livrou de Dovizioso e assumiu a quarta colocação, 0s405 atrás de Rossi.
 
Sem conseguiu reduzir o atraso em relação à Márquez, Rossi foi vendo a aproximação de Pedrosa e Dovizioso. Com 12 voltas para o fim, Dani passou o italiano na entrada da Brooklands. Valentino não conseguiu reagir de imediato, mas se manteve colado em Pedrosa e com Dovizioso grudado atrás.
 
Lá na ponta, Lorenzo seguia seu caminho. Às vezes com mais folga, às vezes com menos. 
 
Restando dez voltas para o fim, Lorenzo conseguiu subir sua vantagem para 0s520, mas a diferença caiu para 0s356. Estaria Marc guardando o melhor para o fim? Ou era Jorge quem escondia o jogo?
 
Com a briga pela ponta mantendo seu ritmo constante, mais atrás Rossi ia chegando em Pedrosa, que buscava reduzir o atraso para o companheiro de Honda.
 
Na 11º volta, Smith parou nos boxes da Tech3, com problemas no pneu traseiro. Um fim triste para sua prova de casa. O time de Hervé Poncharal colocou um novo pneu traseiro e o britânico voltou para a prova, em último.
 
Depois de se afastar um pouco, Dovizioso voltou a aumentar o ritmo e pressionar Rossi. O piloto da Yamaha, por sua vez, pressionava Pedrosa. Dani errou na sequência, permitindo que Valentino passasse. O piloto da Honda, então, se tornou presa de Dovizioso, que logo passou. 
Dani Pedrosa segue com o segundo posto no Mundial (Foto: Repsol)
Na 13ª volta, Márquez, enfim, lançou seu ataque e passou Lorenzo por dentro na Stowe. Jorge tentou reagir de imediato, na Vale, mas Marc fechou a porta. Rossi seguiu colado, mas sem conseguir ameaçar a posição do titular da Honda.
 
O bicampeão da MotoGP continuou pressionando, mas sem conseguir se aproximar o bastante para passar. Restando cinco voltas para o fim, Jorge encontrou um caminho e atacou o líder do Mundial na Abbey e se colocou à frente.
 
Márquez grudou no rival, que ia defendendo a posição. Mais atrás, Rossi seguia à frente de Dovizioso, que se aproximava e se afastava uma vez após a outra.
 
Pressionado por Márquez, Lorenzo vinha virando mais rápido que o rival e se mantendo na frente. Com três giros para o fim, Marc atacou na Village, mas Jorge foi por fora para manter a frente. O piloto da Honda insistiu e conseguiu passar na Loop, deixando Lorenzo sem espaço para reagir. Uma manobra dura, mas, aparentemente, justa. 
 
Com dois giros para o fim, Lorenzo tinha 0s380 de atraso para Márquez, mas seguia tentando alcançar o rival. Mais atrás, Pedrosa passou Dovizioso e subiu para quarto, passando a pressionar Rossi.
 
Na última volta, Márquez foi abrindo mais e mais, sem dar novas chances para Lorenzo. Enquanto isso, Bautista caiu quando brigava pelo sétimo posto e abandonou.
 
Nos metros finais, Pedrosa tentou atacar Rossi, mas o italiano conseguiu defender e recebeu a bandeirada em terceiro, atrás de Márquez e Lorenzo.
 
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos

MotoGP, GP da Inglaterra, Silverstone, Final:

1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 40:51.835 20 voltas
2 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +0.732    
3 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +8.519    
4 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +8.694    
5 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +9.238    
6 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +24.746    
7 6 STEFAN BRADL ALE LCR HONDA +26.717    
8 29 ANDREA IANNONE ITA PRAMAC DUCATI +26.910    
9 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP FORWARD +33.455    
10 45 SCOTT REDDING ING GRESINI HONDA +39.094    
11 68 YONNY HERNÁNDEZ COL PRAMAC DUCATI +40.255    
12 35 CAL CRUTCHLOW ING DUCATI +43.027    
13 17 KAREL ABRAHAM TCH AB +52.245    
14 7 HIROSHI AOYAMA JAP ASPAR HONDA +58.981    
15 1 ALEX DE ANGELIS RSM FORWARD +59.164    
16 2 LEON CAMIER ING ASPAR HONDA +1:05.680    
17 70 MICHAEL LAVERTY ING PAUL BIRD +1:10.939    
18 9 DANILO PETRUCCI ITA IODA +1:16.834    
19 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA +1:16.904    
20 63 MIKE DI MEGLIO FRA AVINTIA +1:34.939    
21 23 BROC PARKES AUS PAUL BIRD +1:38.442    
22 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +1 volta    
23 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP GRESINI HONDA NC    
               
RECORDE DANI PEDROSA ESP HONDA 2:01.941 174.1 km/h  
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:00.691 175.9 km/h  
               
    Condições do tempo   PISTA SECA ar:18ºC | pista: 29ºC  
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.