Jarvis surpreende e anuncia saída da chefia da Yamaha no fim de 2024: “Hora de algo novo”

Na Yamaha desde 1999, Lin Jarvis anunciou que vai deixar o cargo de diretor no fim da atual temporada da MotoGP. De acordo com o britânico, a equipe já identificou o candidato que provavelmente será seu sucessor

Em meio às atividades da MotoGP em Austin, nesta sexta-feira (12), o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, anunciou que vai deixar a equipe no final da temporada 2024. No comando da divisão de corridas da fabricante japonesa há 26 anos, Jarvis justificou a decisão ao dizer que está ficando “um pouco cansado de viajar”.

Ao lado de David Brio, Lin teve participação importante na dura missão de convencer Valentino Rossi a deixar a Honda no início dos anos 2000 e se juntar ao projeto da Casa de Iwata, onde o italiano acabou conquistando os títulos de 2004, 2005, 2008 e 2009, marcando seu nome como um dos maiores da história do motociclismo. O diretor também acompanhou de perto o sucesso do espanhol Jorge Lorenzo, que venceu o Mundial em 2010, 2012 e 2015.

Sob o comando do britânico, a Yamaha conquistou oito títulos no total, sendo que o último foi em 2021, com Fabio Quartararo. O francês, inclusive, anunciou na semana passada a renovação do contrato com a fábrica dos três diapasões. Jarvis, por sua vez, aos 66 anos de idade, decidiu pôr um fim ao seu longo período nas corridas.

“Esta será minha última temporada na Yamaha, vou me aposentar no final do ano”, disse o diretor em entrevista à revista inglesa Autosport. “Decidirei mais tarde o que vou fazer, a que vou dedicar meu tempo”, continuou.

Lin Jarvis teve papel fundamental na renovação de Fabio Quartararo (Foto: Yamaha)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Comecei na equipe de fábrica em 1999. Tem sido um período excepcionalmente longo”, lembrou Lin. “Tenho 66 anos e estou começando a ficar um pouco cansado de viajar”, admitiu.

“Faço isto há 26 anos e é extraordinário que a mesma pessoa lidere um projeto, numa fábrica, durante um período tão longo. Chegou a hora de fazer algo novo”, acrescentou o britânico, que ainda apontou que este é o momento ideal para deixar a função. “É o momento ideal para fazer esta transição. Temos de conseguir encerrar o meu capítulo e iniciar o novo, em harmonia. Essa é a melhor solução para ambas as partes”, destacou, antes de revelar que a Yamaha já tem um substituto em mente para o cargo.

“Já identificamos o candidato que muito provavelmente será meu sucessor, embora ainda não tenha sido oficializado. Mas será um homem do grupo Yamaha, que assumirá o meu cargo em janeiro do próximo ano”, finalizou Jarvis.

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.