Foto: buraco no pit-lane evidencia como problemas estruturais persistem no autódromo de Brasília

A Stock Car chegou a Brasília para a terceira etapa da temporada 2014 e se deparou com uma cratera na faixa de rolagem dos boxes do Autódromo Nelson Piquet

O autódromo que havia se proposto a receber a MotoGP em setembro e que, segundo dizem, vai sediar as etapas brasileiras anuais da Indy a partir de março do ano que vem não demonstra novamente que está apto à prática do automobilismo. Às vésperas do início dos treinos da Stock Car, as marcas de abandono são novamente visíveis ao longo do traçado da pista de Brasília. Assim se encontra a área dos boxes, com buracos e pedaços de concreto, pouco antes do primeiro treino livre marcado para as 16h desta sexta-feira.

Pilotos terão de se esquivar de buraco na faixa de rolagem dos boxes de Brasília. É um prato cheio para confusões, especialmente na corrida, quando pode ocorrer de dois carros andarem lado a lado no local (Foto: Rian Assis)

Em janeiro, o governo do DF admitiu que as obras para sediar as corridas do Mundial de Motovelocidade não ficariam prontas a tempo, o que levou a Dorna a cancelar a etapa. Dois meses depois, o governador Agnelo Queiroz foi apertar mãos e assinar um acordo, costurado junto com a TV Bandeirantesem que se comprometia a reformar o autódromo para herdar a prova que a emissora deixou de realizar no Anhembi, em São Paulo.
 
Considerando que o calendário do automobilismo brasileiro ainda aponta uma prova da F-Truck em junho e que nenhum processo de licitação efetivo para definição da autora das obras foi aberto, o prazo máximo para que tudo esteja apto a receber a Indy na data proposta, 8 de março, é de nove meses.
 
No ano passado, a REVISTA WARM UP fez uma série de denúncias sobre os acontecimentos em torno do Autódromo Nelson Piquet em ‘Dossiê de Falcatruas’, em que comprovava não só o mau uso do autódromo, mas também como as entidades locais, com respaldo de instâncias do governo, abusavam do uso do dinheiro público em desvios múltiplos, bem como do descaso e da investigação da morte da pilota Vanessa Daya.

Também em 2013, a Stock Car viveu uma etapa extremamente conturbada em Brasília devido à precariedade das estruturas do circuito. Na ocasião, bueiros construídos para drenagem da pista não resistiram e desmancharam com a passagem dos carros no primeiro treino livre. Essa sessão acabou tendo duração de quase seis horas. A solução de emergência encontrada pela organização e pela CBA foi proibir que os pilotos atacassem as zebras naquele ponto.

Em 2013, Stock Car viveu um drama em Brasília e precisou recorrer para soluções emergenciais para garantir que a corrida acontecesse (Foto: Luca Bassani)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.