Milesi destaca “virada incrível” para garantir vitória da Alpine em Fuji: “Parece um sonho”

A Alpine faturou a primeira vitória do protótipo A424 neste domingo (28), nas 6 Horas de Fuji. Após a corrida, Charles Milesi, que fez o último stint do trio do #35, descreveu a virada que a equipe conseguiu completar no Japão para vencer

Neste domingo (28), a Alpine #35 encerrou um jejum de três anos da equipe francesa no Mundial de Endurance (WEC) ao vencer as 6 Horas de Fuji, sétima etapa da temporada 2025. Além da expressiva marca conquistada neste final de semana, o trio composto por Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin teve uma vitória ainda mais saborosa depois de completar uma “virada incrível” no Japão.

Quem relatou isso ao final da corrida foi Milesi, que fez o stint final do #35, mas viu a equipe começar mal a prova, quando Habsburg e Chatin dividiram o volante da A424. Quase uma volta atrás do líder no início da corrida, a equipe precisou remar para recuperar o terreno perdido, em especial na metade inicial da etapa.

Milesi assumiu a liderança depois de passar Mikkel Jensen, que guiava o Peugeot #93, nos boxes e com apenas 1h restante no cronômetro. A partir daí, controlou a vantagem para o segundo colocado e venceu com pouco mais de 7s de folga.

“Estou sem palavras, sinceramente. É inacreditável de certa forma, parece um sonho. Depois dos primeiros stints, estávamos muito mal, quase um volta atrás do líder. Tivemos uma virada incrível. A equipe fez uma trabalho sensacional, o carro estava com um ritmo de corrida muito bom e com pouco desgaste nos pneus. Mas a estratégia foi o foco aqui, e isso nos fez ganhar muitas posições”, exaltou Milesi antes da celebração no pódio.

Alpine #35 venceu em Fuji (Foto: Charly López / DPPI)

“O último stint foi provavelmente o mais longo da minha vida”, brincou o francês. “Mas conseguimos ter um ótimo carro e com pouco desgaste, então não tenho muito o que reclamar”, encerrou.

Com a vitória deste domingo, a Alpine voltou a vencer uma corrida do campeonato depois de três anos, com o último triunfo vindo nas 6 Horas de Monza de 2022. Além disso, essa foi a primeira vitória do protótipo A424, que estreou em 2024.

Nesta temporada, a Alpine já havia conquistado dois pódios, ambos com o trio do #36, composto por Mick Schumacher, Jules Gounon e Frédéric Makowiecki, terminando em terceiro. A primeira ocasião aconteceu nas 6 Horas de Ímola, enquanto a segunda vez foi na rodada seguinte, as 6 Horas de Spa. O melhor resultado do #35 em 2025, até então, havia sido um oitavo lugar, também conquistado no circuito belga.

Agora, os carros do WEC voltam à pista para as 8 Horas do Bahrein, oitava e última etapa da temporada 2025, entre os dias 6 e 8 de novembro. O campeonato todo do Mundial de Endurance conta com transmissão AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube do GRANDE PRÊMIO e na GPTV.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!