Chefe exalta evolução de Antonelli que “caiu de paraquedas” na Mercedes: “Tem pressão”
Chefe da Mercedes, Toto Wolff afirmou que não se arrependeu em nenhum momento de ter escolhido Andrea Kimi Antonelli para substituir Lewis Hamilton. Dirigente disse que sempre esperou ano de altos e baixos
Chefe da Mercedes, Toto Wolff fez um balanço positivo da temporada de estreia de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1. O dirigente disse que esperava um campeonato de altos e baixos de um piloto que “caiu de paraquedas” em uma das grandes equipes do esporte e reconheceu que é natural que o jovem sinta a pressão da nova posição.
O GP de Las Vegas foi um ponto alto do 2025 de Antonelli. O novato largou em 17º, mas além de acertar a mão na pilotagem, contou com estratégia acertada e aproveitou a desclassificação dupla da McLaren para conseguir o terceiro pódio da carreira. Kimi é o sétimo colocado no Mundial de Pilotos, com 122 pontos, 154 a menos do que George Russell, o companheiro de Mercedes.
Às vésperas da penúltima etapa do campeonato, Wolff entende que a performance de Antonelli está dentro do esperado e que um ano de altos e baixos é o natural diante das circunstâncias.
“Ele tem 19 anos, e sempre dissemos que a primeira temporada pode ser difícil, e foi isso que vimos algumas vezes”, disse Wolff. “Ele caiu de paraquedas em uma das grandes equipes, e a pressão disso recai sobre ele”, reconheceu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“É o que eu esperava dele em termos de trajetória, e no próximo ano será completamente diferente, tudo será novo para todos os pilotos, mas, para ele, ele esteve em todos os circuitos, viajou e experimentou tudo isso e a pressão que é quando você é um piloto”, indicou. “Ele será um ano mais velho e mais maduro, então está tudo correndo de acordo com o plano”, frisou.
Wolff destacou que, mesmo nos momentos difíceis, nunca questionou a decisão de ter escolhido Antonelli.
“Nunca questionei a decisão ao longo da temporada, pois sempre esperamos que fosse cheio de altos e baixos e momentos de brilhantismo e aí de momentos onde você quer arrancar os cabelos”, comentou. “Não é o fim do desenvolvimento dele, ainda está no início e vamos ver mais de Kimi no próximo ano, com performances sólidas e nos próximos anos também”, encerrou.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 28 a 30 de novembro, com o GP do Catar, 23ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Lusail para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP do Catar de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre | 10:30 | 12:30 | 14:30 | 15:30 |
| Classificação sprint | 14:30 | 16:30 | 18:30 | 19:30 |
| Corrida sprint | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Classificação | 15:00 | 17:00 | 19:00 | 20:00 |
| Corrida | 13:00 | 15:00 | 17:00 | 18:00 |
*Horário de Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!