Da Costa lembra histórico vencedor na Fórmula E e elogia “mente aberta” da Jaguar

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, António Félix da Costa disse que espera usar histórico de sucesso na Fórmula E para agregar na Jaguar e vê equipe disposta a aprender com experiência trazida de outros projetos

António Félix da Costa afirmou que a chegada à Jaguar representa a oportunidade de auxiliar a equipe a dar o último passo rumo a uma temporada dominante na Fórmula E. O português, que se transferiu ao time britânico após três anos na Porsche, destacou que método de trabalho, ética e experiência em projetos vencedores podem ser diferenciais para transformar bons desempenhos em títulos consistentes.

A Jaguar foi uma das principais forças da era Gen3 da categoria elétrica, com vice-campeonatos de Mitch Evans e Nick Cassidy no Mundial de Pilotos e a conquista de um entre Equipes, além de outros dois vice-campeonatos. O último deles, inclusive, veio justamente atrás da Porsche, equipe defendida por Da Costa. Porém, nunca conseguiu uma campanha consistente o bastante para levar ambas as conquistas.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Da Costa relembrou passagens recentes por estruturas campeãs na Fórmula E. Segundo o português, a contribuição à Jaguar vai além do desempenho na pista e os títulos começam a ser construídos no trabalho feito nos bastidores.

“Acredito que posso agregar muito com a forma de trabalhar, método de trabalho e ética. Podem ser coisas boas, ou pelo menos no passado provaram ser coisas boas. Quando estava na DS Techeetah, fui campeão de Pilotos e Equipes. Na Porsche, fomos campeões por Equipes e meu companheiro foi campeão de Pilotos. Nessas últimas duas estruturas por onde passei, tornei as equipes campeãs e espero que, com essa mesma forma de trabalhar, motivação, ética, respeito, tornemos a Jaguar também uma equipe campeã”, afirmou.

Da Costa estreou pela Jaguar no eP de São Paulo, onde terminou no 11º lugar (Foto: Fórmula E)

O início do trabalho incluiu os testes de pré-temporada, período em que Da Costa já começou a identificar diferenças claras entre as filosofias adotadas por Jaguar e Porsche. Segundo ele, o desafio agora é alinhar processos e extrair o melhor de cada abordagem. O português também elogiou a postura aberta da esquadra para incorporar ideias trazidas de experiências passadas, algo que considera essencial para elevar o nível do projeto.

“Agora é uma questão de moldar as coisas. Obviamente são estilos de trabalho muito diferentes. Um era melhor aqui, o outro é melhor ali. Ambos têm coisas boas e coisas más. É uma questão de alinhar tudo”, explicou.

“A coisa boa é que aqui todos estão com a mente muito aberta. ‘Como vocês faziam as coisas na Porsche? Ok, isso gostamos, podemos implementar. Não, isso não vai encaixar bem aqui’. Então, estou gostando muito da mentalidade da equipe também. Estamos conseguindo juntar o melhor dos dois mundos para colocar a equipe num patamar melhor”, completou.

Fórmula E está em uma pausa e volta a acelerar no eP da Cidade do México, entre os dias 9 e 10 de janeiro. Emissora oficial no Brasil, o GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e na GPTV.

▶️ Inscreva-se no canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!