Diretor diz que nova moto dá à Yamaha “mais margem de desenvolvimento do que antes”

Diretor da Yamaha, Paolo Pavesio destacou que 2026 é um ano crucial para a marca, pois marca o início da fase dois da transformação do projeto de Iwata. Dirigente se disse ansioso para ver Fabio Quartararo e Álex Rins na pista

Diretor da Yamaha, Paolo Pavesio avaliou que a nova versão da YZR-M1 dá à fábrica de Iwata “mais margem de desenvolvimento” na MotoGP. O dirigente classificou a temporada 2026 como “crucial” para a marca dos três diapasões.

A Yamaha apresentou nesta quarta-feira (21), na Indonésia, a versão 2026 da YZR-M1. A nova moto, porém, marca uma importante transformação do protótipo, que deixou para trás a tradição de motores de quatro cilindros em linha e adotou o mesmo modelo das rivais com um propulsor V4.

“2026 é crucial, pois acelera a transformação da Yamaha”, disse Pavesio. “É a fase dois do nosso plano ‘Blue Shift’ (‘Transformação azul’, em português). A nova M1 que nós acabamos de apresentar nos dá mais margem de desenvolvimento do que antes. Estou prevendo uma temporada na qual vamos aprimorar nosso conhecimento da nossa moto e nossa performance volta a volta, corrida a corrida”, seguiu.

Pavesio se disse ansioso pelo primeiro teste da pré-temporada e avaliou que, por se tratar de um projeto completamente novo, o momento é ainda mais especial.

📷 Confira imagens da YZR-M1 da Yamaha para temporada 2026 da MotoGP

Paolo Pavesio destacou a expectativa por ganho de performance a cada volta (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Como a Yamaha faz parte do grupo D de concessões, Fabio Quartararo e Álex Rins têm direito de participar do shakedown junto com os novatos e pilotos de testes e, assim, começam a testar já no próximo dia 29, em Sepang, na Malásia.

“Mal posso esperar para ver Fabio e Álex pilotando a nova moto em Sepang em menos de duas semanas. O primeiro teste é sempre especial, pois é o momento em que todo o trabalho feito ao longo do inverno se une, mas, com um projeto completamente novo, esta pré-temporada é ainda mais especial”, encerrou.

A fase de apresentações segue ainda nesta quarta-feira (15), com a Trackhouse, que exibe as motos de Raúl Fernández Ai Ogura. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.

MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.

▶️ Marc Márquez nega interferência na escolha de dupla: “Só olho meu projeto”
▶️ Yamaha inicia era V4 e exibe motos de Quartararo e Rins para MotoGP 2026
▶️ Yamaha inícia nova fase e apresenta YZR-M1 de Quartararo e Rins para MotoGP 2026
▶️ Yamaha vê “sinais encorajadores” com nova moto e garante: “Resultados virão”
▶️ Quartararo cita “novo capítulo” e se anima com motor V4 da Yamaha: “Mal posso esperar”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!