Hülkenberg vai contra Audi e defende ajustes nos motores da F1: “Tornaria vida mais fácil”

Nico Hülkenberg afirmou que está aberto à proposta de aumentar a participação dos motores a combustão na Fórmula 1 a partir de 2027, apesar da resistência da Audi

A proposta de alterar a divisão de potência dos motores da Fórmula 1 para 2027 ganhou mais um apoiador no paddock. Durante o dia de imprensa do GP de Mônaco, nesta quinta-feira (4), Nico Hülkenberg afirmou que vê com bons olhos a ideia de aumentar a participação do motor a combustão em relação ao sistema elétrico. O posicionamento do alemão chamou atenção, já que a Audi, equipe pela qual corre atualmente, está entre as fabricantes resistentes à mudança.

A discussão envolve a possibilidade de adotar uma divisão de potência de 60% proveniente do motor a combustão e 40% do componente elétrico. O regulamento atual, com peso maior da eletrificação, vem gerando críticas de parte dos pilotos, preocupados com a dependência excessiva da gestão de energia durante as corridas.

Questionado sobre o assunto, Hülkenberg evitou fazer pressão por uma decisão específica, mas admitiu que a proposta para diminuir a importância da parte elétrica pode trazer benefícios para o espetáculo e para os pilotos.

“Não se trata do que quero, mas do que vai acontecer. Obviamente, é uma grande discussão entre todas as fabricantes e, pelo que entendo, precisa haver um acordo. Acredito que esse ajuste ajudaria em algumas áreas e tornaria a vida mais fácil, especialmente na classificação, com menos dependência de algumas questões relacionadas à energia. Então, sim, estou aberto a isso”, afirmou ao portal GPblog.

Nico Hülkenberg defendeu diminuição do papel da eletrificação nos motores da F1 (Foto: Audi)

A posição chama atenção porque contrasta com a da própria Audi. A fabricante alemã é uma das marcas que resistem à alteração, já que desenvolveu todo o projeto de unidade de potência para a nova geração de regras com base na arquitetura originalmente aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O entendimento é de que há espaço para conversas, mas os alemães se preocupam com o impacto financeiro que a nova configuração a curto prazo traria. Estima-se um gasto de mais de US$ 10 milhões (cerca de R$ 50,4 milhões) para produzir unidades de potência para 2027 com o motor a combustão respondendo por 60% da potência, um aumento de cerca de 10% em relação à divisão atual.

Hülkenberg reconheceu que a discussão é mais complexa do que parece e destacou os impactos técnicos de qualquer mudança no regulamento. Segundo o alemão, uma eventual revisão exigiria novos projetos e investimentos por parte das fabricantes.

“Existem diferentes propostas circulando. Não sei exatamente quais. Mas, obviamente, é uma questão política e agora também temos o ADUO entrando em vigor pela primeira vez, o que amplia ainda mais a discussão”, disse.

Audi é uma das montadoras resistentes ao ajuste no regulamento dos motores para 2027 (Foto: Audi)

“Muitas dessas soluções parecem simples, mas as pessoas não entendem o quanto isso é complexo e os efeitos que gera em termos de motor e desenvolvimento. Você precisa redesenhar determinadas coisas, e isso não acontece em um mês”, finalizou.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 5 a 7 de junho, com o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também estará in loco em Mônaco com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 108:3010:3012:3013:30
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horário de Brasília

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Verstappen analisa chance de novo pódio em GP de Mônaco que “sempre reserva surpresas”
▶️ Leclerc descarta seguir Hamilton e abrir mão de simulador: “Funciona muito bem para mim”
▶️ Com Hamilton e Alonso, McLaren reúne pilotos históricos em homenagem aos 1.000 GPs
▶️ Hamilton diz que “começou a ver frutos” de trabalho com Ferrari: “Dei tudo de mim”
▶️ Antonelli minimiza fala de Russell sobre título: “Como posso perder algo que nem conquistei?”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!