Renault revela detalhes da nova versão do V6 e diz que promoveu “mudanças fundamentais” para temporada 2015

Depois de um 2014 difícil, a Renault conseguiu promover mudanças que chamou de fundamentais para a temporada deste ano e se mostrou otimista. A fabricante vai entregar motores à Red Bull e à Toro Rosso

A Renault também atravessou uma fase de mudanças estruturais para a temporada 2015 da F1 e promoveu uma revisão "fundamental" de seu motor, em uma tentativa de ajuda a diminuir a diferença da Red Bull para a Mercedes.

Antes do primeiro teste da pré-temporada, que acontece em Jerez de la Frontera, a partir do próximo domingo (1), a fabricante francesa revelou detalhes das alterações que fez na unidade de força, que neste ano vai entregar à equipe austríaca e também à Toro Rosso.

Renault preparou nova versão do V6 para 2015 (Foto: Renault)

"Nós sabíamos o que deveríamos fazer durante o inverno e sabemos o que conseguimos. Nós acreditamos que agora demos um grande passo à frente em termos de performance e confiabilidade", garantiu o diretor-chefe da Renault, Cyril Abiteboul.

"Nós não sabemos onde os demais estão neste momento. A gente pode não ter fechado todas as lacunas, mas estamos confiantes de que tomamos as decisões certas para preencher o que faltou na temporada passada", completou.

As fornecedoras têm autorização para mudar 48% das unidades de força para este ano, com mais algumas modificações permitidas em qualquer ponto do campeonato. E a Renault revelou que, para a primeira corrida de 2015, já usou a maior parte, em torno de 32%, do que possui disponível para o desenvolvimento, mas que agora vai esperar um pouco mais para promover atualizações.

"Nós fizemos mudanças fundamentais para ganhar desempenho e confiabilidade. Atualizamos todos os sistemas e subsistemas, com a prioridade de conseguir o máximo de desempenho. As principais mudanças envolvem o motor de combustão interna, turbocompressor e bateria. Nós vamos ter uma nova câmara de combustão, além de um novo conceito de escape, como permitido pelo regulamento", explicou também Rob White, o diretor-técnico da fabricante.

Detalhes do novo motor da Renault (Foto: Renault)

"O compressor também será mais eficiente, enquanto os sistemas de recuperação de energia serão capazes de lidar melhor com o desgaste severo. A unidade de 2014 já era correta com relação ao centro de gravidades. No entanto, fizemos ajustes para facilitar a adaptação aos chassis", acrescentou.

Por fim, Rémi Taffin, o chefe de operações, disse que o motor deste ano é bem diferente de 2014. "Nós não vamos entrar em detalhes sobre cada parte que alteramos, mas vamos chegar a Melbourne com um motor totalmente diferente do ano passado", encerrou.

Na temporada passada, a fabricante gaulesa sofreu com as unidades V6. Os principais problemas estiveram ligados à falta de performance e à confiabilidade.

GÊNIO
Não, ele não é e nem quer ser visto como o “gênio” Bernie Ecclestone da F-E. Mas não deixa de ser impressionante que, a partir do momento em que o campeonato dos carros elétricos foi pensado, há dois anos, Alejandro Agag tenha sido tão bem sucedido a ponto de ver o público mais empolgado com suas corridas de que as da principal categoria do mundo. E o espanhol tem suas diferenças ideológicas. Mais adaptado aos tempos modernos, vê na internet a grande base de seus fãs.
 
A F-E é uma realidade. Ainda que os fãs tenham de se acostumar melhor com o barulho dos carros, as corridas empolgam – as de Punta del Este e Buenos Aires foram de se aplaudir. E ainda sem estar na metade da temporada, Agag já pensa na próxima. Quer pelo menos outras três montadoras no meio – e a Red Bull anda pousando por perto. Também estuda correr à noite. E não vai sossegar enquanto não trouxer seu grupo para o Brasil.
 
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Dias antes de apresentar ao mundo o MP4/30, carro com que vai disputar a temporada 2015 da F1, a McLaren divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem de Fernando Alonso com o uniforme branco de Woking. O asturiano volta ao time neste ano, depois de encerrar uma passagem de cinco anos pela Ferrari.

Esta, aliás, não é a primeira vez que Alonso veste as cores de Woking. O bicampeão da F1 correu com a escuderia britânica em 2007, quando foi companheiro de Lewis Hamilton.

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PLANO B DO B
A Mercedes ainda não renovou o contrato com Lewis Hamilton, mas trabalha para finalizar o novo vínculo muito em breve, e isso não é segredo. O atual acordo do bicampeão com a equipe alemã se encerra no fim desta temporada, mas o time disse possuir alternativas caso as negociações falhem. E Fernando Alonso surge como opção, mas não como prioridade, garantiu Toto Wolff, o chefão da esquadra prata.
 
O austríaco afirmou que ainda não sentou com Hamilton para discutir os pontos de um novo contrato. Para Wolff, Lewis e o companheiro Nico Rosberg formam a melhor e a mais forte dupla do grid e que não vai abrir mão facilmente do britânico.
 

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