Renault revela detalhes da nova versão do V6 e diz que promoveu “mudanças fundamentais” para temporada 2015
Depois de um 2014 difícil, a Renault conseguiu promover mudanças que chamou de fundamentais para a temporada deste ano e se mostrou otimista. A fabricante vai entregar motores à Red Bull e à Toro Rosso
A Renault também atravessou uma fase de mudanças estruturais para a temporada 2015 da F1 e promoveu uma revisão "fundamental" de seu motor, em uma tentativa de ajuda a diminuir a diferença da Red Bull para a Mercedes.
Antes do primeiro teste da pré-temporada, que acontece em Jerez de la Frontera, a partir do próximo domingo (1), a fabricante francesa revelou detalhes das alterações que fez na unidade de força, que neste ano vai entregar à equipe austríaca e também à Toro Rosso.
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"Nós sabíamos o que deveríamos fazer durante o inverno e sabemos o que conseguimos. Nós acreditamos que agora demos um grande passo à frente em termos de performance e confiabilidade", garantiu o diretor-chefe da Renault, Cyril Abiteboul.
"Nós não sabemos onde os demais estão neste momento. A gente pode não ter fechado todas as lacunas, mas estamos confiantes de que tomamos as decisões certas para preencher o que faltou na temporada passada", completou.
As fornecedoras têm autorização para mudar 48% das unidades de força para este ano, com mais algumas modificações permitidas em qualquer ponto do campeonato. E a Renault revelou que, para a primeira corrida de 2015, já usou a maior parte, em torno de 32%, do que possui disponível para o desenvolvimento, mas que agora vai esperar um pouco mais para promover atualizações.
"Nós fizemos mudanças fundamentais para ganhar desempenho e confiabilidade. Atualizamos todos os sistemas e subsistemas, com a prioridade de conseguir o máximo de desempenho. As principais mudanças envolvem o motor de combustão interna, turbocompressor e bateria. Nós vamos ter uma nova câmara de combustão, além de um novo conceito de escape, como permitido pelo regulamento", explicou também Rob White, o diretor-técnico da fabricante.
"O compressor também será mais eficiente, enquanto os sistemas de recuperação de energia serão capazes de lidar melhor com o desgaste severo. A unidade de 2014 já era correta com relação ao centro de gravidades. No entanto, fizemos ajustes para facilitar a adaptação aos chassis", acrescentou.
Por fim, Rémi Taffin, o chefe de operações, disse que o motor deste ano é bem diferente de 2014. "Nós não vamos entrar em detalhes sobre cada parte que alteramos, mas vamos chegar a Melbourne com um motor totalmente diferente do ano passado", encerrou.
Na temporada passada, a fabricante gaulesa sofreu com as unidades V6. Os principais problemas estiveram ligados à falta de performance e à confiabilidade.
Dias antes de apresentar ao mundo o MP4/30, carro com que vai disputar a temporada 2015 da F1, a McLaren divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem de Fernando Alonso com o uniforme branco de Woking. O asturiano volta ao time neste ano, depois de encerrar uma passagem de cinco anos pela Ferrari.
Esta, aliás, não é a primeira vez que Alonso veste as cores de Woking. O bicampeão da F1 correu com a escuderia britânica em 2007, quando foi companheiro de Lewis Hamilton.