Rosberg ensaia reação, supera Hamilton e fecha sexta-feira de treinos livres na frente em Hockenheim
O fim de semana que marca o retorno do GP da Alemanha à F1 começou da melhor forma para Nico Rosberg. Dono do melhor tempo pela manhã, o alemão manteve a boa performance e novamente terminou à frente de Lewis Hamilton no segundo treino livre desta sexta-feira (29). Os brasileiros da F1 voltaram a decepcionar
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Disposto a arriscar tudo para evitar a arrancada de Lewis Hamilton rumo ao tetracampeonato, Nico Rosberg teve uma sexta-feira (29) praticamente perfeita em Hockenheim, palco do GP da Alemanha, que retorna nesta temporada ao Mundial de F1. Depois de ter liderado com autoridade o primeiro treino livre, realizado pela manhã, o piloto da casa voltou a andar rápido e fez o bastante para superar o rival e fechar o dia na frente. Durante o período da tarde, Rosberg cravou 1min15s614, tempo um pouco mais lento em relação ao 1min15s517 estabelecido mais cedo.
Hamilton, como já havia acontecido no primeiro treino livre, completou o 1-2 da Mercedes nesta tarde em Hockenheim com uma diferença de 0s394. A Ferrari apareceu na sequência e colocou novamente Sebastian Vettel em terceiro. Mas desta vez o alemão não foi seguido pelo seu companheiro de equipe, Kimi Räikkönen, que foi apenas o sexto. Max Verstappen e Daniel Ricciardo, pilotos da Red Bull, se colocaram entre a dupla de Maranello e foram quarto e quinto, respectivamente.
Nico Hülkenberg, depois de cumprir um programa peculiar da Force India, que trabalhou apenas com pneus médios pela manhã, terminou em sétimo lugar, ficando à frente da McLaren, que manteve a boa performance ao colocar Jenson Button em oitavo e Fernando Alonso em décimo. Entre a dupla da equipe britânica, outro carro da Force India, o do mexicano Sergio Pérez.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A Williams decepcionou novamente em Hockenheim. Valtteri Bottas não passou do 13º, mas ainda assim conseguiu ser melhor que Felipe Massa, que foi o 15º. Felipe Nasr foi ainda pior. Mesmo usando a nova asa traseira desenvolvida pela Sauber, o brasiliense ficou em último lugar, distante 0s7 do penúltimo, o indonésio Rio Haryanto.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Alemanha de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Como é tradição nas sextas-feiras da F1, o segundo treino livre começou bastante agitado em Hockenheim. Logo de cara, os pilotos ganharam a pista para a execução das primeiras voltas do período da tarde. A chuva, que até poderia dar as caras, segundo a previsão do tempo, não se fez presente. Então não houve nenhum impedimento para a melhora das marcas desde o início.
Com a presença dos titulares Jolyon Palmer e Esteban Gutiérrez nos cockpits de Renault e Haas, respectivamente, os 22 pilotos aceleraram e marcaram bons tempos desde os primeiros minutos. O brasileiro Felipe Nasr abriu a sessão e foi o primeiro a registrar volta rápida, mas quem tomou a liderança em seguida, usando pneus macios, foi um dos pilotos da casa: Nico Hülkenberg com sua Force India. A Ferrari vinha logo atrás com Vettel e Räikkönen.
Em seguida, foi a vez de Massa completar sua primeira volta rápida no período da tarde. Com 1min19s258, o brasileiro, usando pneus macios, marcou o provisório oitavo tempo. Quase na mesma hora, Hamilton, ao sair dos boxes, passou muito perto de um fotógrafo que estava perto dos boxes. O profissional de imprensa se assustou, acabou se desequilibrando e caiu.
Também com pneus macios, a Red Bull se colocou na ponta com seus dois pilotos: Ricciardo subiu para primeiro com 1min17s716, ficando à frente de Verstappen. Rosberg, num ritmo claramente mais lento e também calçado com os pneus amarelos, vinha em terceiro lugar. Mas na volta seguinte, o alemão se colocou na liderança pela primeira vez no período da tarde com 1min17s415. Porém, pela primeira vez no fim de semana Hamilton bateu o rival com um tempo 0s348 mais rápido.
Com pouco mais de 20 minutos de treino, os pilotos estavam todos de volta aos boxes para as primeiras avaliações em conjunto com a equipe no período da tarde. Nasr aparecia em último, enquanto Massa vinha só em 14º. Mas logo o silêncio foi quebrado por Rio Haryanto, que surpreendia naquele momento ao estar em oitavo lugar na tabela de tempos.
A partir de então, os pilotos passaram a usar, em maior número, os pneus supermacios. E aí os tempos naturamente foram caindo em Hockenheim. O primeiro a superar a barreira dos 1min17s foi novamente Hülkenberg, que superou Hamilton e assumiu a ponta do treino. Button avançou para o terceiro lugar. Mas toda a ordem mudou depois que a Ferrari de Räikkönen foi à pista. O 'Homem de Gelo' cravou 1min16s512 e virou P1 da sessão.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Só que Rosberg e Hamilton voltaram à pista com os supermacios. Nico foi demolidor e registrou 1min15s614 para assumir a ponta, mas com um tempo um pouco inferior ao da manhã (1min15s517). Em seguida, foi a vez de Hamilton lutar superar o rival. Mas o britânico, embora tenha subido para segundo, ficou 0s394 atrás em sua primeira tentativa. Naquele momento, o quadro era bastante similar ao do primeiro treino livre. Minutos depois, era a vez de Vettel subir para terceiro lugar.
Daí em diante, a sessão se tornou extremamente sonolenta para os olhos do espectador. Eram poucos os torcedores que acompanharam os treinos desta sexta-feira em Hockenheim e, certamente, eles não se empolgaram muito com o que viram. Mesmo antes da meia hora final, pilotos e equipes trabalharam em um programa destinado a avaliar o comportamento dos pneus macios e supermacios em ritmo de corrida. De modo que pouca coisa aconteceu em termos de mudanças de posição.
Na liderança, Rosberg se manteve inabalável e conseguiu terminar a sexta-feira à frente de Hamilton, ficando com o melhor tempo do dia, estabelecido pela manhã. Será o começo da reação do piloto da casa na busca por terminar a primeira parte do campeonato na liderança? Seja como for, de fato, Rosberg começou da melhor forma o fim de semana do GP da Alemanha.
#GALERIA(5742,128950)
F1 2016, GP da Alemanha, Hockenheim, treino livre 2:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:15.614 | 43 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:16.008 | +0.394 | 36 |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:16.208 | +0.594 | 39 |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:16.456 | +0.842 | 40 |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:16.490 | +0.876 | 38 |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:16.512 | +0.898 | 45 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.781 | +1.167 | 43 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:17.087 | +1.473 | 16 |
9 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:17.148 | +1.534 | 44 |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:17.225 | +1.611 | 21 |
11 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:17.342 | +1.728 | 32 |
12 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:17.367 | +1.753 | 38 |
13 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:17.425 | +1.811 | 44 |
14 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:17.602 | +1.988 | 13 |
15 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:17.686 | +2.072 | 40 |
16 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:18.005 | +2.391 | 42 |
17 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:18.056 | +2.442 | 46 |
18 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:18.130 | +2.516 | 28 |
19 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:18.193 | +2.579 | 42 |
20 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:18.313 | +2.699 | 47 |
21 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:18.591 | +2.977 | 47 |
22 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:19.295 | +3.681 | 41 |
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI | 1:13.306 | 24/06/2004 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);