MotoGP e Mundial de Superbike confirmam etapas em Jerez com portões fechados

O Mundial de Motovelocidade passa pelo circuito espanhol na abertura do calendário, no dia 19 de julho. Uma semana depois, realiza nova corrida no autódromo Jerez-Ángel Nieto

Agora é oficial: a abertura do calendário da MotoGP, em Jerez, vai acontecer com portões fechados. Após reunião com presença da Dorna, confirmaram a decisão de realizar corridas sem presença do público.

O Mundial de Motovelocidade passa pelo autódromo Jerez-Ángel Nieto nas duas primeiras datas do calendário 2020. A pista recebe também uma etapa do Mundial de Superbike, em 2 de agosto, que igualmente acontece sem público.

O encontro, realizado na terça-feira, contou com a Dorna, a Junta de Andaluzia, instituição que organiza politicamente a comunidade, e a prefeitura de Jerez. A decisão tomada foi para garantir todas as medidas de segurança para o recomeço das categorias.

Em um primeiro momento, Andaluzia, região onde fica localizado o autódromo, pensou na possibilidade em receber corridas com arquibancadas cheias.

Sem público para a abertura da MotoGP (Foto: MotoGP)

Em comunicado, a prefeitura de Jerez afirmou que “nós, juntamente com a Junta de Andaluzia e a Dorna concordamos, nesta tarde, por unanimidade, realizar as próximas corridas no circuito com portões fechados. Para a decisão, foram analisados diferentes fatores.”

“Um deles foi a limitação da capacidade, que reduziria a um terço a capacidade total para poder cumprir com as exigências e medidas de segurança e prevenção para evitar novos contágios e um possível rebote da Covid-19”, continuou.

“Foi também colocado em conta os custos de implementação de todas as medidas para a recepção do público nas atuais circunstâncias. Isso causaria um custo extra significativo para a organização e o circuito”, seguiu.

As conclusões tomadas pelas três partes ao final da reunião apontaram que “nas atuais circunstâncias, os esforços devem se concentrar em garantir a segurança de equipes e pessoas, a continuidade da competição, evitar concentrações e aproveitar para projetar a melhor imagem de Jerez, da província de Cadíz e Andaluzia nestes importantes eventos esportivos”.

A primeira etapa da temporada 2020 da MotoGP acontece no dia 19 de julho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.