Massa se diz satisfeito com preparação da Williams e pronto para abertura da temporada 2015: “A gente evoluiu”

O brasileiro Felipe Massa afirmou ao GRANDE PRÊMIO que se vê pronto para começar a temporada 2015 em busca do objetivo traçado pela Williams: dar o passo à frente, ou seja, vencer. Campeonato dá a largada no dia 15 de março

A preparação tranquila da Williams ao longo dos testes de pré-temporada na Espanha deixou Felipe Massa confiante de que poderá começar o campeonato em um bom nível.

 
O que mais se nota na equipe neste início de ano é o desejo de dar o “passo à frente” — que, como o próprio Massa já dissera em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO no início dos testes, antes de andar pela primeira vez com o FW37, significa vencer.
 
Com os trabalhos correndo tranquilamente na pré-temporada, Massa está certo de que a preparação do time que terminou o Mundial de Construtores na terceira posição no ano passado foi boa o bastante. Agora é esperar até a classificação para o GP da Austrália para saber exatamente o quão forte cada um está no grid deste ano.
 
“Eu acho que estou pronto. Sem dúvida”, declarou Massa ao GP na última semana de testes da F1 em Barcelona.
Felipe Massa está satisfeito com o trabalho que a Williams fez na pré-temporada (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“Lógico, são poucos dias de testes. Se tem mais, é sempre melhor. Mas olhando para os dias que a gente teve e o que a gente fez, eu acho que sim, que a gente está em um bom caminho. O carro não apresentou nenhum problema, isso é importante. O trabalho que a gente vem fazendo foi um trabalho onde a gente evoluiu”, continuou o piloto de 33 anos.
 
Um fator que também animou Massa foi o fato de que o FW37 se comportou melhor do que no GP da Espanha do ano passado, no mesmo Circuito da Catalunha. Como essa não se tratou de uma pista muito favorável à Williams em 2014, a percepção é que realmente o carro melhorou em áreas que não era tão forte.
 
“Eu senti que o carro é um pouco mais fácil de guiar, mais estável comparando com o que a gente tinha. É mais estável na traseira, e isso acaba ajudando em pistas como esta. Mas eu senti também que a gente trabalhou em bastante coisa e melhorou o carro, que ficou mais rápido pelo trabalho que a gente fez”, afirmou.
 
Massa foi o dono do quarto melhor tempo da pré-temporada da F1 em Barcelona, 1min23s262, atrás apenas dos dois pilotos da Mercedes e do companheiro de Williams Valtteri Bottas. Com pneus macios, a diferença entre o líder Nico Rosberg e o brasileiro foi de 0s7.
 
“Eles têm um carro bom, competitivo. Agora, se a gente está mais perto ou não comparando com a última corrida, é difícil ter essa certeza. Comparando com as outras equipes, a que talvez evoluiu um pouco mais foi a Ferrari. A Red Bull fez bons tempos, mas acho que a simulação de corrida não é tão impressionante. Talvez a Ferrari tenha evoluído mais comparando com a última corrida. Essa é a minha opinião. É sempre difícil ter uma opinião certa e clara, mas é o que eu imagino”, comentou.
 
O GP acompanhará AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do fim de semana do GP da Austrália, a partir da noite da próxima quinta-feira.
 
Massa não possui um histórico favorável no Albert Park. O único pódio foi com o terceiro lugar conquistado em 2010. No ano passado, ele foi tirado da prova na largada pelo japonês Kamui Kobayashi, cujo carro ficou sem freios. O piloto foi o sétimo colocado no Mundial de Pilotos em 2014 com 134 pontos e três pódios, todos eles na reta final do campeonato: em Monza, em Interlagos e na Marina de Yas.
CADEIRA ELÉTRICA

A Sky Italia revelou que o espanhol disse a pessoas próximas que sentiu um choque segundos antes do acidente nos treinos coletivos em Barcelona. A TV italiana afirmou que Alonso disse a seu empresário e familiares que sentiu um "grande choque nas costas" quando estava a 215 km/h na curva 3 do circuito catalão naquele domingo, 22 de fevereiro. A informação sobre o choque havia sido ventilada no mesmo dia do ocorrido e foi veementemente refutada pela McLaren e seus membros.

COMO CADA UM CHEGA

A pré-temporada da F1 terminou. Foram 12 dias de pista em que as equipes se concentraram em diferentes programas para avaliar os carros com os quais vão disputar a temporada 2015. Agora, restam poucos dias para que tudo seja preparado na fábrica e despachado para Melbourne, na Austrália. O GRANDE PRÊMIO traz um análise equipe por equipe, com as escuderias ordenadas pela quilometragem percorrida, do trabalho realizado na pré-temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.