Da Costa passa Evans no fim do túnel e vence eP de Mônaco da Fórmula E
Mitch Evans parecia ter tudo sob controle, isso até António Félix da Costa mergulhar para uma ultrapassagem na saída do túnel de Mônaco. O português venceu pela primeira vez em 2021
O eP de Mônaco deste sábado (8) parecia destinado a ser de vitória de Mitch Evans. Afinal, o neozelandês, em questão de poucos segundos, ultrapassou Robin Frijns na reta principal e António Félix Da Costa na Massenet. Só que um safety-car no fim mudou tudo: Da Costa aplicou pressão intensa até, no giro final, conseguir a manobra necessária para vencer.
Evans ficou sem bateria nos metros finais e, assim, ficou exposto. Além de perder a vitória, viu o segundo lugar escapar, com Frijns passando também no apagar das luzes.
Relacionadas
Evans também quase perdeu o pódio para Jean-Éric Vergne, que cruzou a linha de chegada em quarto. Maximilian Günther foi quinto, com Oliver Rowland em sexto. Sam Bird foi sétimo, com Nick Cassidy em oitavo. André Lotterer e Alex Lynn fecharam a zona de pontos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
A vitória é a primeira de Da Costa em 2021. O português chega aos 46 pontos e, salvo punições pós-corrida, é o quarto no Campeonato de Pilotos. O novo líder é Frijns, com 62.
A corrida voltou a ser frustrante para os brasileiros. Lucas Di Grassi até flertou com os pontos, mas não foi além do 11° lugar, tendo largado em 17°. Sérgio Sette Câmara, largando em último após bater na classificação, foi 16°, tendo como prêmio de consolação superar o companheiro Nico Müller.
Saiba como foi o eP de Mônaco da Fórmula E
A largada correu bem para Da Costa, que não teve problema algum para manter Frijns atrás. O resto do top-5 seguiu igual: Evans, Vergne e Günther. Só que atrás…
Todo mundo ficou ousado demais no hairpin. Eram quase três carros lado e lado no trecho. Não tinha como dar certo: Wehrlein quase decolou ao tocar a traseira de Sims, além de quase trancar o caminho para todo mundo que vinha atrás. O britânico da Mahindra abandonou.
A corrida seguia em frente, sem necessidade de safety-car. Da Costa não conseguia abrir vantagem sobre Frijns. O resto da zona de pontos tinha Evans, Vergne, Günther, Rowland, Cassidy, Lynn, Rast e Buemi.
A pressão de Frijns surtiu efeito já na terceira volta. O holandês ultrapassou Da Costa na Sainte-Dévote. Ainda assim, abrir vantagem era pedir demais: Robin focou em controlar o ritmo e não gastar muita energia. Da Costa, por sua vez, também segurava a onda e ficava mais focado em não abrir caminho para Evans.
O modo ataque virou um fator nas primeiras posições na altura da oitava volta. Günther foi o primeiro do top-5 acionando a potência extra, mas perdendo posição para Rowland. O alemão sofreu para recuperar posição, comprometendo a corrida. Para sorte dele, Vergne tentou ultrapassagem afobada sobre Evans, levando os dois a perder posição.
Da Costa, enquanto isso, tirava carta da manga. O português acionou o modo ataque uma volta antes de Frijns e, com isso, virou líder. É que o holandês, quando fez o acionamento também, já tinha perdido muito tempo.
Frijns, por acionar o modo ataque depois, teria uma volta a mais com potência extra. Foi suficiente: o holandês voltou a ultrapassar Da Costa na reta principal, retomando controle do eP. Ainda assim, a distância entre os dois era na casa dos décimos.
Frijns e Da Costa não pensaram duas vezes antes de acionar novamente o modo ataque, apesar de a corrida estar apenas na metade. Robin segurou a liderança, enquanto António caiu para terceiro, atrás de Vergne. Companheiro de equipe, o francês não jogou duro, mas custou tempo ao português mesmo assim.

Da Costa, entretanto, conseguiu remar voltar a ter contato visual com Frijns. Atrás, Evans usava bem o modo ataque para se consolidar em terceiro. Günther, Vergne, Rowland, Cassidy, Rast, Bird e Lynn também estavam na zona de pontos com 18 minutos de prova restando.
A volta 18 reservou um momento importante da corrida: Da Costa usou o fanboost no túnel e ultrapassou Frijns na chicane. A corrida seguiu piorando para o holandês, que também perdeu posição para Evans, que usava seu último modo ataque. E os plot-twists seguiam: Evans, ainda embalado pela potência extra, fez ultrapassagem cirúrgica na aproximação da Massenet.
Volta 19, e safety-car. Restavam 14 minutos de corrida quando Rast tocou o guard-rail com mais força do que devia, abandonando. Levou algum tempo até o carro ser recuperado, deixando apenas 5 minutos de bandeira verde no fim da prova. Evans conseguiu controlar a relargada, sem dar muita margam para ataque de Da Costa.
Só que a bateria ainda era um fator, e Evans corria o risco de não terminar a corrida. O piloto da Jaguar teve de se arrastar na última volta e abriu caminho para uma ultrapassagem oportunista de Da Costa na saída do túnel. Vitória no colo do português, a primeira de 2021.
Fórmula E 2021, eP de Mônaco, Corrida:
| 1 | A.F. DA COSTA | DS Techeetah | 26 voltas |
| 2 | R FRIJNS | Virgin Audi | +2.848 |
| 3 | M EVANS | Jaguar | +2.872 |
| 4 | J.E. VERGNE | DS Techeetah | +3.120 |
| 5 | M GÜNTHER | BMW | +3.270 |
| 6 | O ROWLAND | Nissan | +3.865 |
| 7 | S BIRD | Jaguar | +4.150 |
| 8 | N CASSIDY | Virgin Audi | +4.752 |
| 9 | A LOTTERER | Porsche | +5.503 |
| 10 | A LYNN | Mahindra | +5.759 |
| 11 | L DI GRASSI | Audi | +6.225 |
| 12 | S BUEMI | Nissan | +6.567 |
| 13 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +7.097 |
| 14 | N NATO | Venturi Mercedes | +8.507 |
| 15 | T BLOMQVIST | NIO | +9.240 |
| 16 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +9.499 |
| 17 | J DENNIS | BMW | +9.822 |
| 18 | N MÜLLER | Dragon Penske | +11.450 |
| 19 | O TURVEY | NIO | +12.067 |
| 20 | N DE VRIES | Mercedes | Abandonou |
| 21 | S VANDOORNE | Mercedes | Abandonou |
| 22 | P WEHRLEIN | Porsche | Abandonou |
| 23 | R RAST | Audi | Abandonou |
| 24 | A SIMS | Mahindra | Abandonou |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!