Verstappen sobra e mostra força da Red Bull ao liderar TL3 do GP da França de F1
O terceiro e último treino livre para o GP da França de Fórmula 1 encerrou a preparação para a classificação. Assim, dá para dizer que Max Verstappen é quem chega favorito à briga pela pole
A Fórmula 1 encerrou a preparação para a classificação que, dentro de algumas horas, define o grid de largada para o GP da França. Na manhã deste sábado (23), o terceiro e último treino livre na pista de Paul Ricard e sob o calor de Le Castellet, Max Verstappen finalmente mostrou a velocidade da Red Bull e liderou.
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Durante boa parte dos 60 minutos de ação, a Ferrari esteve de pneus macios, mas longe de repetir o desempenho sobretudo do TL2 da sexta-feira. Estava distante dos próprios tempos ainda que as condições da pista estivessem bem parecida ao dia anterior. Max Verstappen liderava com pneus médios, o que criava certas dúvidas sobre as estratégias de cada equipe.
Nos dez minutos finais, contudo, o ritmo de classificação finalmente apareceu. A Ferrari chegou a aparentar que tinha tudo sob controle e tomar a ponta, mas durou só até Verstappen sair de pneus macios. Foi neste momento que anotou 1min32s272 enquanto Charles Leclerc reclamava do desgaste de pneus e mostrou a força na briga pela pole-position.
O punido Sainz, que vai largar do fim do grid, ficou na segunda colocação, mas 0s354 atrás. Charles Leclerc, que está sofrendo de sérios problemas com o desgaste de pneus, foi 0s637 mais lento e ficou no terceiro lugar. Lewis Hamilton se esgueirou para a frente de Sergio Pérez e foi quarto. George Russell, Fernando Alonso, Alexander Albon, Lando Norris e Yuki Tsunoda completaram o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da França. Logo mais, a classificação está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi o TL3:
Mais um dia de atividades de pista da Fórmula 1 em Paul Ricard, na região metropolitana de Marselha, e mais um dia de extremo calor. Com a temperatura circundando os 30°C, a pista passava dos 50°C e chegava aos 52°C para o terceiro e último treino livre antes da classificação.
Com permissão para sair à pista, Sergio Pérez foi o primeiro a acelerar no sábado. O mexicano teve uma sexta-feira complicada, com direito a rodada no TL1 e terminar somente na décima colocação no TL2. Junto dele, Kevin Magnussen e Lance Stroll num começo de treino de pista longe de ficar lotada.
A notícia que surgia na sequência era de punições. A Ferrari anunciara que trocaria um componente do motor de Carlos Sainz e, assim, faria o espanhol perder dez posições no grid de largada. Já que teria punição de qualquer jeito, decidiu trocar tudo e empurrar Sainz para o fim do grid. A Haas fez precisamente o mesmo com Kevin Magnussen.
Demorou mais de cinco minutos até que Pérez enfim desse a primeira volta cronometrada do dia. A Red Bull optava por começar o treino com pneus médios tanto com Pérez quanto com Max Verstappen, que viria à baila logo depois. A Mercedes chegaria em seguida e usaria os pneus macios.
Neste fim de semana, a gama de pneus é intermediária e corta os C1 e C5, respectivamente mais duros e mais macios do ano. Os macios desta semana são os C4, com os C3 como pneus médios e os C2 de pneus duros.
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Mesmo punido, Magnussen estava de pneus macios na pista e também era o primeiro a passar reto numa das curvas, a Le Beausset. Em seguida, a Ferrari também pintava de pneus macios quando Verstappen tinha a ponta com o tempo de 1min32s837. Lewis Hamilton passou 1s7 mais lento que o holandês e se espantou. “1s7? Caramba…”, falou. Na sexta-feira, o heptacampeão disse que a Mercedes regrediu na França em comparação com o que tinha no GP da Áustria de duas semanas atrás. O ritmo de Hamilton era praticamente idêntico ao de George Russell, o que mostrava ser mesmo rendimento real.
Apesar de ainda com pneus médios, Verstappen andava bastante forte e passava a 1min32s808. Sainz pulava para segundo, mas mesmo com os pneus macios ainda estava 0s4 atrás e longe até da própria volta do dia anterior.
Longe dos primeiros lugares, Charles Leclerc chama a atenção por uma escapada com direito a rodada na entrada da curva Bendor. Na ampla área de escape, não teve mais problemas, mas que rodou, rodou. Lance Stroll também se manifestou com problemas: disse que estava passando muito vento pela viseira do capacete.
Com 30 minutos de treino, Verstappen liderava e contava com Sainz, Pérez, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Magnussen, Lando Norris, Hamilton e Guanyu Zhou no top-10.
Hamilton melhorava e subia para a terceira colocação pouco após trava com gosto e desgastar o jogo de pneus anterior. Gasly ia para logo atrás e sobrava em relação ao companheiro Yuki Tsunoda. O japonês, normalmente alvo de reclamações, agora era quem reclamava. Após se aproximar de Nicholas Latifi no contorno de uma das curvas, reclamou que o canadense agira de maneira “tão perigosa” ao ficar mais lento. Tsunoda teve até de tirar o pé e sair do traçado.
Por falar em Latifi, agora com o carro atualizado da Williams, o piloto colocou pneus macios e subiu para a sexta colocação. Alexander Albon veio a reboque e se aproximou, mas ficou mesmo logo atrás. A Williams dava a sensação de estar renovada com as novidades trazidas para o carro, embora rendimento no TL3 seja sempre uma incógnita.
Após uma rápida bandeira amarela que a transmissão não mostrou exatamente do que se tratava, chegou o momento de realmente buscar voltas de classificação. A Red Bull tinha os dois carros no pit-lane quando a Ferrari mandou Sainz acelerar de verdade. O espanhol virou 1min32s626 e assumiu a dianteira.
Hora da Red Bull voltar para a pista de pneus macios, enquanto Leclerc lamentava que os pneus estavam desgastados já na segunda volta. Aí, Verstappen obliterou o tempo do rival espanhol. Com 1min32s272, tomou a ponta e mostrou que a velocidade está à disposição do carro rubro-taurino.
Ninguém mais se aproximaria de Verstappen, mas tinha mais a registrar de quem estava bem longe. A Aston Martin avisou que Sebastian Vettel ficou fora da segunda metade do treino por conta de danos sofridos no carro ainda no começo. De fato, o tetracampeão deu apenas 11 voltas – para efeito de comparação, Pérez foi o campeão de quilometragem da manhã, com 25 – e foi o último. Com 12 voltas e na penúltima colocação, esteve Mick Schumacher, que fez o caminho contrário: demorou cerca de 23 minutos até ir para a pista começar a participação dele enquanto a Haas fazia ajustes.
F1 2022, GP da França, Paul Ricard, TL3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:32.272 | 23 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:32.626 | +0.354 | 14 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:32.909 | +0.637 | 20 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.255 | +0.983 | 22 |
5 | S PÉREZ | Red Bull | 1:33.293 | +1.021 | 25 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:33.376 | +1.104 | 18 |
7 | F ALONSO | Alpine | 1:33.505 | +1.233 | 18 |
8 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:33.558 | +1.286 | 19 |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:33.669 | +1.397 | 16 |
10 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:33.751 | +1.479 | 19 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:33.788 | +1.516 | 17 |
12 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:33.841 | +1.569 | 16 |
13 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:33.869 | +1.597 | 18 |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.872 | +1.600 | 20 |
15 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:33.911 | +1.639 | 19 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:34.031 | +1.759 | 23 |
17 | E OCON | Alpine | 1:34.122 | +1.850 | 18 |
18 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:34.177 | +1.905 | 20 |
19 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:34.222 | +1.950 | 12 |
20 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:34.536 | +2.264 | 11 |