Piastri desmente Alpine e diz que não vai pilotar pela equipe na Fórmula 1 2023

Oscar Piastri desmentiu o comunicado da Alpine e afirmou que não vai pilotar pela equipe em 2023. Australiano citou que comunicado de imprensa foi divulgado sem aprovação

ALPINE ANUNCIA PIASTRI, QUE NEGA ACORDO: F1 VIVE ‘CASO PALOU’ COM McLAREN | Briefing

Horas após o anúncio da Alpine, o piloto Oscar Piastri veio a público desmentir a informação divulgada pelo time francês. Em publicação no Twitter, o australiano citou que a esquadra de Enstone publicou um comunicado de imprensa sem sua aprovação, que não assinou contrato e não vai pilotar pela equipe em 2023.

A Alpine anunciou, no início da tarde desta terça-feira (2), a promoção de Piastri ao posto de piloto titular da equipe na F1 em 2023. O australiano substituiria o espanhol bicampeão mundial Fernando Alonso, que vai se transferir para a Aston Martin na próxima temporada. A notícia era tida como esperada, já que Oscar é o atual reserva e o principal nome na Academia de Pilotos da equipe, com títulos da F3, em 2020, e da F2, em 2021.

Porém, informações da imprensa internacional circulavam dando a entender que o acordo não era tão fácil assim, já que Mark Webber, ex-piloto e empresário de Piastri, negociava com a McLaren. Vale lembrar que, no início de 2022, Oscar foi anunciado pelo time de Woking como reserva, em um acordo entre as duas equipes.

OSCAR PIASTRI; CAMPEÃO; CAMPEÃO FÓRMULA 2;
Oscar Piastri e seu troféu da F2: trajetória recompensada com vaga na Alpine (Foto: Fórmula 2)

Outro fator que já indicava que o anúncio da Alpine não era tão simples assim é a ausência de falas de Piastri no comunicado de imprensa divulgado. A notícia, inclusive, foi divulgada ao mundo no horário da madrugada na Austrália, o que contraria estratégias de alcance da novidade, especialmente para o público local.

O imbróglio de Piastri com a Alpine é semelhante ao de Álex Palou com a Ganassi. A equipe americana anunciou, em 15 de julho, que tinha exercido a opção para manter o atual campeão da Indy em 2023. Porém, horas depois, Palou desmentiu a informação e posteriormente foi anunciado pela McLaren. As duas partes já entraram na justiça americana com diferentes acusações.

Em nota divulgada para a emissora inglesa BBC, um representante da Alpine afirmou que “acreditam que estão legalmente corretos no comunicado, mas não tem mais nada a dizer” sobre o assunto.

LEIA MAIS
Alpine revela que soube da ida de Alonso para Aston Martin em 2023 pela imprensa

Piastri passou um ano sem competir neste 2022, exatamente por ter sido campeão na F2 do ano passado e, por ser afiliado à Alpine, que não tinha vaga para oferecer, teve de tirar um ano sabático, mas acompanha a equipe em grande parte das corridas do ano.

OSCAR PIASTRI; ALPINE; F1; FÓRMULA 1; LOSAIL; CATAR;
Oscar Piastri (Foto: Alpine)

O piloto de 21 anos se destaca como o grande nome de sua geração. Depois de uma safra muito forte de pilotos puxada por nomes como Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Lando Norris e George Russell, a entressafra era algo mais do que natural. Mas Piastri tratou de se destacar ali no meio.

Os feitos do australiano nas categorias de base são indiscutíveis e comparáveis aos dos mais importantes destaques que surgiram nos últimos tempos. É que Oscar simplesmente emendou três títulos importantes em três anos, algo raríssimo de acontecer.

Dono de carreira boa, mas não espetacular no kart, Piastri fez a transição para os monopostos no final de 2016, pela F4 dos Emirados Árabes, fechando o campeonato na sexta colocação. 2017 teve o vice-campeonato na F4 Britânica e a estreia pela segunda classe da F-Renault. Em 2018, um ano mais discreto na F-Renault, o último antes da sequência espetacular de títulos.

Na F-Renault 2019, o jovem australiano começou a mostrar seu valor e levou a R-Ace GP ao título, batendo nomes como Victor Martins e Caio Collet. Veio, então, o acordo com a Prema, que valeu para F2 e F3, com mais dois campeonatos conquistados entre 2020 e 2021, espantando o paddock da F1 pela naturalidade com a qual se adaptou às duas categorias.

Na F3, Piastri bateu adversários do calibre de Théo Pourchaire, Logan Sargeant, Frederik Vesti, Liam Lawson e Enzo Fittipaldi. Na F2, ficaram pelo caminho, totalmente dominados por Oscar, nomes como Robert Shwartzman, Guanyu Zhou, Jüri Vips, Pourchaire, Lawson e Christian Lundgaard.

Piastri não conseguiu o acesso imediato para a F1 em 2022 e passou o ano apenas como piloto de testes, também emprestado para a McLaren, desenvolvendo as mesmas funções. Agora, em 2023, a chance tão esperada, encarando dentro dos boxes Esteban Ocon, outro piloto que teve muito sucesso em categorias de base e que já está bem firmado no grid da F1, inclusive como um vencedor de corridas, no GP da Hungria de 2021.

PALOU SONHA COM FÓRMULA 1, MAS GANASSI NÃO ABRE MÃO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.