Toyota domina e leva 1-2 com vitória de Buemi/Hirakawa/Hartley no WEC em Fuji

A Toyota não teve problemas para liderar as 6 Horas de Fuji do início ao fim, contando com uma ordem de equipe para inverter os carros e determinar a vitória do trio #8

As duas Toyota exerceram o domínio que delas se esperava na penúltima etapa da temporada 2022 do WEC, as 6 Horas de Fuji, e quem se deu melhor foi o trio do carro #8: Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley deixaram os companheiros de equipe para trás e conquistaram a vitória em território japonês. Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria López, que pilotam o outro carro da equipe, completaram o 1-2.

A pole, na verdade, era do carro #7 — e Kobayashi até conseguiu manter a dianteira na largada, mas Buemi foi se aproximando cada vez mais e a Toyota tomou a decisão de trocar seus carros de posição com aproximadamente 1h40 de corrida. A partir daí, os líderes não foram mais incomodados até o fim e a equipe japonesa garantiu uma tranquila dobradinha.

Como o trio da Alpine, formado por Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e André Negrão, chegou apenas em terceiro lugar, a briga segue aberta para a última etapa do ano, nas 8 Horas do Bahrein — marcada para acontecer no dia 12 de novembro.

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O Toyota #8 recebe a bandeirada da vitória em Fuji (Foto: WEC)

Na classe LMP2, o trio formado por Robin Frijns, Sean Gelael e Dries Vanthoor, que substitui René Rast — ocupado com suas funções no DTM —, levou a melhor e conquistou sua segunda vitória da temporada ao subir do quarto lugar no grid de largada. Roberto González, António Félix da Costa e Will Stevens ficaram com a segunda posição, enquanto Oliver Rasmussen, Ed Jones e Jonathan Aberdein completaram o pódio.

Gelael assumiu a liderança da classe ainda na primeira volta, mesmo após largar em quarto, e a ausência de intervenções de safety-car não permitiu maiores aproximações dos rivais até o fim da corrida. Os carros da Jota até tentaram alcançar os rivais, mas não foi possível e a vitória ficou mesmo com o trio da WRT.

A LMGTE Pro teve vitória dos líderes da classe, com um 1-2 da Ferrari capitaneado pela dupla formada por Alessandro Pier Guidi e James Calado. A dupla conquistou o segundo triunfo de 2022, aumentando a vantagem na pontuação. A briga foi ferrenha entre os dois carros da equipe italiana e as Porsche, mas os dois AF Corse levaram a melhor com aproximadamente 1h de corrida e assumiram a dianteira.

A Ferrari liderou na classe GTE Pro (Foto: WEC)

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O outro carro do time de Maranello, compartilhado por Miguel Molina e Antonio Fuoco, até chegou a liderar a disputa na penúltima hora de corrida, mas Calado retomou a ponta com 50 minutos para o fim e liderou a dobradinha. Michael Christensen e Kévin Estre, que comandam o carro #92 da Porsche, completaram o pódio.

Por fim, na LMGTE Am, o Aston Martin #33 se recuperou do acidente em Monza para garantir a segunda vitória na temporada, aumentando a vantagem na liderança com uma estratégia perfeita executada por Ben Keating, Marco Sorensen e Henrique Chaves Jr.

Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy conquistaram o segundo lugar, o que representou o melhor resultado do trio na história do WEC, enquanto Tomonobu Fujii, Charlie Fagg e Satoshi Hoshino somaram os primeiros pontos da temporada 2022 com seu pódio inaugural na categoria.

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