Consultor da Red Bull admite “solução similar” à Mercedes e vê RB20 como “revolução”

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull na Fórmula 1, comentou sobre o sidepod diferente do RB20 e admitiu que a equipe adotou uma direção "similar" à Mercedes dos últimos anos. O austríaco não garantiu, porém, que a "pequena revolução" vai funcionar

A Red Bull levantou algumas comparações com os últimos carros da Mercedes na Fórmula 1 após o lançamento do RB20, que trouxe uma modificação clara na tampa do motor, com um design mais ‘bruto’, e um corte diferente nos sidepods — que lembrou o zeropod abandonado pela equipe alemã em 2023. Consultor-esportivo da equipe austríaca, Helmut Marko ainda não está convencido de que as soluções vão funcionar na prática.

O austríaco lembrou que a Mercedes costumava receber dados positivos de seu próprio conceito, mas nunca conseguiu fazê-lo funcionar corretamente na pista desde seu surgimento, em 2022. Marko admitiu que a direção do desenvolvimento foi parecida e ressaltou que os testes de pré-temporada serão importantes para que a Red Bull descubra se acertou no conceito.

“Eles também ficaram convencidos pelos dados com seu conceito zeropod, mas não funcionou na prática”, disse Marko à emissora austríaca Servus TV. “Veremos agora, nos testes, se conseguiremos implementar essa solução com sucesso. Uma solução similar, eu diria”, explicou.

Adrian Newey sempre preferiu carros sem radiadores. Mas, obviamente, o pessoal dos motores não consegue fazer isso. É algo lógico”, apontou. “Não fizemos algo extremo como eles [Mercedes], mas fomos em uma direção similar em termos de ideias”, analisou.

Com o RB20, a Red Bull tenta manter a dinastia da Fórmula 1 em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois de vencer 21 de 22 corridas na temporada de 2023, a Red Bull surpreendeu ao lançar um carro bastante diferente para 2024. Marko garantiu que as primeiras simulações do BR20 foram positivas e tratou o novo monoposto como uma “pequena revolução” em relação ao ano passado.

“É mais do que uma evolução, é uma pequena revolução”, destacou. “É a base do que será usado em 2024. Em termos de simulação no túnel de vento, tudo funcionou muito bem”, finalizou o consultor da Red Bull.

GRANDE PRÊMIO acompanha a pré-temporada completa da F1 2024, de quarta (21) a sexta-feira, com direito a Briefing após cada um dos dias de atividades, analisando tudo que rolou na pista.

O campeonato está previsto para começar oficialmente no dia 2 de março, também em Sakhir, com a 20ª edição do GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.