Red Bull apresenta RB20 para manter dinastia de títulos na Fórmula 1 2024

Campeã com imensa vantagem em cima das rivais, a Red Bull vai em busca de manter a dinastia com o RB20. A equipe austríaca fechou a temporada de lançamentos da F1 2024

A temporada de apresentações de carros da F1 2024 chegou ao final nesta quinta-feira (15), com o lançamento do RB20, bólido com o qual a Red Bull tenta manter o controle absoluto do pelotão da categoria.

O RB20 é um projeto de continuidade dos antecessores, como Adrian Newey, brilhante projetista do time, já havia adiantado. A verdade é que, desde que acertou em cheio no RB18, a Red Bull vem administrando o jogo.

O lançamento começou com uma celebração à história da Red Bull no esporte, mostrando uma série de carros antigos e momentos memoráveis da equipe em diversas modalidades. Com direito a drift no estacionamento, o RB1 passou por dentro da fábrica em contraponto a uma BMX.

As imagens mostraram várias figuras históricas e importantes para os 20 anos da Red Bull na Fórmula 1, como Christian Horner, Helmut Marko, Adrian Newey, David Coulthard, Sebastian Vettel, Mark Webber e Daniel Ricciardo. O vídeo não passou apenas por momentos felizes, mas também pela época sem títulos, quando a Mercedes dominava a F1.

RB20, o carro com o qual Max Verstappen vai buscar o tetra da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Em seguida, o destaque foi para a dupla atual, com a vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi de 2021 e a dominância do neerlandês na categoria desde então. Sergio Pérez também recebeu atenção, com foco para sua vitória no GP de Mônaco de 2022.

A apresentação do carro começou com Horner e Coulthard conversando com a apresentadora do evento com vários modelos antigos no fundo, e o chefe da equipe destacou a jornada de altos e baixos que passou nos taurinos desde sua entrada na Fórmula 1, em 2005. O escocês também abordou a importância que a Red Bull teve em sua carreira e o feito de entrar na categoria para disputar com marcas lendárias no esporte.

Vários membros da equipe deram depoimentos em imagens pré-gravadas, como os estrategistas Will Courteney e Hannah Schmitz, o diretor-técnico Pierre Waché e o chefe de engenharia Paul Monaghan.

O carro trouxe muitos detalhes diferentes de seu antecessor, o RB19. O bico foi afinado e traz uma curva maior próxima ao número, enquanto a ‘depressão’ no sidepod foi retirada. Em compensação, algumas ‘dobras’ foram adicionadas na traseira e a linha de saída do halo foi modificada. A entrada de ar mudou — foi bem escondida —, e parte da tampa do motor foi alargada, dando um visual bastante diferente de 2023 na traseira. A asa dianteira também é consideravelmente maior.

A Red Bull tenta manter o domínio da F1 com o RB20 (Foto: Red Bull Content Pool)

A pintura clássica foi mantida, com as cores da Red Bull e bem menos fibra de carbono do que as concorrentes. Na hora de mostrar o carro, as presenças se limitaram a Horner, Verstappen e Pérez, e os últimos instantes do lançamento mostraram alguns momentos de Coulthard andando com o RB1 em Silverstone.

Horner disse que o carro de 2024 representa uma evolução em relação ao ano anterior, mas destacou as mudanças que foram feitas no design e que deixaram o visual bastante diferente. Além disso, o chefe ressaltou os vários recordes obtidos pela Red Bull em 2023, ano do tricampeonato de Verstappen.

“Certamente não é minha tarefa, mas o carro de 2023 foi um upgrade do carro de 2022. Em termos operacionais, Max foi insano na forma que pilotou no ano passado. Então alcançar todos aqueles recordes, 22 vitórias, 19 para Max, terminar em primeiro e segundo no Mundial de Pilotos, algo que nunca tínhamos feito antes, 15 vitórias em seguida, quebrando o recorde da McLaren de 1988. Como eles disseram, é por conta das pessoas, e você precisa de todos em todos os departamentos para alcançar esse resultados. Foi um ano mágico”, disse Horner.

Verstappen recebeu destaque da Red Bull nas fotos pós-lançamento (Foto: Red Bull Content Pool)

“Você pode ver que é uma evolução do carro do ano passado. Em nossa 20ª versão, o pessoal não foi conservador, e é possível ver que eles foram bem agressivos em alguns aspectos. Você pode perceber que todos os homens e mulheres nos bastidores trabalham muito, e alguns dos detalhes do carro são absolutamente impressionantes”, elogiou.

“Você nunca pode ficar parado neste negócio e, claro, nossos adversários estão motivados para nos derrotar. Então pegamos todas as lições do RB19 e procuramos aplicá-las no RB20 e acho que a equipe fez um trabalho incrível no que parece ser uma evolução agressiva daquele que foi o carro de maior sucesso de todos os tempos”, afirmou.

Verstappen também comentou sobre o novo carro e admitiu empolgação com o visual — mas admitiu que só será possível conhecer seu real potencial na pista. O neerlandês vai em busca de seu quarto título mundial seguido, depois da temporada mais dominante que um piloto já fez na Fórmula 1.

“Acho que o tempo vai dizer. Mas, sim, estou empolgado. É sempre muito legal ver um carro novo ganhar vida e como foi construído por todas as pessoas ao redor quando você faz a prova do assento. Para mim, no momento é mais sobre esperar o Bahrein, testar e ficar confortável com o carro, entender o que precisa e trabalhar a partir daí. É uma temporada muito longa e só vamos tentar começar da melhor forma que pudermos, tentando realmente entender o carro e vamos ver onde terminamos”, disse.

Pérez demonstrou animação para a temporada com o RB20 (Foto: Red Bull Content Pool)

Pérez elogiou o visual do carro e seguiu na linha de Verstappen, dizendo que os testes do Bahrein trarão o primeiro gosto do que o monoposto realmente pode fazer. Porém, observando o conceito adotado pelo RB20, o mexicano demonstrou animação de que 2024 pode ser mais um ano de muito sucesso para a equipe.

“Estou muito feliz em ver que toda a equipe desenvolveu um conceito incrível. Acho que agora só queremos entrar na pista nos testes do Bahrein e descobriremos onde estamos nas primeiras corridas. Mas acredito que demos bons passos na direção certa, por isso deve ser mais uma grande temporada para a equipe”, pontuou.

Assim como todo o restante do grid, a Red Bull manteve a dupla de pilotos para 2024. Max Verstappen é, indiscutivelmente, o comandante do time, em busca do tetracampeonato consecutivo, depois de um 2023 em que sozinho daria o título de Construtores para os austríacos.

Ao lado do neerlandês, Sergio Pérez ganha mais uma oportunidade de se provar, após viver um ano duríssimo de apenas duas vitórias. Verstappen, enquanto isso, teve 19. A Red Bull, assim, levou 21 das 22 etapas de 2023, perdendo apenas o GP de Singapura para Carlos Sainz.

Verstappen fez parte das imagens da Red Bull no lançamento do RB20 (Foto: Red Bull Content Pool)

Antes mesmo de ser lançado para o mundo, o RB20 já causava imensa dor de cabeça nos adversários. Aliás, seus antecessores foram incansavelmente copiados por times rivais, mas quase toda apresentação foi acompanhada de um “a Red Bull dificilmente perderá o domínio em 2024”.

Apesar do papo de que “só saberemos a real performance nas pistas”, o RB20 promete ser basicamente o que o RB19 foi. Newey fala em “terceira evolução” do projeto campeão de 2022, mas é basicamente uma correção de pequenos problemas do carro de 2023. O foco está em 2025 e na mudança do regulamento para 2026.

“O RB20 é um carro que tem, pelo menos, seis meses e já estamos começando a direcionar nossa atenção para o RB21, mesmo que a temporada ainda não tenha começado”, disse Ben Waterhouse, chefe da divisão de engenharia de performance da Red Bull.

A Red Bull fez inacreditáveis 860 pontos em 2023, enquanto Mercedes e Ferrari não chegaram nem a 410. Verstappen, sozinho, anotou 575.

Fórmula 1 retorna às pistas na semana que vem, de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.